A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES. Segundo a Teoria de Arrhenius, os ácidos são as substâncias que liberam íons H+ em solução aquosa. Um ácido forte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES. Segundo a Teoria de Arrhenius, os ácidos são as substâncias que liberam íons H+ em solução aquosa. Um ácido forte."— Transcrição da apresentação:

1 ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES

2 Segundo a Teoria de Arrhenius, os ácidos são as substâncias que liberam íons H+ em solução aquosa. Um ácido forte seria aquele que mais liberasse estes íons. Observe a ionização e dissociação do ácido clorídrico em água:

3 As duas setas que indicam os sentidos das reações (já que toda reação é, mesmo que irrisoriamente, reversível) foram propositalmente postas em dimensões diferentes para mostrar que a dissociação dos íons ocorre com maior frequência do que a formação de HCl molecular. Assim, se considerarmos a dissociação completa, não haverá mais HCl em solução, mas os íons H+ e Cl-.

4 Assim, ácidos cuja reversibilidade de dissociação é muito baixa (dissociação próxima de 100%), são classificados como fortes. Logo, para cada 1mol de ácido forte monoprótico (com 1 átomo de hidrogênio em cada molécula) em solução, tendem a se formar 1 mol de íons de hidrogênio e 1 mol de ânions (para o ácido clorídrico, Cl-).

5 O grau de ionização de um ácido (α) determina a quantidade de cátions e ânions que serão produzidos a partir de determinada quantidade de ácido molecular. Assim, quanto mais íons forem produzidos mais próximo α estará de 1.

6 Ácido Hidroiodico - HI (pKa = −9.3) Ácido Hidrobromico - HBr (pKa = −8.7) Acido perclórico - HClO4 (pKa ≈ −8) Ácido clorídrico - HCl (pKa = −6.3) Ácido sulfúrico - H2SO4 (apenas a primeira dissociação, pKa1 ≈ −3) Ácido p-tolueno-sulfonico – CH3C6H4SO3H (pKa = −2.8) – é o ácido orgânico mais forte conhecido.

7 http://www.infoescola.com/quimica/acidos-fortes/


Carregar ppt "ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES. Segundo a Teoria de Arrhenius, os ácidos são as substâncias que liberam íons H+ em solução aquosa. Um ácido forte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google