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Funcionalismo: Fundação e Evolução – derivado de Darwin e Galton

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Apresentação em tema: "Funcionalismo: Fundação e Evolução – derivado de Darwin e Galton"— Transcrição da apresentação:

1 Funcionalismo: Fundação e Evolução – derivado de Darwin e Galton
Funcionalismo: Fundação e Evolução – derivado de Darwin e Galton. Concentra-se no funcionamento dos processos conscientes e não na estrutura ou conteúdo. Da Inglaterra para os EUA (XIX e XX): Zeitgeist americano pronto para aceitar a evolução e a atitude funcionalista. Prático, útil e funcional. Herbert Spencer ( ) - “nosso filósofo” (darwin), neurose aos 35 anos. Darwinismo Social – perfeição humana sem interferência na ordem natural das coisas. Individualismo e economia livre (sem interferência do governo). Mensagem compatível com o espírito individualista americano. Livre iniciativa, auto-suficiência, independência da interferência do estado. Fronteira oeste: quem não se adaptou não sobreviveu Filosofia sintética: conhecimento e experiência explicados através do evolucionismo. (forma da mente é resultado de esforços passados. Complexidade crescente faz parte do processo natural de evolução)‏ Evolução contínua das Máquinas: Censo de 1880, 7 anos para contabilizar – 2 anos , economia de 5 milhões. Cartões perfurados – IBM William James ( ) – o precursor da psicologia funcional. Considerado o segundo mais importante (wundt), principal americano. Interessado em assuntos “alternativos”. Mudou de área para filosofia. Influenciou a psicologia funcional. Família rica, viagens para europa, medicina (obrigado), biologia (não suportou o trabalho), depressão e sintomas. Epidemia de Neurastemia nos EUA: insônia, hipocondria, dores, erupções, cansaço nervoso, “colapso cerebral”. Americanite. (elixir). Motivação para psicologia: desespero

2 Flertes extra-conjugais (desejo beijar as pessoas)
Flertes extra-conjugais (desejo beijar as pessoas). 12 anos para escrever livro “The principles of psychology”. Muito sucesso e críticas de Wundt e Titchener. Posteriormente reconhecido como o principal filósofo americano. Os princípios da Psicologia: clareza rara em ciência, contra o objeto de wunt (elementos da consciência), alternativa para estudo da mente (funcionalista). Meta: estudo da adaptação dos seres humanos em seu ambiente. Consciência – função de guiar para sobrevivência. Destaques para o não racional. Objeto de estudo da psicologia: nova visão sobre consciência Fenômenos (experiência imediata) e condições (corpo e cérebro na vida mental) – noção de cérebro sobre a consciência é exclusivo de James. Ambiente natural da consciência é o corpo. Experiência consciente é apenas isso e não um conjunto de elementos. Introspecção sistemática não demostra a existência dos elementos (independente do treino)‏ Consciência como unidade, experiência total e cumulativa. Fluxo de consciência: contínuo e tentativa de reduzir a elementos pode distorcê-la. Desempenha função biológica (adaptar-se ao ambiente, escolher)‏ Métodos: introspecção (básico e imperfeito) experimental (pouco usado) e comparativo (animais, crianças, analfabetos, desequilibrados) – ampliou os métodos Ênfase no pragmatismo - “se funcionar é verdadeiro”, significado das idéias em suas conseqüências práticas Teoria das Emoções: polêmicas: emoção depois da reação. (Sem alteração física não existe emoção) – sentir medo e fugir? Ou fugir e sentir medo. Hábitos: facilitam execução de repetições e exigem menor atenção consciente Discordava da desigualdade funcional das Mulheres

3 Superioridade intelectual masculina (inatas) – hipótese da variabilidade (Darwin): machos demonstram maior variabilidade em desenvolvimento físico e habilidades mentais. Mulheres expostas à educação superior sofreriam danos físicos e emocionais. (risco a maternidade)‏ Helen Wooley ( ) – teste em 25 homens e mulheres: habilidade motora, limiares sensoriais, capacidade intelectual e traços de personalidade: não foram encontradas diferenças significativas. Diferenças insignificantes atribuídas aos fatores sociais e ambientais. Leta Hollingworth ( ) – funcionamento físico, sensorial e motor e habilidades intelectuais de diversos tipos de pessoas (crianças, estudantes universitários do sexo masculino e feminino e mulheres no período menstrual) – ciclo menstrual não interferiu no desempenho, desmentiu a hipótese da variabilidade. Desafiou o conceito de instinto inato da maternidade. (satisfação plena como mãe). Influências sociais e culturais impedem mulheres de serem mais ativas na sociedade. “ninguém conhece a melhor dona de casa” Fundação do funcionalismo: protesto contra Wundt e Titchener. Sem uma psicologia funcional única. Titchener fundou indiretamente (estrutural em oposição à funcional)‏ Escola de Chicago: John Dewey ( ) – crítica ao arco reflexo – um círculo e não arco. Estimulo e resposta como unidade. Análise do organismo inteiro e seu funcionamento no ambiente. James Angell ( ) – Como a mente auxilia o organismo a se adaptar ao seu ambiente. Presidente da APA em Três temas principais do movimento funcionalista Psicologia da operação mental (não elementos mentais) Psicologia das utilidades fundamentais da consciência (instrumento utilitário de adaptação para sobrevivência)‏ Psicologia das relações psicofísicas (mente corpo) sem fazer distinção entre mente e corpo. (todas funções)‏

4 Funcionalismo: Formato final: psicologia funcional a psicologia americana.(behaviorismo, gestalt e psicanalise limitadas). Atividade mental como objeto de estudo: memória, percepção, sentimento, imaginação, julgamento e vontade Função da atividade mental é aquisição, fixação, retenção, organização e avaliação das experiências e utilização para determinar a ação de uma pessoa. (adaptação) – ênfase em processos mentais e não em conteúdo da consciência. Métodos experimentais e introspectivos (controlado objetivamente). Estudo objetivo e foco no comportamento (ponte com o behaviorismo)‏ Críticas ao funcionalismo: Titchener e funcionalistas. Indefinição do termo “função” – atividade/processo ou utilidade. Atividade de Lembrar: função Função respiratória (utilidade para organismo)‏ Carr – sem inconsistência, interesse em ambas definições. Não era psicologia? (era justamente o protesto funcionalista). Equivoco no objetivo de aplicação (ciência básica X aplicada)‏ Contribuições: Da estrutura para a função – comportamento animal, complementar o método introspectivo – pesquisa fisiológica, testes mentais, questionários, descrições de comportamento.

5 Psicologia Aplicada: A Herança do Funcionalismo
Wundt: orientou vários psicólogos americanos da primeira geração. Zeitgeist americano influenciou a evolução para o funcinalismo. (estruturalismo não era prático, não lidava com o funcionamento da mente, não era aplicado aos problemas da sociedade). Cultura americana voltada ao prático. Psicologia aplicada: 1900 – 25% dos artigos. 3% sobre introspecção. Evolução da psicologia americana: – indiscutível liderança americana na área. (formação, laboratórios, universidades). O que fazer com tantos psicólogos? Influências econômicas: dificuldades financeiras na área experimental – laboratórios mal equipados. Solução valorizar a psicologia, aplicando-a. (educação)‏ Granville Stanley Hall ( ) – aluno de Wundt. Pioneiro na psicologia americana. Fundou a primeira revista. Reitor da Clark University. Ajudou na fundação da APA (american psychological association). Um dos primeiros a se interessar pela psicanálise. Apoio as mulheres e minorias raciais. Contribuiu mais com a psicologia educacional do que com a experimental. Utilizou muitos questionários. Adolescence (livro) polêmica em torno da sexualidade. A evolução e a teoria da recapitulação do desenvolvimento: desenvolvimento infantil como repetição da história da raça humana. (selvagem – racional). Chamado de Darwin da mente. James McKeen Cattel ( ): . Embaixador da psicologia (relação com outras ciências e práticas) testes para estudo dos processos mentais. Primeiro a ensinar estatística para analisar resultados experimentais. (sustento quantitativo – credibilidade aos dados). Concluiu que testes mentais (sensório-motores) não apresentavam validade para medir habilidade intelectual (base em pesquisa com universitários). Formou muitos psicólogos de peso

6 O movimento dos testes psicológicos: Alfred Binet (francês, rico e autodidata) discordava da abordagem de Galton e Cattell (sensório-motor para medir inteligência). Avaliação: memória, atenção, imaginação, compreensão. Teste de inteligência: 30 problemas em ordem crescente por nível de dificuldade (julgamento, compreensão e raciocínio). Conceito de “Idade Mental”. Trabalho mais aceitos nos EUA do que na França. 1916 – Lewis Terman desenvolveu o Stanford-Binet (utilizada até hoje) e adotou o conceito de Quociente de Inteligência (QI) – idade mental X 100 / idade cronológica. Primeira Guerra mundial e testes em grupo: necessidade de testes mais simples para avaliar recrutas. Exército Alfa e Beta (para analfabetos e de outras línguas). Ficha de dados pessoais – auto avaliação de sintomas nervosos. Protótipos para outros testes (aprovação 3 meses antes do final da guerra, 1 milhão de soldados avaliados). Resultado: psicologia venceu a batalha na guerra – se valorizar. 1920 – milhões de testes vendidos. Sistema educacional público baseado em resultados de QI Thomas Edison (inventor): crítico dos testes, inventou um teste (conjunto de perguntas) que desmoralizou os testes psicológicos. Idéias extraídas da Medicina e Engenharia: uso de terminologia e comparações: testes – termômetros, raios X. Escolas – fábricas de educação – desejo de aumentar a credibilidade da psicologia e dos testes Inteligência nas Diferentes Raças: Imigrantes com resultados baixos nos testes de QI (influência cultural e da língua). Recrutas com idade mental de 13 anos (população branca) Negros e latinos com QI inferior aos brancos. Leis para restringir imigração. Podem votar? Horace Mann Bond – diferença de QI atribuída ao fator ambiental e não hereditário 1994 – The Bell Curve – brancos mais inteligentes que negros

7 Contribuições das mulheres ao movimento dos testes: Goodenough – teste do desenho da figura humana. Anne Anastasi livros. Psicologia aplicada criou oportunidades de emprego para as mulheres. (trabalho de mulher). As manteve ainda excluídas da academia. Lightner Witmer ( ) Aluno de Cattell e Wundt. Inaugurou a psicologia clínica (1896). Interessado em tratar problemas de aprendizagem e comportamento das crianças (psicologia escolar). Clínicas de Avaliação Infantil – hiperatividade, dificuldades de aprendizagem, baixo desempenho motor e oral. Utilizava médicos, psicólogos e assistentes sociais. Percebeu que fatores ambientais contavam mais que os genéticos para os problemas. O movimento da psicologia clínica: Psychotherapy (1909) e Idéias de Freud – fundamentais para o avanço da área. Foram além dos limites de Witmer. Até 1940 era uma área menor na psicologia americana. Situação mudou com a guerra – tratamento de distúrbios de soldados e VA (administração de veteranos) 40 mil com problemas psiquiátricos e 3 milhões com demanda de orientação vocacional e pessoal. (VA é o maior empregador de psicólogos dos estados unidos)‏ Walter Dill Scott ( ) – Aluno de Wundt. Aplicou a psicologia à publicidade e negócios. Melhoria do mercado e ambiente de trabalho, motivação de funcionários e consumidores. Fundou a primeira consultoria de psicologia, ajudou na seleção de soldados. Consumidor influenciável pois não age racionalmente. Mulher mais sugestionável. Escalas de classificação e testes para seleção de funcionários. (não apenas inteligência, mas como emprega a inteligência). Não fundou escola, teorias e não teve discípulos Aplicou a psicologia. Movimento da Psicologia Industrial-Organizacional: pós guerra criou muita demanda para reorganização do trabalho e seleção de pessoal. Ergonomia, aplicada na área militar e industrial. Aspectos sociais e psicológicos verificados como mais importante do que as condições físicas.

8 Musgenberg (1863–1916) – psicólogo alemão (viveu nos EUA)‏
Psicologia Forense (relação entre psicologia e lei) e a Testemunha Ocular – Musgenberg produziu trabalhos sobre prevenção ao crime, hipnose no interrogatório de suspeitos e aplicação de testes mentais para detectar culpados e sobre a honestidade questionável da testemunha ocular. Psicoterapia – Discordava de Freud – doença mental como problema de desajuste comportamental e não por conta de conflitos inconscientes. Psicologia industrial – eficácia, produtividade e satisfação – seleção de melhores trabalhadores de acordo com suas habilidades. Também não formulou teorias, nem fundou escolas. Psicologia Aplicada nos EUA: Mania nacional Guerras deram destaque para psicologia Crença que o psicólogo pode resolver tudo (crises, profissão, produtos) 1930 – depressão – psicologia se tornou alvo. Sacrificou a base científica em nome da popularidade e prosperidade dos próprios psicólogos Segunda Guerra: novo impulso para a psicologia aplicada Comentários: Do estruturalismo para o funcionalismo e aplicação Darwin, Galton (diferenças individuais) Cultura americana voltada a praticidade e utilidade Mudança do conteúdo para função nos laboratórios James, aplicações da psicologia, os testes Fatores socioeconômicos e o poder da guerra


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