A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR

2 O que é o LAC? O Programa de Liberdade Assistida Comunitária é a execução da medida socioeducativa de Liberdade Assistida prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 118. “A Liberdade Assistida será adotada sempre que se afigurar a medida mais adequada para o fim de acompanhar, auxiliar e orientar adolescente, a qual poderá ser recomendada por entidade ou programa de atendimento”. (Art. 118 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA)

3 PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA

4 ÁREAS DE AÇÃO Adolescente autor(a) de ato infracional
Programa de Liberdade Assistida Comunitária (LAC) Acolhimento Atendimento psicológico, social e pedagógico Círculo de Cultura Grupo de Apoio a Família (GAF) Encaminhamentos ÁREAS DE AÇÃO Formação e acompanhamento de orientadores sociais Visita Domiciliar

5 Ações da Psicologia OBJETIVO
A atuação da Psicologia no Programa tem como objetivo proporcionar acompanhamento psicológico aos adolescentes, considerando as subjetividades, através de intervenções a partir do compromisso ético-político com a garantia dos direitos. Oferecer um espaço de escuta, considerando ainda as individualidades, os contextos em que estão inseridos, a responsabilização e os projetos de vida.

6 Ações da Psicologia Atendimento Individual - traçar o perfil do adolescente (PIA). Atendimento familiar – importância das visitas domiciliares Atendimentos em grupo Visitas domiciliares Visitas aos equipamentos sociais

7 Encaminhamentos – CAPS, Comunidades Terapêuticas, etc.
Grupo de Orientação Profissional e perspectiva de vida

8 Ações da Pedagogia OBJETIVO
A equipe pedagógica tem por objetivo dar total assistência as demandas relacionadas a aprendizagem e ao desenvolvimento pedagógico dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida Comunitária.

9 AÇÕES Orientação e suporte à inserção do adolescente na instituição escolar que corresponde ao seu perfil (Escolas de ensino regular da rede municipal e estadual, além dos Centros de Educação de Jovens e Adultos) . Tendo sempre prioridade para as escolas mais próximas à residência do adolescente . Quando necessário, reforço pedagógico de acordo com a demanda apresentada ou acompanhamento diferenciado através do Projeto Linhas e Letras¹. 1. Projeto de Alfabetização para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida Comunitária da Pastoral do Menor 1. Projeto de Alfabetização para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida Comunitária da Pastoral do Menor

10 Sensibilização para a inserção e permanência na Instituição Escolar, não apenas como condição da medida socioeducativa. Avaliação e encaminhamento para atendimento especializado quando necessário. Acompanhamento, através de visitas periódicas, da frequência e rendimento escolar nas instituições que os adolescentes estão matriculados.

11 Ações do Serviço Social
OBJETIVO Pensar a contribuição do serviço social no programa,  é pensar um olhar e uma escuta qualificados dos adolescentes atores de ato infracional considerando sobretudo o contexto familiar e comunitário que ora estão inseridos. E segue no compromisso de garantir direitos, antes violados. Busca oferecer o exercício da cidadania (experimentar pela primeira vez em alguns casos) o gosto de ser cidadão, através da articulação da rede socioassistencial.

12 Ações do Serviço Social
Visita de Admissão. Acolhimento. Atendimento inicial. Atendimento Individual e coletivo. Documentação. Cursos. Visitas Domiciliares.

13 GAF – Grupo de Apoio a Família.
Visitas Institucionais. Encaminhamento para a Rede Local e Ampliada.

14 Ações de Esporte OBJETIVO
Implementar atividades sistemáticas de esporte como espaços de promoção da cultura e conhecimento. Orienta-se nos valores do esporte educacional e da arte-educação, buscando fortalecer a confiança, afetividade, sexualidade e auto-estima, bem como trabalhar questões de agressividade, limites e afirmação com os(as) adolescentes, através da articulação dos atendimentos sociais, psicológicos e pedagógicos com a criatividade, integração e trabalho em equipe.

15 Ações de Esporte Levantamento das habilidades, conhecimentos e interesses dos (as) adolescentes em atividades esportivas, arte, cultura, artesanato, teatro, dança e música. Parceria com as escolas, centros esportivos e culturais próximos dos locais de atendimento da Pastoral do Menor. Torneios

16 Formação Política Famílias
OBJETIVO: Comprometer as mães/pais para a promoção e defesa dos direitos de seus filhos Realização de oficinas com o objetivo principal de sensibilizar e promover a autonomia e o comprometimento das famílias em relação aos direitos e responsabilidades para com a situação de seus filhos. Temas: Cidadania; Rede Socioassistencial; ECA: Direitos, Garantias e Responsabilidades; Medidas Socioeducativas; Violência.

17 Fotos

18

19

20

21

22

23


Carregar ppt "PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google