A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014

2 Cronograma do curso  Princípios da cobertura jornalística  Formatos de textos jornalísticos e Webwriting  Fotojornalismo  Radiojornalismo  Telejornalismo  Criação de Agências de Notícias Imprensa Jovem

3  A partir dos elementos midiáticos estudados nas aulas anteriores, planejar um projeto para criação de uma agência de notícias na escola. Objetivos da aula

4 Questionamentos iniciais sobre projetos  O que é um projeto?  Por que precisamos de um projeto?  As perguntas principais de um projeto?  Quais as peculiaridades de um projeto para criação de Agências de Notícias Imprensa Jovem? Quando um problema se transforma em demanda, surge um projeto.

5  No sentido literal, projetar é antecipar o futuro, não só desenhando aquilo que se quer ver realizado, como prevendo os recursos necessários – materiais, equipamentos, pessoas e tempo – que serão empregados em sua realização.  O projeto em si, é uma peça técnica escrita destinada a referenciar o grupo pedagógico ao longo de sua trajetória no espaço educativo. O que é um projeto?

6  Para organizar na mente de seus idealizadores o desenho geral e as tarefas específicas que caberão a cada componente da equipe.  Para evitar a pulverização de esforços, a duplicidade de soluções e o retrabalho. Por que precisamos de um projeto?

7 As perguntas principais de um projeto

8 Quais as peculiaridades de um projeto para criação de Agências de Notícias Imprensa Jovem?  Projeto multi-tarefa;  Equipe diferenciada;  Noções básicas de empreendimento de todas as mídias disponíveis;  Blog como banco de dados;  Relação escola-comunidade;  Periodicidade;  Manejo de cobertura jornalística.

9 Elementos de um projeto  CRIAÇÃO Título Concepção Justificativa  GESTÃO Objetivos Metas Desenvolvimento: tarefas, cronograma, organograma Recursos necessários Avaliação e Registro

10 Título  Deve definir, sem margem de dúvida, o que realmente se pretende. “Radioescola do Colégio D. Pedro II” soa muito melhor que “Interdisciplinaridade através da mídia radiofônica”.

11 Concepção  É a definição sucinta da natureza (finalidade, orientação, motivação) e do alcance (âmbito, escopo) do que se planeja. Construção coletiva através da qual a equipe escolar (professoras e alunos, direção, pais e funcionários) esteja integrada para o uso e desenvolvimento de novas mídias, bem como novos meios para se propagar a comunicação e exercitar a expressão comunicativa.

12 Justificativa  Descrição da demanda ou necessidade que se quer ver atendida. É importante que ela não seja só uma causa genérica, que poderia muito bem ser atendida por qualquer projeto semelhante, mas que se demonstre, na sua especificidade, a importância e a pertinência da proposta específica. IMPORTANTE: JUSTIFICATIVA NÃO É OBJETIVO!

13 Objetivos  São as intenções amplas e abrangentes a que se pretende contemplar por meio do projeto.  Os objetivos são avaliados como: gerais – quando se referem ao universo macro da estrutura onde o projeto será realizado. específicos – que podem ser entendidos como tarefas a serem cumpridas dentro do próprio projeto.

14 Metas  São mensuráveis e quantificáveis. Quantos alunos serão beneficiados pelo projeto? Durante quanto tempo? Quantas produções resultarão da atividade? Nesta ação, serão beneficiadas como “executores” do projeto 15 crianças, com o acompanhamento de uma professora responsável. Porém, em se tratando de pessoas envolvidas, esse número cresce consideravelmente, já que podemos pensar que, envolvidos no projeto diretamente são os executores e indiretamente, todos aqueles que partilharão dessa comunicação: demais crianças, funcionários, pais e a comunidade escolar em geral.

15 Desenvolvimento  TAREFAS: o passo-a-passo do projeto deverá ser detalhado, em termos de: fases de trabalho, ações a serem realizadas em cada fase e maneira como isso deverá acontecer. É ESSENCIAL APRESENTAR UM CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO.

16 Recursos necessários  Todos os projetos devem contar com uma previsão realista dos recursos necessários para a sua implementação. Classicamente, a metodologia de projetos costuma dividir estes recursos em: materiais: expressos na forma de equipamento, bens consumíveis e outros itens que podem (e devem) ser orçados em espécie; humanos: itens que dizem respeito à organização de pessoas e divisão das respectivas tarefas. Assim como os materiais devem ser previstos sempre para mais, deve-se buscar obter também uma folga de recursos humanos, prevendo-se uma relação de suplentes para todas as funções importantes.

17 Avaliação  A metodologia de avaliação deve contemplar tanto o conjunto do projeto, na forma de avaliação final, ao término do ano ou do semestre, como as avaliações pontuais desenvolvidas ao longo das atividades.  É importante que as avaliações sejam feitas coletivamente, internamente com a equipe que desenvolve o projeto, bem como com a comunidade escolar em que o projeto acontece.

18 Atividade  Elaborar, tendo em mente a escola em que o projeto será desenvolvido, um projeto educomunicativo para a criação de Agências de Notícias Imprensa Jovem.  Esse projeto deverá ser socializado no ambiente de formação do Programa Nas Ondas do Rádio e deverá ter um professor-mediador como responsável pela execução e acompanhamento do mesmo, junto a uma equipe de, no mínimo, 15 alunos de quaisquer idades e séries.

19 Coordenação  Carlos Alberto Mendes de Lima (gestão)  Leonardo Moncorvo Tonet (apoio) Formadores  Anderson Zotesso  Carlos Eduardo Rodrigues Fernandes  Carmen Lúcia Melges Elias Gattás  Débora Menezes  Isabel Pereira dos Santos  Maria Izabel Leão  Maria Salete Prado Soares  Marisa de Almeida Pinto  Kassandra Brito de Carvalho  Katia Cristina A. Souza  Paola Prandini  Patricia de Oliveira Ramos  Regina Aparecida Vilela dos Santos  Silene de A G Lourenço Equipe NOR


Carregar ppt "Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google