A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

© 1989 - FOTOS/ LIANA JOHN O Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia LBA LBA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "© 1989 - FOTOS/ LIANA JOHN O Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia LBA LBA."— Transcrição da apresentação:

1 © FOTOS/ LIANA JOHN O Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia LBA LBA

2 De que modo a Amazônia funciona, atualmente, como uma entidade regional? De que modo as mudanças dos usos da terra e do clima afetarão o funcionamento biológico, químico e físico da Amazônia, incluindo sua sustentabilidade e sua influência no clima global? As duas questões fundamentais do LBA são:

3 SISTEMA FÍSICO-CLIMÁTICO: Água e Energia QUÍMICA DA ATMOSFERA ARMAZENAMENTO E TROCAS DE CARBONO BIOGEOQUÍMICA Gases-Traços e Nutrientes HIDROLOGIA SUPERFICIAL E QUÍMICA DA ÁGUA USO DA TERRA E COBERTURA VEGETAL DIMENSÕES HUMANAS COMPONENTES DO LBA

4 SISTEMA FÍSICO-CLIMÁTICO: Água e Energia QUÍMICA DA ATMOSFERA ARMAZENAMENTO E TROCAS DE CARBONO BIOGEOQUÍMICA Gases-Traços e Nutrientes HIDROLOGIA SUPERFICIAL E QUÍMICA DA ÁGUA USO DA TERRA E COBERTURA VEGETAL DIMENSÕES HUMANAS COMPONENTES DO LBA Esse componente do LBA estudará o transporte de energia e água na fase atmosférica dos ciclos de água e energia, e de que modos as interações entre a vegetação e a atmosfera influenciam esse ciclos.

5 SISTEMA FÍSICO-CLIMÁTICO: Água e Energia QUÍMICA DA ATMOSFERA ARMAZENAMENTO E TROCAS DE CARBONO BIOGEOQUÍMICA Gases-Traços e Nutrientes HIDROLOGIA SUPERFICIAL E QUÍMICA DA ÁGUA USO DA TERRA E COBERTURA VEGETAL DIMENSÕES HUMANAS COMPONENTES DO LBA O componente de química da atmosfera proverá uma base de conhecimento para determinar as trocas, entre a Amazônia e a atmosfera global, de gases do efeito estufa, oxidantes e aerossóis, com o objetivo de permitir compreender os processos mais importantes e avaliar as conseqüências decorrentes de um rápido desenvolvimento da região.

6 SISTEMA FÍSICO-CLIMÁTICO: Água e Energia QUÍMICA DA ATMOSFERA ARMAZENAMENTO E TROCAS DE CARBONO BIOGEOQUÍMICA Gases-Traços e Nutrientes HIDROLOGIA SUPERFICIAL E QUÍMICA DA ÁGUA USO DA TERRA E COBERTURA VEGETAL DIMENSÕES HUMANAS COMPONENTES DO LBA A Amazônia constitui-se em um grande reservatório global de carbono. A conversão de florestas na Amazônia é uma fase líquida de carbono para a atmosfera, enquanto recentes medições indicam que florestas nativas provavelmente são sorvedouros líquidos. A importância da assimilação de carbono na regeneração de florestas em áreas abandonadas não está claramente estabelecida. Essas questões representam incertezas no balanço global de carbono e ambos podem influenciar a concentração de dióxido de carbono na atmosfera e, portanto, interagir com o sistema climático.

7 SISTEMA FÍSICO-CLIMÁTICO: Água e Energia QUÍMICA DA ATMOSFERA ARMAZENAMENTO E TROCAS DE CARBONO BIOGEOQUÍMICA Gases-Traços e Nutrientes HIDROLOGIA SUPERFICIAL E QUÍMICA DA ÁGUA USO DA TERRA E COBERTURA VEGETAL DIMENSÕES HUMANAS COMPONENTES DO LBA Os estudos biogeoquímicos investigarão de que modo a conversão de florestas tropicais influencia a dinâmica de nutrientes e os fluxos de gases-traço na Amazônia. As investigações demandam consideração explícita dos efeitos de conversão de florestas para usos agrícolas, regeneração e extração seletiva, nos balanços, nos fluxos e nas trocas. Implicitamente, a compreensão desses efeitos para florestas nativas também é necessária.

8 SISTEMA FÍSICO-CLIMÁTICO: Água e Energia QUÍMICA DA ATMOSFERA ARMAZENAMENTO E TROCAS DE CARBONO BIOGEOQUÍMICA Gases-Traços e Nutrientes HIDROLOGIA SUPERFICIAL E QUÍMICA DA ÁGUA USO DA TERRA E COBERTURA VEGETAL DIMENSÕES HUMANAS COMPONENTES DO LBA A Amazônia é uma região dotada de abundância de água e se constitui no maior sistema fluvial do mundo, com áreas de várzea periodicamente inundadas. As mudanças de usos da terra resultarão em significativas alterações no movimento de água, no transporte de sedimentos e na química dos sistemas fluviais da região.

9 SISTEMA FÍSICO-CLIMÁTICO: Água e Energia QUÍMICA DA ATMOSFERA ARMAZENAMENTO E TROCAS DE CARBONO BIOGEOQUÍMICA Gases-Traços e Nutrientes HIDROLOGIA SUPERFICIAL E QUÍMICA DA ÁGUA USO DA TERRA E COBERTURA VEGETAL DIMENSÕES HUMANAS COMPONENTES DO LBA As previsões de mudanças futuras no funcionamento da Amazônia dependem de previsões quantitativas das faixas de mudanças e dos padrões espaciais da cobertura vegetal futura, e de nosso entendimento das práticas de usos da terra que causam essa mudanças.

10 SISTEMA FÍSICO-CLIMÁTICO: Água e Energia QUÍMICA DA ATMOSFERA ARMAZENAMENTO E TROCAS DE CARBONO BIOGEOQUÍMICA Gases-Traços e Nutrientes HIDROLOGIA SUPERFICIAL E QUÍMICA DA ÁGUA USO DA TERRA E COBERTURA VEGETAL DIMENSÕES HUMANAS COMPONENTES DO LBA Este tema, que perpassa todos os temas do programa, se ocupa, sob o ponto de vista das ciências sociais, das ações humanas como força modificadora principal da biosfera na Amazônia, enfocando a dinâmica de ocupação e suas conseqüências para a sustentabilidade do desenvolvimento regional. Inclui tanto estudos das políticas públicas que determinam os usos da terra na região como análises que expliquem atitudes de agentes e segmentos sociais quanto ao uso predatório ou conservacionaista dos recursos naturais. Aborda, igualmente, os cenários futuros de desenvolvimento na Amazônia, procurando desenvolver modelos sócio-econômico-ambientais de utilização dos recursos naturais.

11 Mesoscale Experiments Primary Research Areas Secondary Research Areas (with Flux Towers) Ecoclimatic Transects MANAUS BRASÍLIA PARÁ RONDÔNIA SANTARÉM Sites to be established ESTRATÉGIA DE PESQUISA

12 Santarém Pará Rondônia Sinop Juruena CARBO-BRASÍLIA CARBO-ROMT Bragança Caxiuanã Manaus Tefé CARBO-AMAZÔNAS CARBO-PARÁ CARBO-RAIF Áreas de pesquisas (Torres Micrometeorológicas) Transeções ecoclimáticas Brasília Figura 1. Diagrama esquemático dos componentes do Carbonsink-LBA CARBONSINK

13 km Bacia Amazônica [obs. contínuas] -1 km Sítios para as Torres [CIC + obs. contínuos] 1-10 m Estudos de processos Sítios para validação Sítios de estudos de processos Sítios de validação Alometria/Biometria Alvos do SR Estudo de processos Fisiologia Ótica de Fito-elementos Câmara de solo Isótopos Hidráulica do solo Química do solo Medições de fluxo em torre Química Atmosférica Hidrologia de Micro Bacias Química do escoamento Modelos de escala de bacias Análise de dados(4DDA) Produtos de SR de satélite Transeções extensivas por avião Transeções ecológica km 2 Áreas de estudo Rondônia Pará [CIC + obs. Contínuas] Validação dos algoritmos dos satélites Meteorologia de mesoescala Hidrologia de sub-bacias Fluxos medidos na superfície e por avião (H,,CO 2, gases- traços, R ) Validação do SR de superfície e de aviões Química da Atmosfera E ESTRATÉGIA DE ESCALAS

14 VISITA AOS SÍTIOS

15 Rancho Grande Rebio-Jaru

16 VISITA AOS SÍTIOS Fazenda Nossa Senhora Santarém

17 VISITA AOS SÍTIOS Campanha AMC-TRMM

18 VISITA AOS SÍTIOS Rio Machado

19 CRONOGRAMA

20 Projetos de Pesquisas

21

22 ARMAZENAMENTO E TROCAS DE CARBONO Total de Projetos: 25

23 SISTEMA FÍSICO - CLIMÁTICO Total de Projetos: 24

24 QUÍMICA ATMOSFÉRICA Total de Projetos: 08

25 HIDROLOGIA SUPERFICIAL E QUÍMICA DA ÁGUA Total de Projetos: 05

26 BIOGEOQUÍMICA Total de Projetos: 18

27 DIMENSÕES HUMANAS Total de Projetos: 03

28 USO DA TERRA/ COBERTURA VEGETAL Total de Projetos: 19

29 Beija-flor é um sistema de busca e recuperação de dados baseado na Web, desenvolvido para rastrear metadados cientificos, que auxilia pesquisadores acessar dados mantidos por outros pesquisadores. O Experimento de Grande Escala da Biosfera- Atmosfera na Amazônia (LBA) é uma iniciativa de pesquisa internacional liderada pelo Brasil. Investigadores incluem pesquisadores e modeladores da América do Sul, América do Norte e Europa. O Beija- flor foi desenvolvido para dar suporte a... Rapida troca de dados entre pesquisadores Grande variedade de dados, em ambos conteudo e formato Acesso e compartilhamento de dados, usando pesquisas textuais, temporais e por locação geografica. Beija-flor System Investigator Data Site LBA-DIS


Carregar ppt "© 1989 - FOTOS/ LIANA JOHN O Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia LBA LBA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google