A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE LETRAS EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROFESSORA: MÔNICA PULIERO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE LETRAS EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROFESSORA: MÔNICA PULIERO"— Transcrição da apresentação:

1

2 CURSO DE LETRAS EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROFESSORA: MÔNICA PULIERO
Karla Leticia de Souza RA: Luciene dos Santos Monteiro Moraes RA: Roseli Pires Gonçalves RA: Vanessa de Jesus RA: Taboão da Serra 2013

3 A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE INFANTIL -
PSICANÁLISE SIGMUND FREUD A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE INFANTIL - A PERSONALIDADE Freud, em suas investigações na prática clínica sobre as causas e o funcionamento das neuroses, descobriu que a maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam – se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos. As descobertas colocam a sexualidade infantil. Essas afirmações tiveram profundas repercussões na sociedade puritana da época, pela concepção vigente da infância como “inocente”.

4 Os principais aspectos destas descobertas são:
A função sexual existe desde o princípio da vida, logo após o nascimento, e não só a partir da puberdade como afirmam as ideias dominantes; O período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo até chegar à sexualidade adulta, onde as funções de reprodução e de obtenção do prazer podem estar associados, tanto no homem como na mulher. Esta afirmação, contrariava as ideias predominantes de que o sexo estava associado exclusivamente, à reprodução. A libido, nas palavras de Freud, é a “energia dos instintos sexuais e só deles”. Freud descobriu as fases da sexualidade humana são elas:

5 Oral 0 a 2 anos Nesta fase o reconhecimento dos objetos e o prazer é atingido através da colocação de coisas diversas na boca.

6 Anal 2 a 3 anos A criança é ensinada a controlar as fezes e a urina, o prazer se concentra no controlar e expelir e no valor simbólico das fezes, que passam de presente do corpo a bebê (produzido pela criança).

7 Fálica 3 a 7 anos A criança tem mais consciência de si, clareza do mundo e busca entender o significado das coisas. Fase do Complexo de Édipo, onde confunde-se por desejar o progenitor do sexo oposto Aumenta o interesse pelo seu corpo.

8 CURIOSIDADE Complexo de Édipo
Essa fase tem esse nome em consequência da peça de Sófocles, Édipo Rei, onde Édipo mata seu pai (desconhecendo sua verdadeira identidade), e casando-se com sua mãe,quando ao descobrir o que fizera, vivencia uma enorme tensão, fazendo-o desconfigurar-se e arrancar os seus olhos. Freud diz que o sentimento de incesto na criança na fase edipiana se assemelha ao desespero sofrido por Édipo no conto (Fadiman e Frager, 1986).

9 Latência 5 a 10 anos Aparecem sentimentos como pudor, asco, aspirações morais e estéticas Utiliza sua energia psíquica para o fortalecimento do ego.Volta-se para o mundo externo.

10 Genital Finalmente, na adolescência é atingida a última fase quando o objeto de erotização ou de desejo não está mais no próprio corpo, mas em um objeto externo ao indivíduo - o outro.

11 Essa fase nem Freud explica Generatividade x estagnação
30 a 60 anos Você está pronto partilhar seus conhecimentos com outros

12 Você está prontinho para curtir a vida a dois.
CURTA... VIVA... SEJA FELIZ.... VIVA O SEXO !!!


Carregar ppt "CURSO DE LETRAS EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROFESSORA: MÔNICA PULIERO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google