Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Metodologia de trabalho EVT
Rui Madeira – Encontro Educação Arte e Escola
2
Como uma visita de estudo é ponto de partida para abordagem de quase todos os conteúdos da disciplina….
4
No ano 2010/11 foi feita uma visita de estudo ao Centro Cultural de Cascais, para conhecer e enquadrar o trabalho do pintor Nadir Afonso nos conteúdos a abordar na disciplina de EVT.
6
Problemática do sentido Codificações Imagem na comunicação
Conteúdos de ciclo Comunicação Problemática do sentido Codificações Imagem na comunicação
8
Espaço Relatividade da posição dos objectos Organização do espaço Representação do espaço
10
Estrutura Estrutura das formas Estrutura dos materiais Estrutura modulada
12
Forma Elementos da forma Relação entre a forma e os factores que a condicionam Valor estético da forma
14
Geometria Formas e estruturas geométricas no envolvimento Formas e relações geométricas puras Operações constantes na resolução de diferentes problemas – traçados geométricos
16
Luz/Cor Natureza da cor A cor no envolvimento Simbologia da cor
18
Material Origem e propriedades Transformação de matérias-primas Impacto ambiental
20
Medida Métodos Unidades de medida Instrumentos de medição
22
Movimento Tipos de movimento Produção de movimento Representação de movimento
24
Trabalho Relação técnicas/materiais Produção e organização Higiene e segurança
26
Fontes de energia – recursos energéticos Formas de energia
Transformação de energia
27
Foram realizados diversos exercícios a partir das pinturas do autor, salientando-se o preenchimento de secção de algumas obras e o seu inverso, bem como a utilização cromática e a estética como inspiração para: módulo/padrão, desconstrução e reelaboração de pinturas, ampliação e redução, criação de elementos visuais para decorações de Natal e de máscaras de Carnaval, com base na linguagem, ritmo, cor e estética de Nadir Afonso.
28
Ficou patente que a metodologia de trabalho se adapta à aprendizagem do nível de ensino, sendo possível abordar praticamente todos os conteúdos do ciclo.
29
"Estímulo para as artes e conteúdos escolares";
Como utilizar a arte na formação da criança
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.