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AGENDA DOS FÓRUNS GAÚCHOS PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES EM 2010 Eliane L. da Silva Moro Lizandra Brasil Estabel Loiva Teresinha Serafini Gramado.

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1 AGENDA DOS FÓRUNS GAÚCHOS PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES EM 2010 Eliane L. da Silva Moro Lizandra Brasil Estabel Loiva Teresinha Serafini Gramado 2010

2 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM BIBLIOTECAS ESCOLARES E ACESSIBILIDADE DCI/FABICO/UFRGS Coordenadora: Profª Eliane L. da Silva Moro Coordenadora Substituta: Profª Iara C. Bitencourt Neves Coord. Pedagógica-Tecnológica: Profª Lizandra B. Estabel Apresentação: Esp. Katia Soares Coutinho 10º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Rio Grande – RS - março 2010

3 Cronograma de Execução do Curso EBEA: Carga Horária Total: 555 h/a; Número de Créditos: 37 créditos; Modalidade: EAD mediado por computador Início: Julho de 2008; Término: Março de Mapa inicial: estados com alunos inscritos do Curso EBEA EBEA: PRIMEIRO CURSO (CI/BIBLIOTECA ESCOLARES) NO BRASIL NA MODALIDADE EAD 10º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.) Rio Grande – RS

4 10º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Rio Grande – RS 21 de janeiro

5 11º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Porto Alegre – RS 12 de março FÓRUM ESTADUAL PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 2010 Sexta-feira – 12 de março – 8h 30 mim Local – FABICO – Rua Ramiro Barcelos, n° 2705 Painel – Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares – SEBE – Histórico, realizações e perspectivas para as bibliotecas escolares da rede pública de ensino. Painelistas Prof. Dra. Iara Bitencourt Neves Bibliotecária Maria do Carmo Mizetti – Coordenadora do SEBE Bibliotecária Rosane Machado de Azevedo – Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares de Rio Grande PAINÉIS E PALESTRAS 29 de março a 01 de abril - Serviços de atendimento ao público, - Bibliotecas Universitárias - Bibliotecas Públicas e - Educação continuada em Biblioteconomia e Ciência da Informação

6 12º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Sapucaia do Sul –RS 16 de abril

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8 12º Fórum Gaúcho pela Melhoria... MUDANÇA DE PARADIGMA Fonte: (ERIGLEIDSON, 2009).

9 12º Fórum Gaúcho pela Melhoria... WEB 2.0: TERMINOLOGIA REDE SOCIAL ESCRITA COLABORATIVA E COOPERATIVA PLATAFORMA INTELIGÊNCIA COLETIVA TICs WEB SEMÂNTICA MEDIAÇÃO ACESSO À INFORMAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) COMPARTILHAMENTO COMPETÊNCIA INFORMACIONAL SERVIÇO DE REFERÊNCIA E INFORMAÇÃO (SRI) CENTRADO NO USUÁRIO INCLUSÃO DESCENTRALIZAÇÃO DA AUTORIDADE INTERAÇÃO UTILIZAR REEDITAR AUTONOMIA ACESSIBILIDADE TAGS COLABORAÇÃO COOPERAÇÃO HIPERTEXTO SIMPLICIDADE

10 12º Fórum Gaúcho pela Melhoria... WEB 2.0: REDE SOCIAL Sociedade na era da informação: Redes: estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos códigos de comunicação. (CASTELLS, 2002).

11 Sociedade: da Informação do Conhecimento da Aprendizagem: tratar, acessar e construir o conhecimento. Sociedade do Conhecimento: esperança de uma nova harmonia social, alcançada com o alargamento e a generalização do acesso à educação e formação ao longo da vida; medidas que visam reduzir as desigualdades pelo acesso ao conhecimento. (ASSMANN, 2000). 12º Fórum Gaúcho pela Melhoria... WEB 2.0:SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

12 WEB 2.0 E A BIBLIOTECA ESCOLAR Os efeitos do uso da informação compartilhada entre os educadores, os bibliotecários, os alunos, pode encaminhar para uma rede integrada de comunicação, permitindo o estabelecimento de novas relações entre os mesmos (inter-relação de pessoas) e destes com a comunidade. (MORO; ESTABEL, 2004).

13 WEB 2.0 E A BIBLIOTECA ESCOLAR Bibliotecários, professores e alunos como produtores de informação construída cooperativamente passam a fazer parte desta rede social que possibilita novas aprendizagens e interconexões no próprio espaço da biblioteca escolar.

14 13º FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES PROPOSTAS DE INTEGRAÇÃO ENTRE BIBLIOTECAS ESCOLARES, PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS PARA ESTÍMULO DA LEITURA Eliane L. da Silva Moro – CRB10/881 Lizandra Brasil Estabel -CRB 10/1405 Osório 2010

15 13º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Osório – RS 14 de maio Perfil das Bibliotecas Públicas Municipais Pesquisa da FGV (MinC): 1º Censo Nacional das BPM (2009) Brasília, 30 de abril de 2010 Censo Nacional: objetivo: subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas nas esferas de governo (federal, estadual e municipal) para melhoria e valorização das bibliotecas públicas brasileiras.

16 PERFIL DAS BPMs - RS : 1º Censo Nacional...: 86% municípios com biblioteca aberta: 437 bibliotecas em 429 municípios. 9%: BPMs em fase de implantação; 4% estão fechadas, extintas ou nunca existiram. Em funcionamento: 4,0 bibliotecas por 100 mil habitantes. 13º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.)

17 PERFIL DAS BPMs - RS : 1º Censo Nacional Menos de 10% das BPMs oferecem serviço para pessoas com deficiência PNEs: DVs: 6% das BPMs oferecem serviços índice inferior ao nacional (9%). surdos-mudos, deficientes mentais ou físicos: índice cai para 3%, metade do nacional.

18 13º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.) Através da leitura a biblioteca propicia a conquista de um mundo melhor e de um cidadão mais feliz.

19 Biblioteca Pública...é o centro local de informação, tornando prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os gêneros. (IFLA/UNESCO)

20 ORGANIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES: ASPECTOS TÉCNICOS E LEGAIS 14º FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ELIANE L. DA SILVA MORO – CRB 10/881 LIZANDRA BRASIL ESTABEL – CRB 10/1405 CANOAS 2010

21 14º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.) Canoas – RS 11 de junho 2010 CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (1989) Art O Estado manterá um sistema de bibliotecas escolares na rede pública estadual e exigirá a existência de bibliotecas na rede escolar privada, cabendo-lhe fiscalizá-las.

22 14º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.) LEI Nº de 24 de maio de 2010 Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País.

23 A escola congrega pessoas e pessoas pulsam vida. Se a escola se transforma no pulsar da vida, a biblioteca é o coração que bombeia o estímulo e o prazer para aprender. A biblioteca escolar é o centro de mediação entre a vida e a leitura que propicia um espaço de aprendizagem onde o ser humano deve buscar espontaneamente e aprender com prazer. (MORO;ESTABEL, 2009) 14º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.)

24 15º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Lajeado – RS 16 de agosto 2010 ANALFABETISMO FUNCIONAL E PROJETOS DE LEITURA

25 ANALFABETISMO FUNCIONAL São pessoas com menos de quatro anos de escolarização; mas pode-se encontrar, também, pessoas com formação universitária e exercendo funções-chave em empresas e instituições, tanto privadas quanto públicas! Elas não têm as habilidades de leitura compreensiva, escrita e cálculo para fazer frente às necessidades de profissionalização e tampouco da vida sócio-cultural. (BOTELHO, 2009) Analfabetos funcionais: No Brasil: 70% da população economicamente ativa. No mundo: entre 800 e 900 milhões de pessoas.

26 16º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Arroio dos Ratos- RS 8 de outubro de 2010 Arroio dos Ratos nos trilhos da leitura

27 BIBLIOTECA PARA TODOS Eliane L. da Silva Moro - CRB10/881 Lizandra Brasil Estabel –CRB10/1405

28 17º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.) Conclusões da Conferência Minesterial países G7 Sociedade Mundial da Informação (GIS) (Bruxelas ) Cooperação como caminho ou motor da Sociedade da Informação(SI). Cidadão como foco das ações da SI. Reformulação de um sistema jurídico e legal internacional. Aplicações interativas que compartilham estilos de vida.

29 17º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.) A metáfora da biblioteca do futuro abrange um novo perfil de habilidade dos sistemas inteligentes de linguagem natural. Até o presente, as bibliotecas, eram puros armazéns de objetos inertes e nas do futuro, os livros e os documentos estarão vivos e poderão falar uns com outros. (CARRASCOZA, 2003).

30 17º Fórum Gaúcho pela Melhoria (cont.) BIBLIOTECA PARA TODOS: DIREITOS DO USUÁRIO As bibliotecas têm a responsabilidade de garantir e de facilitar o acesso às manifestações do conhecimento e da atividade intelectual. Com este fim, as bibliotecas devem adquirir, preservar e tornar acessível a mais ampla variedade de materiais, que reflitam a pluralidade e a diversidade da sociedade. (*) (*) IFLA, Direitos da Pessoa Usuária dos Serviços Prestados por Profissionais da Informação, 29/03/1999

31 OBRIGADA!

32 Workshop : Plano Municipal do Livro e Leitura - Ações para sua implantação Eliane L. da Silva Moro – CRB10/881 Lizandra Brasil Estabel – CRB10/ º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares

33 18º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares Feira do Livro em Porto Alegre 29 de outubro Workshop Plano Municipal do Livro e da Leitura: ações para sua implantação

34 Aline Trierweiler de Sousa Paula Fernanda Fedatto Leal Suelen Spíndola Bilhar Profª Eliane L. da Silva Moro 3º semestre Biblioteconomia UFRGS – Disciplina: Leitura, Biblioteconomia e Inclusão Social 18º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.)

35 18º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.) LEITURA NA ESCOLA Quando a criança não vivencia o prazer da leitura na família, a escola influencia positiva ou negativamente na formação do leitor segundo atividades de leitura mediadas pelo professor e pelo bibliotecário. (MORO; ESTABEL, 2008)

36 18º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.) LEITURA As narrativas possibilitam a descoberta de um novo mundo, navegar por lugares nunca imaginados.

37 Dimensão de uma Política de Estado, abrangente, que possa nortear e garantir organicidade a políticas, programas, projetos e ações continuadas desenvolvidos no âmbito de: Ministérios (da Cultura e da Educação) governos estaduais e municipais; empresas públicas e privadas; organizações da sociedade e voluntários em geral, entre outros. 18º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.)

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39 19º Fórum Gaúcho pela Melhoria de Bibliotecas Escolares Camaquã –RS 26 de novembro

40 ORGANIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES: ASPECTOS TÉCNICOS E LEGAIS 19º FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ELIANE L. DA SILVA MORO – CRB 10/881 LIZANDRA BRASIL ESTABEL – CRB 10/1405 CAMAQUÃ 2010

41 Parâmetros para o Aprendiz do Século 21, elaborado pela American Association of School Librarians – AASL (Associação Americana de Bibliotecários Escolares), e publicado pela American Library Associarion – ALA (Associação Americana de Bibliotecas). 19º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.) APRENDIZ DO SÉCULO 21

42 Competências múltiplas (digital,visual,textual, tecnológica...)somaram-se à capacitação informacional como cruciais para o aprendiz. Capacitação informacional: conjunto de competências necessárias para acessar, interpretar, selecionar e utilizar a informação de forma ética e criativa. Aprendizagem: ao longo da vida e frente a novas situações e desafios num mundo de mudanças rápidas e impactantes. 19º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.) APRENDIZ DO SÉCULO 21

43 Reconhecer quando a informação é necessária e ser capaz de localizá-la, avaliá-la, transformá- la e compartilhá-la. Ler, raciocinar e escrever com precisão e clareza, interagindo com outros, desenvolvendo e comunicando idéias e informação. Realizar pesquisa séria e responsável sobre perguntas de relevância, escolhas e assuntos de sua época. 19º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.) APRENDER A APRENDER

44 19º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.) APRENDER A APRENDER Investigar, pensar criticamente e adquirir conhecimento. Tirar conclusões, tomar decisões embasadas, aplicar o conhecimento adquirido a novas situações e gerar novos conhecimentos. Compartilhar conhecimento e atuar de modo ético e produtivo. Buscar aprimoramento pessoal e estético. Fonte:http://www.maxpressnet.com.br/e/arbeit/aprendizseculo pdfhttp://www.maxpressnet.com.br/e/arbeit/aprendizseculo pdf

45 19º Fórum Gaúcho pela Melhoria... (cont.) APRENDER A APRENDER Quando a porta da biblioteca fecha, ela priva o cidadão do direito à informação e à leitura. E o mais triste é quando ela se fecha para uma comunidade, pois um povo que não tem acesso à informação vai perdendo os seus objetivos e significados de vida. (MORO; ESTABEL, 2009).

46 REFERÊNCIAS ASSMANN, Hugo. A Metamorfose do Aprender na Sociedade da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15, maio/ago ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE BIBLIOTECAS. Parâmetros para o Aprendiz do Século 21. Disponível em: BOTELHO, Paulo. O Analfabetismo Funcional Disponível em: BRASIL. Plano Nacional do Livro e Leitura. Disponível em: INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. School Library Manifesto. Disponível em:. Acesso em: 25 nov CARRASCOSA, José Luis. Comunicación: de la Sociedad de la Información a la Sociedad de la Comunicación. Madri: Ed. Arcadia, CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. Trad. Roneide Venâncio Majer. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, V.1. COUTINHO, C. P.; BOTTENTUIT Jr, J. B. Blog e Wiki: os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0. In: Anais do IX Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE 2007), p ERIGLEIDSON, J. O que é WEB 2.0. Disponível em: FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS. Modelo Flexível para um Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares. Brasília: Comissão Brasileira de Bibliotecas Públicas e Escolares/FEBAB, P MORO, Eliane L. da S.; ESTABEL, Lizandra B. O Encantamento da Leitura e a Magia da Biblioteca Escolar. In: Educação em Revista, Porto Alegre, v.7, n.40, p.30, out ____________. O Processo da Leitura na Família, na Escola e na Biblioteca através das Tecnologias de Informação e de Comunicação e a Inclusão Social das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Disponível em: RIO GRANDE DO SUL. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em:. ____________. Lei nº 8.744, de 09 de novembro de Disponível em: Acesso em: 25 nov http://www.estado.rs.gov.br/welcome.php

47 OBRIGADA Profª Eliane Moro Profª Lizandra Estabel –


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