A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ANALFABETISMO FUNCIONAL E PROJETOS DE LEITURA Eliane L. da Silva Moro- CRB10/881 Lizandra Brasil Estabel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ANALFABETISMO FUNCIONAL E PROJETOS DE LEITURA Eliane L. da Silva Moro- CRB10/881 Lizandra Brasil Estabel."— Transcrição da apresentação:

1 FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ANALFABETISMO FUNCIONAL E PROJETOS DE LEITURA Eliane L. da Silva Moro- CRB10/881 Lizandra Brasil Estabel – CRB10/1405

2 ANALFABETISMO FUNCIONAL Constitui um problema silencioso e perverso que afeta as empresas. Não se trata de pessoas que nunca foram à escola. Elas sabem ler, escrever e contar; chegam a ocupar cargos administrativos, mas não conseguem compreender a palavra escrita. Bons livros, artigos e crônicas, nem pensar! Computadores provocam calafrios e manuais de procedimentos são ignorados; mesmo aqueles que ensinam uma nova tarefa ou a operar uma máquina. Elas preferem ouvir explicações da boca de colegas. (BOTELHO, 2009)

3 ANALFABETISMO FUNCIONAL São pessoas com menos de quatro anos de escolarização; mas pode-se encontrar, também, pessoas com formação universitária e exercendo funções-chave em empresas e instituições, tanto privadas quanto públicas! Elas não têm as habilidades de leitura compreensiva, escrita e cálculo para fazer frente às necessidades de profissionalização e tampouco da vida sócio-cultural. (BOTELHO, 2009) Analfabetos funcionais: No Brasil: 70% da população economicamente ativa. No mundo: entre 800 e 900 milhões de pessoas.

4 Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2007) 19% livros: ao alcance de 1% da população19% livros: ao alcance de 1% da população 49% livros: ao alcance de 10% da população49% livros: ao alcance de 10% da população 66% livros: ao alcance de 20% da população66% livros: ao alcance de 20% da população 8% não tem nenhum livro em casa8% não tem nenhum livro em casa 4% tem um livro apenas4% tem um livro apenas

5 ANALFABETISMO FUNCIONAL Analfabetismo: palavra do português corrente que designa a condição daqueles que não sabem ler e escrever. termos illiteracy(séc.XVII) X literacy (séc.XIX) Literacy X alfabetismo: designa a condição de pessoas ou grupos que não apenas sabem ler e escrever mas que também utilizam a leitura e a escrita, incorporam-na em seu viver, transformando por isso sua condição. (SOARES, 1995).

6 ANALFABETISMO FUNCIONAL termo utilizado pela UNESCO, que o empregou na definição de alfabetização adotada em 1978 visando padronizar estatísticas e influenciar políticas educativas. Ideologia: qualificativo funcional como uma restrição da alfabetização a fins pragmáticos, especialmente relacionados à qualificação profissional ou como sua aproximação aos interesses de setores sociais pobres ou oprimidos e a projetos de transformação social. A mensuração e análise devem estar referenciadas a contextos específicos, pela ambigüidade do próprio conceito.

7 Desigualdade social; Analfabetismo e alfabetismo funcional; Falta de bibliotecas e livrarias; Desvalorização da Educação; Custo do livro; Ausência de mediadores de leitura. Dificuldades de acesso aos livros e à leitura

8 As políticas de leitura devem atender desde a criança ainda não alfabetizada até o ancião quase centenário que busca informação, incluindo também as Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs). (MORO; ESTABEL, 2009).

9 Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura (F. Melchionna) Objetivo: batalhar por políticas públicas de leitura e interligar ações e entidades vinculadas a leitura Lançamento: 24 de setembro de vereadores participantes

10 Leitura é... Comunicação e Interação; Acesso à informação nos diversos suportes; Acessibilidade; Inclusão.

11 BIBLIOTECA ESCOLAR: Missão A biblioteca escolar promove serviços de apoio à aprendizagem e livros aos membros da comunidade escolar, oferecendo-lhes a possibilidade de se tornarem pensadores críticos e efetivos usuários da informação, em todos os formatos e meios.

12 Biblioteca escolar é... essencial a qualquer tipo de estratégia de longo prazo no que respeita a competências à leitura e escrita, à educação e informação e ao desenvolvimento econômico, social e cultural.

13 Em uma sociedade que não lê, a conquista da leitura é o primeiro passo para a formação dos valores da sociedade, propiciando a participação social, compreensão do homem pelo homem, nível cultural, forma de lazer, formação e exercício da cidadania, entre outros. (MORO; ESTABEL, 2008)

14 Bibliotecário: deve promover ações culturais para que a biblioteca seja um espaço de promoção e estímulo à leitura; deve ser o mediador entre o livro, o texto e o leitor.

15 REFERÊNCIAS BOTELHO, Paulo. O Analfabetismo Funcional Disponível em: Disponível em: IFLA/UNESCO School Library Manifesto. Disponível em: MANIFESTO DA IFLA/UNESCO SOBRE BIBLIOTECAS PÚBLICAS. Disponível em: 1994http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm MORO, E. L. S., ESTABEL, L. B. O Processo da Leitura na Família, na Escola e na Biblioteca através das Tecnologias de Informação e de Comunicação e a Inclusão Social das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Disponível em: 331.

16 OBRIGADA!


Carregar ppt "FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ANALFABETISMO FUNCIONAL E PROJETOS DE LEITURA Eliane L. da Silva Moro- CRB10/881 Lizandra Brasil Estabel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google