A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como desvendar um crime: atuação das ciências forenses

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como desvendar um crime: atuação das ciências forenses"— Transcrição da apresentação:

1 Como desvendar um crime: atuação das ciências forenses
Química Forense Como desvendar um crime: atuação das ciências forenses Prof. Tathiana

2 O que é química forense? Ramo da química relacionada à investigação especializada para atender aspectos de interesse, tal como as áreas de criminalística e medicina forense.

3 Como a atividade da Química Forense envolve a realização de diversas análises químicas, alguns autores a definem como Química Analítica Aplicada. Figura

4 Meta: apoio científico para a investigação de danos, mortes e crimes inexplicados.
Princípios básicos: fato irrefutável de que todo e qualquer tipo de contato deixa rastro. Se uma colisão seguida de fuga ocorresse, haveria transferência de pintura; se um assaltante quebrasse uma janela de vidro, seriam achados estilhaços de vidro em sua roupa; o disparo de uma arma deixaria resíduos de pólvora nas mãos do usuário.

5 Os químicos forenses primeiramente encontram as pistas
Os químicos forenses primeiramente encontram as pistas. Essas pistas são então analisadas e seu significado é determinado. Exemplo: Em um caso de um acidente envolvendo atropelamento e fuga, traços de pintura automobilística nas calças da vítima foram detectados como sendo de pintura metálica prateada. Dos pedaços de vidro encontrados na vítima foi determinado que a janela traseira do carro tinha sido estilhaçada no impacto. Desta maneira, com tais evidências, foi possível localizar o carro rapidamente.

6 Contribuições recentes:
Perfilamento do DNA. Identifica o indivíduo através do código genético de qualquer pedaço de tecido.

7 Exame residuográfico de disparo de armas de fogo.
Quais são as técnicas e métodos de química utilizados para desvendar um crime? Exame residuográfico de disparo de armas de fogo. Exame de sangue. Exame químico metalográfico: impressões digitais. Bafômetro e outros testes para qualificação de alcool. Drogas de abuso: análise de fluidos corporais e fio de cabelo. Analise de resíduos de incêndio, explosivos, perfumes, documentos, obras de arte e outros.

8 Tiro: como identificar?
Teste de gatilho Teste de funcionamento Teste de disparo acidental Teste de padrão de tiro Teste com silenciadores Exames de resíduos Restauração do número de série Análise de trajetória

9 Impressões digitais: como identificar?
Impressões digitais são únicas. Mesmo gêmeos idênticos que possuem mesmo DNA, possuem impressões digitais diferentes. Alguns pontos em comum podem identificar um indivíduo, com absoluta certeza. Tipo de superfície: lisa, porosa, semi-porosa, tipo de cor e outros fatores.

10 Impressões digitais: como identificar?

11 Impressões digitais: como identificar?

12 Impressões digitais: como identificar?
Impressões digitais são formadas por diferentes espécies químicas originais de secreções naturais, sangue e contaminantes. Glândulas sudoríparas liberam substâncias orgânicas e inorgânicas. Glândulas sebáceas secretam substâncias orgânicas. Contaminantes resultam do contato dos dedos com o ambiente. O método de detecção se baseia em reações químicas entre uma substância identificadora com espécies presentes nas digitais.

13 Impressões labiais: como identificar?
Padrões únicos, semelhantes aos das digitais. Diferentes batons possuem diferentes composições. Lisocromas podem ser utilizados (compostos que são capazes de tingir ácidos carboxílicos – lipídeos). A molécula tem uma porção que dissolve em contato com a gordura e outra que é responsável pela cor.

14 Análise de fios de cabelo.
Drogas de abuso. Análise de fios de cabelo. Drogas como a morfina são capazes de alterar a coloração e a curvatura do fio de cabelo. A intensidade do efeito é proporcional à concentração da droga no sangue. Testes como bafômetro, urina, sangue e suor. Testes antidoping esportivos – atletas.

15 LUMINOL Misturam o pó de luminol com um líquido contendo peróxido de hidrogênio (H2O2), um hidróxido (OH-) e outros produtos químicos e despejam o liquido em um borrifador. O peróxido de hidrogênio e o luminol são os principais agentes da reação química, mas para que produzam um brilho forte, precisam de um catalisador para acelerar o processo. A mistura detecta a presença desse catalisador, no caso o ferro contido na hemoglobina.

16 Oxidação do luminol por H2O2 em meio alcalino
Sensível de 1 para de sangue


Carregar ppt "Como desvendar um crime: atuação das ciências forenses"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google