A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Detalhamento da elaboração e apresentação do artigo Estágio Curricular IV Professoras: Daniela e Maria Alice Agosto 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Detalhamento da elaboração e apresentação do artigo Estágio Curricular IV Professoras: Daniela e Maria Alice Agosto 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Detalhamento da elaboração e apresentação do artigo Estágio Curricular IV Professoras: Daniela e Maria Alice Agosto 2009

2 ELABORAÇÃO DO ARTIGO ESTRUTURA

3 Elaboração do artigo Itens: Cabeçalho padrãoCabeçalho padrão TítuloTítulo Autor(es)Autor(es) Resumo (opcional)Resumo (opcional) Palavras-chave (opcional)Palavras-chave (opcional) Introdução (ou Considerações Iniciais)Introdução (ou Considerações Iniciais) Desenvolvimento (não vai este nome)Desenvolvimento (não vai este nome) Conclusão (ou Considerações Finais)Conclusão (ou Considerações Finais) ReferênciasReferências Apêndices (opcional)Apêndices (opcional) Anexos (opcional)Anexos (opcional) Observação: Explicação de cada item segue nos próximos slides!

4 Cabeçalho padrão UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA - EAD Município: Estado: Turma: Pólo: Tutor(a): Semestre/Ano: 2º de 2009 ou 2/2009

5 Título Abaixo do cabeçalho, dar dois “enter”.Abaixo do cabeçalho, dar dois “enter”. Centralizado.Centralizado. Todo maiúsculo.Todo maiúsculo. Em negrito.Em negrito. Nota de rodapé ao final do título esclarecendo a natureza do trabalho:Nota de rodapé ao final do título esclarecendo a natureza do trabalho: 1 Artigo apresentado na Disciplina de Estágio Curricular IV ao Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura - EAD da Universidade Luterana do Brasil, como requisito parcial para conclusão de Curso.

6 Autor(es) Nome completo do(a) aluno(a), se fez o artigo sozinho.Nome completo do(a) aluno(a), se fez o artigo sozinho. Nome completo dos(as) dois(duas) alunos(as) se foi feito em dupla.Nome completo dos(as) dois(duas) alunos(as) se foi feito em dupla. Alinhado à direita.Alinhado à direita. Em ordem alfabética crescente.Em ordem alfabética crescente. Só a primeira letra de cada palavra em maiúscula.Só a primeira letra de cada palavra em maiúscula. Em negrito.Em negrito.

7 Resumo Opcional. O resumo deve apresentar de forma concisa os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados sem detalhes, não ultrapassando 250 palavras. Não deve conter CITAÇÕES. Título alinhado à esquerda, todo maiúsculo, em negrito.

8 Palavras-chave Opcional.Opcional. Se houver Resumo, acrescentar as palavras- chave após o mesmo.Se houver Resumo, acrescentar as palavras- chave após o mesmo. Até cinco palavras, separadas por ponto, que caracterizam, identificam o artigo.Até cinco palavras, separadas por ponto, que caracterizam, identificam o artigo. Ex.: Palavras-chave: Infância. Educação Infantil. Formação docente. Planejamento.

9 Introdução Na introdução, deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado. No caso do estágio, normalmente, a introdução deve apresentar: – –o tema estudado; – –o ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado; – –trabalhos anteriores (publicações) que enfocam a mesma temática; – –justificativa que levou a escolha do tema, o objetivo pretendido, a escolha do método, contextualização da(s) escola(s) onde os estágios foram realizados (principalmente a relação com o estágio IV);

10 (cont.) título alinhado à esquerda, todo maiúsculo, em negrito;título alinhado à esquerda, todo maiúsculo, em negrito; pode utilizar-se Introdução ou Considerações Iniciais.pode utilizar-se Introdução ou Considerações Iniciais.

11 Desenvolvimento Parte principal e mais extensa do trabalho, deve apresentar a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão. As situações vivenciadas no(s) estágio(s) devem aparecer aqui, vinculadas à análise teórica empreendida sobre o tema em estudo. O artigo não é descrição de um tema, mas a relação entre as experiências e o estudo teórico destas.

12 ATENÇÃO!!!! Não poderá ser aprovado o artigo que se caracterizar como mera descrição de um tema, mesmo que seja feita uma ótima revisão bibliográfica.Não poderá ser aprovado o artigo que se caracterizar como mera descrição de um tema, mesmo que seja feita uma ótima revisão bibliográfica. O artigo precisa ser composto por descrição e análise, à luz do referencial teórico, de situações concretas vivenciadas no período dos estágios curriculares do curso de Pedagogia.O artigo precisa ser composto por descrição e análise, à luz do referencial teórico, de situações concretas vivenciadas no período dos estágios curriculares do curso de Pedagogia.

13 (cont.) Título alinhado à esquerda, todo maiúsculo, em negrito. – –Ao invés de escrever a palavra “desenvolvimento”, o título é escrito tendo por base o conteúdo a ser desenvolvido nesta parte do texto. Pode dividir-se em seções e subseções. Atenção especial à forma como se apresenta o referencial teórico através das citações diretas e/ou indiretas.

14 (cont.) Citação direta, com mais de três linhas, deve ter destaque de 4 cm do parágrafo. A fonte deve ser menor do que a do texto. O espacejamento entre linhas deve ser simples. Citação direta, com até três linhas, deve vir inserida no texto entre aspas. Não devem ser transcritas partes extensas ou textos na íntegra destes sem a devida referência autoral, pois caracteriza plágio.

15 Conclusão A conclusão deve responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipóteses. Deve ser breve, podendo apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros. No contexto do Estágio IV, incluir reflexão sobre: – –contribuição dos estágios para a sua formação acadêmica e profissional; – –contribuição do curso em sua totalidade para sua formação acadêmica e profissional;

16 (cont.) Título alinhado à esquerda, todo maiúsculo, em negrito. Pode ser Conclusão ou Considerações Finais.

17 Referências Elemento obrigatório, constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. As referências são apresentadas em ordem alfabética de autor e alinhadas somente à margem esquerda.

18 As referências têm espaçamento simples e duplo entre si. – –Exemplo: DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2000. KRAMER, S.; LEITE, M. (org.) Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003. SCHEIBEL, Maria Fani; VAISZ, Marinice Langaro (org.). Artigo científico: percorrendo caminhos para sua elaboração. Canoas: ULBRA, 2006.

19 Apêndices e Anexos Apêndices: elemento opcional. “Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal.” (NBR 14724, 2002, p. 2). Anexos: elemento opcional. “Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.” (NBR 14724, 2002, p. 2); São identificados por letras maiúsculas consecutivas. Ex: APÊNDICE A – ANEXO A –

20 Material elaborado com base nos materiais já disponibilizados na Biblioteca Virtual, além do documento eletrônico:Material elaborado com base nos materiais já disponibilizados na Biblioteca Virtual, além do documento eletrônico: ALVES, Maria Bernardete Martins; ARRUDA, Susana Margaret de. Como elaborar um artigo científico. Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/design/ArtigoCientifico.pdf. Acesso em: 12 mar. 2009. http://www.bu.ufsc.br/design/ArtigoCientifico.pdf

21 POSTAGEM DO ARTIGO

22 A postagem do artigo é feita via Autoatendimento (Site de Ulbra). Artigo elaborado em dupla: coloca-se o nome dos dois componentes da dupla, mas a postagem é individual. Os dois alunos postarão o mesmo artigo individualmente. A postagem do artigo será feita em arquivo único.

23 Data final para postagem do artigo no sistema: final do Módulo 12.Data final para postagem do artigo no sistema: final do Módulo 12. Cuidado com o plágio, pois pode acarretar em reprovação do aluno. Antes de postar o artigo, revisar se os itens estão corretos, bem como a revisão gramatical e linguística. Lembretes


Carregar ppt "Detalhamento da elaboração e apresentação do artigo Estágio Curricular IV Professoras: Daniela e Maria Alice Agosto 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google