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PublicouArthur Aires Jardim Alterado mais de 8 anos atrás
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A Internet e a Nova-Estrutura da Tecnologia da Informação
O que é a nova infra-estrutura de tecnologia de informação (TI) para empresas? Por que a conectividade é tão importante nessa infra-estrutura? Como a Internet funciona? Quais são seus principais recursos? Como as organizações podem se beneficiar da Internet?
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Redes Empresariais e Redes Integradas
Organização dos recursos de hardware, software, redes e dados da empresa Cria uma rede de âmbito empresarial que conecta muitas redes menores Redes integradas (internetworking) Conecta redes separadas em uma rede interconectada
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Intranet É um sistema de informação implementado em uma rede local, que utiliza a mesma tecnologia disponível para a Internet (FTP, , WWW, etc); Disponibilização e a visualização de documentos multimídia; Servidor exclusivo; Acesso controlado por senhas;
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Intranet Infra-estrutura geralmente é uma rede de microcomputadores interna na empresa, interligados entre si por algum padrão de redes; “Internet particular”.
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Extranet Quando a intranet extrapola os limites geográficos da organização, e se estende a distâncias maiores (interligando filiais geograficamente distantes), ela passa a ser denominada de extranet; Algumas intranets e extranets operam apoiadas na própria Internet.
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Extranet É um processo inverso da Intranet: garante a comunicação entre a empresa e o público externo, como revendedores, distribuidores, acionistas, franquias, fornecedores e terceirizados; Oferece acesso restrito
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Extranet - Benefícios Acompanhamento de processos, produtos e projetos elaborados; Processamento de encomendas; Acesso ás promoções; Colaboração com sugestões e críticas; Interação com todos os departamentos da empresa; Aplicações business-to-business. Fonte:
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Modelo de Extranet
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O que você pode fazer na Internet
Comunicar e colaborar Acessar informações Participar de discussões Fornecer informações Divertir-se Realizar transações de negócios
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As Bases da Internet Conectividade: a base de conexão dos computadores ligados através de uma rede, e que podem transferir qualquer tipo de informação digital entre si; Heterogêneo: diferentes tipos de computadores e sistemas operacionais podem ser conectados de forma transparente; Navegação: é possível passar de um documento a outro através de referências ou vínculos de hipertexto, que facilitam o acesso não linear aos documentos; Execução distribuída: determinadas tarefas de acesso ou manipulação na intranet só podem ocorrer graças à execução de programas aplicativos, que podem estar no servidor, ou nos microcomputadores que acessam a rede; Os programas são ativados através da WWW, permitindo grande flexibilidade.
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Características da Internet
Investimento inicial para montar uma Internet é relativamente baixo; Razoável custo de manutenção e expansão; Maior atualidade da informação disponível; Maior variedade de formatos e tipos de informação; Uso eficiente dos recursos de informática da organização; Uso de arquiteturas abertas. Fonte:
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Ferramentas da Internet
Ter uma rede local com qualquer sistema operacional básico, como Windows NT, UNIX ou Novell; Possibilitar o protocolo TCP/IP; Servidor fornecendo serviços básicos: Correio eletrônico ( ) Grupos de distribuição Transferência de arquivos (FTP) Navegação Pesquisa Hipertexto, hipermídia
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Serviços Básicos da Internet
Correio Eletrônico Dicionário de "Carinhas“; Listas de Discussão; Netnews (USENET) - serviço de difusão e intercâmbio de mensagens trocadas entre usuários da rede sobre assuntos específicos. Execução Remota (Telnet – Terminal Emulation for Network) serviço que permite ao usuário conectar- se a um computador remoto interligado à rede. Transferência de Arquivos (FTP – File Transfer Protocol) serviço básico de transferência de arquivos na rede. Internet Relay Chat (IRC) serviço que permite realização de conversações ao vivo (áudio e videoconferência) WWW (World Wide Web ou simplesmente Web) serviço baseado em hipertextos que permite ao usuário buscar e recuperar informações distribuídas por diversos computadores da rede. Fonte:
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Word Wide Web Gestão T.I. – ALFA Vivian Borim
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Benefícios organizacionais das tecnologias de Internet e Web
Conectividade e alcance global Custos de comunicação reduzidos Custos de transação mais baixos Custos de agência reduzidos Interatividade, flexibilidade e customização Distribuição acelerada de conhecimento
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O desafio de gerenciar a nova infra-estrutura de tecnologia de informação
Perda de controle da administração Desafios de conectividade e integração de aplicações Requisitos de mudança organizacional Custos ocultos da computação empresarial integrada Escala, confiabilidade, segurança
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Questões e Decisões de Administração
Gestão da mudança Educação e treinamento Disciplinas de gerenciamento de dados Planejamento de conectividade e de integração de aplicações
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Comércio Eletrônico A economia na Internet
Comércio eletrônico e o Ambiente Empresarial
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Tecnologia de Internet e a empresa digital
Infra-estrutura de tecnologia da informação: Provê um conjunto de tecnologias universal e fácil de usar e padrões tecnológicos que podem ser adotados por todas as organizações Comunicação direta entre parceiros de negócios: Desintermediação remove camadas intermediárias e tornando os processos mais eficientes
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Tecnologia de Internet e a empresa digital
Serviço contínuo: Sites Web disponíveis aos consumidores 24 horas por dia Canais de distribuição expandidos: Lojas criadas para atrair clientes que caso contrário não escolheriam a empresa Custos de transação reduzidos: Custos menores para buscar compradores, vendedores etc.
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Como a Internet Reduz custos de Transação
Tradicional (em dólares) Internet Verificar Saldo de Conta Bancária 1,08 0,13 Responder a uma pergunta do Cliente 10 a 20 0,10 a 0,20 Negociar Cem Ações 100 9,95 Atualizar o registro de um funcionário 128 2,32 Processar um Pedido 15 0,80 Enviar o folder de Propaganda 0,75-10,00 0-0,25 Pagar uma conta 2,22-3,32 0,65-1,10
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Comércio Eletrônico Público e Privado
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Aplicações típicas de Intranet
Marketing direcionado pela tecnologia Base de dados de marketing Marketing direto Prospecção de clientes Novos modelos de interação com clientes Logística e gerenciamento da cadeia de suprimento Planejamento e controle de produção Gerenciamento de materiais Distribuição de produtos Finanças e contabilidade Contabilidade interna e externa Gerenciamento de caixa Tesouraria
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Aplicações típicas de Intranet
Recursos humanos Gerenciamento de dados de pessoal Contabilização da folha de pagamento Gerenciamento e planejamento de benefícios Suporte para decisão / gerenciamento de fluxo de trabalho Movimentação Armazenamento e recuperação de documentos
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Aplicações típicas de Intranet
Vantagens Fácil publicação de informações; Custo; Facilidade de uso; Baixa manutenção; Escala; e Fácil distribuição de aplicativos (software). Desvantagens As aplicações colaborativas para intranets não são tão poderosas como as oferecidas por grupo de redes tradicional; Menor integração com o pontos de ida e volta.
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Serviços on-line x Internet
estão voltados para o consumo; Proprietário voltado para indivíduos/consumidores; Sistemas fechados com redes próprias de servidores Serviços bancários através de SI específico (cobrança, aplicações em fundos, etc) Internet está relacionada com ambiente educacional e comercial Os serviços on-line estão dando lugar a um modelo mais aberto, através da internet.
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MODELOS DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Gestão T.I. – ALFA Vivian Borim
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Os novos modelos de negócio na internet
Loja Virtual; Infomediário; Brokers ou Intermediários de negócio; Capacitadoras de e-business; Provedores de infra-estrutura ou e-marketplaces.
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Loja Virtual Vendas pela internet para seus clientes, oferecendo produtos, serviços e informações, tanto no mercado B2B quanto no B2C; Atrair público para a sua loja; Criar oferta atraente e exclusiva, de modo a gear a compra por parte do cliente; Coordenar rede de parceiros que alavancaram negócios e colaboram na criação de relacionamento com os clientes; Gerenciar múltiplos relacionamentos, assim como formá-los e dissolvê-los rapidamente; Possuir uma infra-estrutura flexível, robusta e planejamento para crescer em pouco tempo; Inovar continuamente produtos e serviços;
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Infomediário São empresas que atuam como intermediárias na distribuição e na venda de conteúdo, também conhecido como agregadores de conteúdo, gateways ou portais. Sites de grande táfego e que funcionam como porta de entrada na internet, atraindo bastante público pela oferta gratuita de conteúdo e outros serviços. Parceiros de lojas virtuais, indicam clientes para elas e recebem um pagamento por cada usuário indicado, ou comissões sobre as intermediações e as vendas realizadas pelos usuários.
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Brokers ou intermediários de negócio
Facilitam as transações de negócio aproximando compradores e vendedores. Os brokers não tem a posse de produtos, dependendo de parcerias para fechar negócios.
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Tipos de Brokers - Intermediários de compra: e a PackageNet.com, que oferecem serviços para grupos de compradores, reduzindo os custos e aumentando a eficiência dos processos de procura e transação.
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Tipos de Brokers - Intermediários de venda: como a Autobytel.com, que presta serviços para grupos de vendedores. Intermediários de Transação: como a Travelocity, que presta serviço para compradores e vendedores simultaneamente, Leilões Virtuais – Ebay, Arremate.com.br.
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Tipos de Brokers - COINS – Comunidades de interesse: como a empresa VerticalNet.com que presta serviço para compradores e vendedores de uma área particular de interesse e negócios; : 13 mil fornecedoras de suprimentos para hospitais e médicos e 70 mil compradores de organizações de saúde.
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Avalista de Confiança São empresas que viabilizam uma atitude de confiança entre vendedores e compradores, oferecendo um ambiente seguro e “auditável”. Dois tipos: Avalistas de pagamentos Avalistas de confiança
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Avalistas de Pagamento
É a empresa que garante transações de pagamento seguras, reduzindo o risco de fraude tanto para compradores quanto para vendedores. Ex: Verifone, Verisign,Paypal Visanet, os pagamentos com cartão de crédito são garantidos pela Visa.
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Avalistas de Confiança
TradeSafe/AmbironTrustWave, é uma organização que oferece um ambiente autenticado e de confiança, no qual os compradores e vendedores podem realizar transações seguras.
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Capacitadores de e-business
São organizações que criam e mantêm uma infra-estrutura no qual provedores de produtos e serviços podem realizar negócios, de modo confiável na internet. Oferecem tecnologia para e-commerce e serviços como suporte técnico, manutenção de software e hardware, gerenciamento de centros de processamento, redes corporativas e call centers, serviços de gerenciamento de logística. Ex: Federal Express, AuctionServices –
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Provedores de infra-estrutura ou e-marketplaces
Agregam comunidades de interesse em torno de uma infra-estrutura comum por meio da internet, disponibilizando serviços que viabilizam as transações entre compradores e vendedores. Exemplo: mais de revendas de automóveis ,250 brokers, fornecedores de crédito, 30 bancos comerciais, 500 administradoras de frotas e 250 contas de leasing.
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Provedores de infra-estrutura ou e-marketplaces
No Brasil: – Mercado Eletrônico Receitas de R$ 25 bilhões, com 38 mil fornecedores e cerca de 28 mil transações diárias com cotações e pedidos de compras. – Iniciativa da Embraer
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Categorias de comércio eletrônico
Empresa-consumidor (business-to-customer - B2C): Varejo de produtos e serviços diretamente a consumidores individuais Empresa-empresa (business-to-business - B2B): Venda de bens e serviços entre empresas Cliente-cliente (consumer-to-consumer - C2C): Pessoas usam a Web para vendas ou trocas particulares
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