A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÍSICA E QUÍMICA A 10º A."— Transcrição da apresentação:

1 FÍSICA E QUÍMICA A 10º A

2 Lição nº de novembro de 2011 Sumário: Contaminação e toxicidade. Dose letal.

3 Contaminação: Toxicidade:
Uma substância A é contaminante de outra B se a sua presença, mesmo em quantidades vestigiais, altera o fim a que se destina a substância B. Toxicidade: Um produto pode ser considerado tóxico se, direta ou indiretamente, causar perturbações graves num ser vivo. Toxicidade aguda – é a dose de substância que provoca a morte imediata (em 24 horas) em cada um de dois elementos de uma espécie numa determinada população. Toxicidade crónica – é a dose de substância, não quantificável com rigor, mas que origina perturbações das quais não resulta morte imediata, mas em que o perigo advém, fundamentalmente, dos efeitos cumulativos

4 Ação de alguns constituintes vestigiais da atmosfera nos organismos
O efeito dos gases poluentes e de outros produtos tóxicos nos seres vivos, depende: tempo de exposição; dose; modo como entra no organismo.

5 Dose letal (DL50) – a dose de um produto químico expressa em mg, por cada kg de massa corporal, necessária para matar 50% dos indivíduos, animais ou plantas, de uma população testada. Exemplos: DL50 do benzeno por via oral para ratos é de 930 mg/kg Ao administrar oralmente 930 mg de benzeno por cada kg de massa corporal de ratos, morrerão 50% dos ratos da população em estudo.

6 DL50 do iodo (I2) por via oral para ratos é de 14 000 mg/kg
DL50 do peróxido de hidrogénio (H2O2) por via oral para ratos é mg/kg É necessário ingerir mg de iodo por cada kg de massa corporal de rato, para originar a morte a 50% dos ratos. É necessário ingerir mg de cafeína por cada kg de massa corporal de rato, para originar a morte a 50% dos ratos. O iodo é menos tóxico do que o peróxido de hidrogénio.

7 DL50 da cafeína por via oral para ratos é de 261 a 383 mg/kg
DL50 da cafeína por via dermatológica para ratos é > 2000 mg/kg Ao ingerir 261 mg de cafeína por cada kg da massa corporal de rato, origina a morte a 50% dos ratos. Ao absorver pela pele quantidades superiores a 2000 mg de cafeína por cada kg da massa corporal de rato, origina a morte a 50% dos ratos. A cafeína é mais tóxica por via oral do que por via dermatológica.

8 Exercícios: No quadro seguinte indicam-se as doses letais, para ratazanas, de três substâncias conhecidas por dois processos diferentes de contacto com o organismo. Substância DL50 oral (mg/kg) DL50 dermat. (mg/kg) Cafeína 261 a 383 2000 Anilina 250 1400 Álcool puro (etanol 96%) 7060 Das três substâncias qual é a mais tóxica para as ratazanas? Comparando a DL50 oral com a DL50 dermatológica, que conclui? Que significado tem o facto de não haver DL50 dermatológico para o álcool puro? Será possível retirar algumas conclusões relativamente a outros efeitos tóxicos? Qual é o efeito que é efetivamente medido pela DL50 de um produto químico?

9 Suponha que se espalhou no ar um determinado produto tóxico cuja DL50 para o ser humano é de 120 mg/kg, por via oral. Quem é mais vulnerável, uma criança ou um adulto? Justifique.


Carregar ppt "FÍSICA E QUÍMICA A 10º A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google