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PublicouThais de Mendonça Barroso Alterado mais de 8 anos atrás
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CLUBE DA REVISTA – 10 SAÚDE DA FAMÍLIA IV ACADÊMICOS: Richard Portier Sarah Maia Valeria Santos Viviane Atet Yan Sacha Aguilera Yvelise Truppel Prof. orientadora: Dra. Eliane Maluff
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AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA NO CEARÁ: A SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS Maria Salete Bessa Jorgea José Maria Ximenes Guimarãesb Liza Barreto Vieirac Francisco Diego Silva de Paivad Daniel Rocha Silvae Antônio Germane Alves Pintof
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INTRODUÇÃO 1988 – SUS – Reforma Sanitária Saúde direito de todos Responsabilidade do Estado – promovê-la e garantí-la
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INTRODUÇÃO 1994 – MS – PSF Superação do modelo de saúde médico- centrado e hospitalocêntrico Finalidade de reorganizar os serviços de saúde na atenção básica
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INTRODUÇÃO Atenção direcionada à família de determinado território social Produzido em equipe Práticas de saúde integrais e resolutivas
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INTRODUÇÃO Ações preventivas e de promoção da saúde como prioritárias Usuário como co-responsável pela gestão do sistema de saúde Avaliá-lo, intervir e modificá-lo Resultados significativo: materno-infantil, endemias e de controle social
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INTRODUÇÃO Avaliação = indicador de qualidade 1987 – PACS no Ceará Boa relação entre os profissionais e o paciente é a maior contribuição que se pode oferecer ao paciente, com efeitos positivos no tratamento
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MATERIAL E MÉTODOS Estudo, de caráter avaliativo, com abordagem quantitativa Enfoque recomendado por Donabedian (estrutura, processos e resultados)
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MATERIAL E MÉTODOS Cinco municípios do Estado do Ceará – Fortaleza (capital): seis Secretarias – Quixadá – Aracati – Cascavel – Canindé Equipes de todas as Secretárias
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MATERIAL E MÉTODOS
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Para a coleta de dados (formulário): – perfil dos usuários – estrutura (condições do espaço físico) – processo (ações desenvolvidas e campo relacional) – resultados (resolubilidade e satisfação)
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MATERIAL E MÉTODOS Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Teste qui-quadrado para análise da associação entre satisfação e características sociodemográficas dos usuários. Índice V de Cràmer. Software SPSS versão 11.5
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RESULTADOS A maioria por usuários de – Fortaleza: 72,7% Demais minicípios: – Canindé: 7,5% – Aracati: 7,2% – Quixadá: 6,5% – Cascavel: 6,2%
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RESULTADOS Idade entre 12 a 88 anos (média 35,7) Predominância de faixa etária 30 a 39 anos Maioria sexo feminino: 88,2% (em todos os municípios)
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RESULTADOS
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1 (um) ponto para respostas com aspectos POSITIVOS; para a qualidade dos serviços Zero para aspectos NEGATIVOS Assim, satisftórios indíces acima de 0,6 e insatisfatórios valores inferiores
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RESULTADOS Indicadores de qualidade: – Indicação sobre funcionamento do serviço – Acolhimento pela equipe – Sentiu-se respeitado pela equipe
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RESULTADOS – Equipe gentil e acolhedora – Confia no trabalho da equipe – Confia na equipe para resolver seu problema de doença e apoiar a manutenção da saúde
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RESULTADOS – Solicitado a participar de sesssões educativas – Conforto da unidade – Saiu da consulta com duvida – Satisfação com a consulta
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**** considerados satisfatórios os índices superiores a 0,6
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RESULTADOS Informação sobre o funcionamento do serviço: (indíce = 0,32) INSATISFATÓRIO Conforto da Unidade: (indíce = 0,78) SATISFATÓRIO
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RESULTADOS Diferença significativa na satisfação de acordo com local de procedência Regional I de Fortaleza: 3 satisfeitos/1 insatisfeito Aracati: 14/1
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RESULTADOS Inexistência de associação da satisfação: – escolaridade (p = 0,828) – idade (p= 0,455) – sexo (p = 0,384) – renda (p = 0,993).
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DISCUSSÃO Predomínio do sexo feminino – semelhantes a outros estudos – responsabilidade em procurar atendimento para seus familiares – situação a fisiologia – saúde da mulher, pré-natal, prevenção do câncer ginecológico e saúde da criança
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DISCUSSÃO Equipes heterogêneas, respeitando os aspectos epidemiológicos locais Níveis de satisfação diferenciados entre os municípios avaliados Elementos constituintes do campo relacional apresentam-se como principais determinantes da satisfação
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DISCUSSÃO 78,9% não foi convidada a participar de qualquer sessão/prática educativa Ações curativas são realizadas em detrimento das ações de prevenção/promoção da saúde
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DISCUSSÃO Maioria dos usuários (82,6%) está satisfeita com os serviços Não se pode afirmar que eles apresentam alta qualidade técnica
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CRITÍCAS
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AVALIAÇÃO CRÍTICA 1.Título/Resumo – O título refere o conteúdo do artigo, é claro e conciso – O vocabulário é apropriado – O resumo aponta: objetivos, métodos, resultados e a conclusão – O descritores e as palavras chaves seguem as normas
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AVALIAÇÃO CRÍTICA Impacto de Revista - Revista Baiana de Saúde Pública A Revista Baiana de Saúde Pública, criada em março de 1974 pela Portaria Nº.210 como órgão da Secretaria Estadual de Saúde, sua instituição mantenedora, tem sido um importante veículo para a divulgação de estudos e pesquisas frutos da dedicação às reflexões no campo da saúde pública, de alunos, docentes e técnicos dos serviços de saúde da Bahia e outros estados do país
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AVALIAÇÃO CRÍTICA Impacto de Revista - Revista Baiana de Saúde Pública A Missão da Revista Baiana de Saúde Pública é publicar contribuições sobre aspectos relacionados aos problemas de saúde da população e à organização dos serviços e sistemas de saúde e áreas correlatas. Ao longo dos anos, a RBSP publicou em grande proporção artigos de autores da Bahia e hoje já recebe muitas contribuições de outros estados, esta indexada na LILAC’S. por cumprir com critérios desta base de dados, que refletem parâmetros de qualidade científica, de normalização e regularidade de publicação.
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AVALIAÇÃO CRÍTICA Impacto de Revista - Revista Baiana de Saúde Pública Qualis B5 ou C (???????)
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AVALIAÇÃO CRÍTICA CV DOS PESQUISADORES:
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AVALIAÇÃO CRÍTICA 2. INTRODUÇÃO – Há uma necessidade real de realizar essa pesquisa de satisfação não apenas no Estado do Ceará, mas em todos os Estados onde funciona o PSF. A opinião dos usuários é importante para que ocorra sempre a melhora do atendimento. – O tema da pesquisa é relevante.
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AVALIAÇÃO CRÍTICA 3. OBJETIVO Existe um objetivo, que é: “Avaliação da qualidade do PSF.” Com foco na satisfação dos usuários. – É um objetivo claro e conciso
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AVALIAÇÃO CRÍTICA 4. MÉTODO – Descreve a amostra – Demonstra o calculo e a técnica de amostragem – Existe risco de viés na amostragem já que em algumas cidades não pesquisaram a amostra calculada, e pesquisaram quase o dobro da amostra da cidade de Fortaleza. – ?? Estudo de caráter avaliativo com abordagem quantitativa??? É adequado. – Existem outras possibilidades de viés??
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AVALIAÇÃO CRÍTICA 5. ANALISE ESTATISTICA E RESULTADO – O artigo possui analise estatistica, utiliza o teste de qui- quadrado para analise, e o software SPSS versão 11.5, também foi calculado o índice V de Cràmer. – Não evidencia o nível de significancia – Os resultados respondem os objetivos, são claros e corretos. – As tabelas e gráficos são claros, com titulo e formatação adequados, auto-explicativos.
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AVALIAÇÃO CRÍTICA 6. DISCUSSÃO E CONCLUSÕES – A discussão busca comparar os resultados com outros dados na literatura, teve foco nos principais resultados: A maioria dos usuarios são mulheres A maioria esperava por consulta medica e não foi convidada a participar de qualquer sessão/ prática educativa A maioria dos usuarios está satiseita com os serviços A discussão não abordou as limitações do estudo. Tema foi abordado exaustivamente no texto
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AVALIAÇÃO CRÍTICA 7. REFERENCIAS – São completas e a maioria atualizada.
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