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PublicouCarolina Brandt Gesser Alterado mais de 8 anos atrás
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Teorias do Jornalismo
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Itens do trabalho jornalístico Pontos fixos de observação Divisão do trabalho no interior do jornal Hierarquia profissional Modalidade de acesso Carreira Divisão do espaço
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O sentido do trabalho jornalístico 4 proposições: 1. fatos relevantes para a mídia – fatos excepcionais (anormalidade) – “notícias- ruptura” 2. fatos-notícia – criados para serem notícia (não são necessariamente anormais!)
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3. fontes – nem todos os sujeitos sociais são competentes como fontes (geradores dos fatos-ruptura e fatos- notícia) 4. sistema político – atenção privilegiada por parte da mídia (classe política, considerada responsável pela continuidade e manutenção da ordem)
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Modelo da informação liberal Discricionariedade – atividade livre de condicionamentos Relativamente reduzida – quanto mais difundido o profissionalismo, mais reduzido o campo da “discriocinariedade”
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Redução da “discricionariedade” Discursos jornalísticos semelhantes – normas de produção dos discursos jornalísticos estão acima das diferenças ideológicas dos veículos. “A determinação do acontecimento, as fontes, o trabalho jornalístico em si são elementos de um processo de produção institucionalizado.” (p. 178) Trabalho jornalístico – desenvolvido de acordo com pautas pré-estabelecidas.
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Rotinas da informação Práticas produtivas – uma série de condicionantes que caracterizam o trabalho jornalístico como um comportamento cheio de regras.
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“o processamento da notícia torna-se rotina de acordo com a maneira em como se pensa que são desenvolvidos os acontecimentos nas instituições legitimadas (...) permite aos chefes de seção planejarem quais são os correspondentes que ficarão à disposição cada dia, para cobrir as notícias de última hora.” (TUCHMAN, 1983:64)
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ROTINAS: Permitem predizer as notícias de sequência; Permitem enfrentar uma notícia de última hora
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Tipificação das notícias (Tuchman) Tipificação – classificação em características relevantes básicas para solucionar atividades práticas. NOTÍCIA LEVE – relato de interesse humano que não perde atualidade. NOTÍCIA DURA – relato que pode perder a validade. NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA – tipo de notícia dura com característica de ser imprevista.
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NOTÍCIA DE SEQUÊNCIA – uma série de relatos sobre o mesmo tema, baseados em acontecimentos ocorridos durante um período.
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Posições opostas às “rotinas” Tunstall, Galtung e Ruge Respeitar os acontecimentos – as notícias devem ser construídas a partir dos acontecimentos. Organização jornalística – burocracia da não-rotina.
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“Essas características que indicam as probabilidades que um acontecimento possui de se transformar em notícia garantem que a informação não poderá jamais se transformar em produto industrial padronizado: o tipo de trabalho desenvolvido pelos jornalistas é de ‘não-rotina’ (...)” (TUNSTALL, 1980:91)
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“dominar o acontecimento” Mídia – construção social da realidade – as rotinas da informação desempenham papel fundamental. Trabalho de produção da informação – inserido no contexto de sua produção e apresentação; baseado na estrutura política, reproduzindo-a e reproduzindo a organização do trabalho informativo.
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Fases do trabalho informativo Tarefa organizada, realizada em uma instituição que tem suas próprias normas de produção. a) seleção e preparação de redes e canais para acesso direto aos acontecimentos; b) controle de relevância dos acontecimentos c) controle dos valores verdade das enunciações escolhidas dos acontecimentos
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d) hierarquização – distribuição de espaço, de tempo, de competência comunicativa dos acontecimentos escolhidos acontecimentos disputam com outros acontecimentos. e) preparação das comunicações finais sobre acontecimentos selecionados contextualização (relação com outros acontecimentos; explicações/interpretações; discussão dos valores verdade; valorização
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Produção das notícias Planejamento (acontecimentos previsíveis, fixados a longo prazo; prever recursos – a curto prazo : cobertura diária) Recopilação – material conseguido por repórteres e correspondentes Seleção – material (por correspondentes, repórteres; agências de notícias) – crivo de seleção
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Produção – não é só um mecanismo que age através de condicionamentos internos – relações entre as fontes, a mídia e o público. Obs. Valorização e geração de notícias: relação entre audiência, acessibilidade e a conveniência. Obs. “conveniência” – se a informação está de acordo com as rotinas de produção de mídia.
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Vários tipos de conveniência Política e ideológica – linha editorial Fatores da técnica da comunicação – cada meio de comunicação tem suas características tecnológicas que interferem na produção da notícia.
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2 principais rotinas de produção Seleção e hierarquização – escolher e atribuir graus de relevância. Três graus de seleção: 1º grau – “direito de acesso” (direito de entrar no circuito) 2º grau – “hierarquização” (concessão de maior ou menor importância aos acontecimentos) 3º grau – “tematização” (seleção posterior: grandes temas; concentrar a atenção do público)
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Seleção d 1º grau - critérios Critérios de seleção – de acordo com os meio de comunicação. A)princípio de autoridade – quanto mais alto o nível da autoridade de onde provém a informação, mais divulgadas serão suas mensagens.(autoridade do ponto de vista político, econômico, cultural, científico...)
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B) princípio do papel social – o valor da informação depende da origem social do indivíduo e do papel que ele desempenha na sociedade
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Tematização Tematização como efeito – construção do panorama temático (agenda setting) Tematização – produção seleção de um tema e sua colocação no centro do interesse público. Função social da mídia: transmissão dos assuntos e torná-los compreensíveis, definindo-os; a opinião pública é o local de produção dos efeitos publicamente relevantes.
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