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Estrutura do texto dissertativo-argumentativo: Conclusão

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Apresentação em tema: "Estrutura do texto dissertativo-argumentativo: Conclusão"— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura do texto dissertativo-argumentativo: Conclusão

2 Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento e Introdução 4. Desenvolvimento

3 A estrutura do texto dissertativo-argumentativo é tripartida:
Tese (ou Introdução); Argumentação (ou Desenvolvimento); e Fecho (ou Conclusão). Hoje, vamos falar da Conclusão.

4 Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o parágrafo final, chamado também de fecho ou conclusão, ocasião em que, finalmente, o que queremos defender se completa.

5 Objetivos a serem cumpridos na conclusão:
Fazer com que o leitor perceba que o texto acabou; Apresentar decorrência natural daquilo que foi dito ao longo do texto; Passar boa impressão para a banca examinadora.

6 De que formar concluir a redação
De que formar concluir a redação? Quais as estratégias de diferenciação que podemos utilizar? Geralmente, sabemos duas maneiras: retomar a tese ou sintetizar os argumentos. Esses são os fechos mais comuns, tradicionalmente usados. Hoje, falaremos de mais alguns.

7 1. Resumindo a argumentação
Usado basicamente em textos de carater expositivo, condensa os argumentos dos parágrafos mediais. É preciso tomar cuidado com ele: se não for bem usado, gerará texto circular, parecerá repetição pura, falta de ideias sobre os fatos.

8 2. Reapresentando e sintetizando os dados da tese
Funciona como uma espécie de reforço da ideia central (parágrafo inicial, tese) a ser desenvolvida. Tome cuidado para não girar em torno das mesmas ideias, repetir palavras, provocar circularidade textual, o que empobreceria em demasiado a redação.

9 Como você deve ter notado, para se concluir um texto é preciso usar de cautela: nem sempre os caminhos mais fáceis (resumir a argumentação ou sintetizar a tese) são os mais recomendados. Melhor, então, observar o que vem logo a seguir:

10 3. Interrogando (no sentido de ironia, humor ou crítica)
Tais expedientes devem ser usados apenas de forma crítica, ou fazendo com que o leitor reflita sobre a ironia que se dispõe a fazer valer. Caso seja interrogativo, nunca se dirija ao leitor; é você, e não ele, quem deverá responder às questões levantadas.

11 Veja o exemplo a seguir:
“Assim, é nítido que a transgressão às leis é um comportamento moralmente aceito - e enraizado - pelos políticos. A julgar por suas últimas ações, a única solução plausível seria a legalização do comportamento corrupto. Talvez desse modo, em se mantendo a coerência de nossos estimados representantes, o brasileiro poderia orgulhar-se de viver em um país mais honesto.” Tema - Por que os políticos brasileiros são os primeiros a transgredir as leis?

12 4. Intertextualidade Consiste em fazer referências culturais, relacionadas a escritores famosos, filósofos, cientistas, enfim, personalidades em geral. Observe o exemplo: “Desse modo, fica fácil perceber que vivemos em um contexto de valorização relativa do corpo, com os indivíduos preocupando-se muito mais com a aparência e menos com a essência. Nunca a frase de Vinicius de Moraes – “as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental” - foi seguida tão literalmente. A despeito do pedido de desculpas, o poeta estava equivocado: saúde e inteligência é que são fundamentais.” Tema – A valorização do corpo humano

13 5. Conclusão por reflexão
Consiste em buscar a essência do tema. É uma tentativa de superar a simples discussão da questão, atingindo um plano mais elevado de raciocínio. Veja: “Fica claro, então, que o trabalho de nossas crianças não deve ser visto de modo generalizado, sob uma ótica maniqueísta, ou para o bem ou para o mal. Um posicionamento mais objetivo dependerá de como a função desempenhada vai influenciar a vida do menor. Contudo, o ponto central jamais pode ser ignorado: nessa questão, o que está em jogo são a felicidade e o futuro de um ser humano.” Tema - O trabalho infantil na realidade brasileira (ENEM 2005)

14 6. Apontando intervenções para os problemas que foram discutidos no corpo da argumentação
Embora tenha sempre caráter hipotético, é sempre bom lembrar que a proposta de intervenção deve ser viável.

15 Observe os aspectos destacados a seguir:
1. É fundamental que você explicite a proposta de intervenção: “para que o problema x seja solucionado, é preciso fazer y” “a fim de que a questão x possa ser minimizada, é necessário y” “fazer x e criar y irão contribuir para a melhora do problema”

16 2. A proposta deve ser exequível Ex: sugestão de criação de leis, a proibição de alguma prática, campanhas educativas na escola, uma campanha publicitária na mídia

17 3. Não faça propostas vagas, desenvolva
“é preciso conscientizar as pessoas sobre x” Cuidado! - De que forma a proposta será feita? - Qual será o impacto real dela? Como ela irá auxiliar na resolução do problema? Por que é a melhor opção?

18 4. A proposta deve ter vínculo direto com a tese
4. A proposta deve ter vínculo direto com a tese. Lembre-se da tarefa a ser cumprida: elaborar uma proposta de intervenção social para o problema discutido.

19 Veja o exemplo a seguir:
“Fica evidente, portanto, que o consumismo exagerado contribui para o agravamento das mazelas do país. Para reverter tal quadro, deve-se procurar o resgate da cultura nacional e a recuperação de valores através da mídia. Assim, em vez de propagarem o “comprar”, os veículos de comunicação propagarão o “educar”, fundamental na construção de um país justo. O tênis perfeito será, finalmente, substituído por um Brasil mais igualitário.” Tema – Consumismo: comportamento natural ou prejudicial?

20 O título na redação Uma boa redação sempre deve começar por um bom título; O bom título deve ser sugestivo; Deve sugerir em linhas gerais a abordagem que o aluno dará ao tema; Observação: Evite ao máximo fórmulas desgastadas. O uso da conjunção “ou” e do sinal que indica “versus”, como em “Homens ou robôs” e “Criador x criatura” é um exemplo dessa prática. Slogans publicitários, provérbios copiados literalmente, referências muito genéricas ao tema (“Amor”) e títulos que repetem palavras já presentes no tema também são dispensáveis. Seja criativo!

21 Muito obrigada!


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