A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 4 – Monitoração de Radiação Profº. Raphael de Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 4 – Monitoração de Radiação Profº. Raphael de Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 4 – Monitoração de Radiação Profº. Raphael de Oliveira

2 Detectores de radiação: o que são? São dispositivos que tem por finalidade detectar, identificar e quantificar a presença de radiação em um determinado meio de interesse. Esta detecção é feita por um sistema sensível a radiação. Interação da radiação e outro sistema que quantifica e, dependendo da energia quantificada, identifica o tipo de radiação emitida ou o átomo que está emitindo radiação no momento. monitor de radiaçãoA integração entre um detector e um sistema de leitura (medidor), como um eletrômetro ou a embalagem de um detector é chamado de monitor de radiação.

3 Finalidade: Em um acidente nuclear, por exemplo, são usados os detectores de radiação para identificar o tipo de radiação emitida e para identificar o agente emissor, a fim de tomar as medidas cabíveis de proteção radiológica

4 Finalidade: Em levantamentos radiométricos de rotina, são utilizados para monitorar a quantidade de radiação espalhada e, assim, ter certeza de que estes níveis estão em conformidades com os limites estabelecidos.

5 Finalidade Finalidade: Em serviços de radiodiagnóstico, é utilizado para controlar a quantidade de radiação recebida pelos funcionários ocupacionalmente expostos, a fim de controlar os níveis permitidos e promover a preservação da saúde.

6 Tipos de Detectores Detectores a gásDetectores a gás CintiladoresCintiladores Dosímetros integradoresDosímetros integradores

7 Detectores a gás A radiação interage com o gás nobre colocado dentro da câmara, ionizando-o e produzindo pares de íons os elétrons resultantes formam pequenos impulsos elétricos Impulsos são contados por um instrumento denominado eletrônomo.

8 Detectores a gás Câmara de ionização Geiger Müller Detectores do estado sólido

9 Detectores cintiladores A radiação interage com um tipo de cristal, geralmente Iodeto de Sódio; ocorre a emissão de fótons de luz, que são convertidos em sinais elétricos e, posteriormente contados São geralmente utilizados em gama - câmaras para exames de Medicina Nuclear.

10 Detectores cintiladores

11 Dosímetros integradores Indicar a exposição e a quantidade de radiação recebida por um indivíduo, isto é, a dose absorvida a que um indivíduo foi submetido; A radiação interage com películas radiográficas que, são acomodadas em compartimentos próprios. São sensibilizadas, de acordo com a quantidade de radiação, de tal forma que a detecção é feita pela densidade ótica na emulsão fotográfica.

12 Dosímetros integradores


Carregar ppt "Aula 4 – Monitoração de Radiação Profº. Raphael de Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google