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11ºAno Módulo 4 - A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS Unidade 1 – A População da Europa nos séculos XVII e XVIII:

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1 11ºAno Módulo 4 - A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS Unidade 1 – A População da Europa nos séculos XVII e XVIII: crises e crescimento As ordens sociais do Antigo Regime, segundo pintura francesa do século XVII.

2 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO ABSOLUTISMO
11ºAno PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO ABSOLUTISMO O rei estava desobrigado do respeito pelas leis Ninguém podia obrigar o rei a executar o que quer que fosse O rei legislava sem partilhar esse poder O rei usava a equidade, imparcialidade e misericórdia na aplicação da lei A inteligência e a razão eram apanágio da autoridade real pelo que era vital incutir no rei um conjunto de virtudes e qualidades no uso do poder

3 Os fundamentos do poder real
O REI Vértice da hierarquia social Legitimação do poder feita pela origem divina do mesmo. Fundamentos e atributos do poder real (BOSSUET): É sagrado; É paternal É absoluto É submetido à Razão (percepção superior das coisas). O Rei como garante da ordem Social Ele legisla; Ele executa; Ele julga Tomou o lugar do Estado com o qual se identifica e confunde. O rei torna-se o garante da ordem social estabelecida e é nessa qualidade que recebe, das mãos de Deus o seu poder.

4 A encenação do poder A corte é o espelho do poder dos reis absolutos;
Quem não frequentava a corte virava as costas ao poder; A governação era centrada e feita no palácio; A corte representava o cume do poder e da força; Imagem do país para o estrangeiro; Cada gesto tinha um significado político, social e diplomático; Carregadas de protocolo todas as cerimónias tinham significado político. O grande palácio foi construído à imagem do Rei-Sol. Luís XIV Paradigma do rei absoluto Versalhes Paradigma da Corte real A vida em Versalhes era uma encenação do poder e da grandeza do soberano A opulência dos banquetes, a riqueza do vestuário, a complicação do cerimonial que rodeava todos os actos convergiam no endeusamento da pessoa real


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