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CAT.

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Apresentação em tema: "CAT."— Transcrição da apresentação:

1 CAT

2 CONHECER ANALISAR E TRANSFORMAR a realidade do campo.

3 EQUIPE: Alanna Trabuco Clariana Jesus Léa Cristina Maria Auxiliadora
Taciana Galba

4 O que é o CAT? É um projeto de Educação do Campo que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável no sertão da Bahia.

5 HISTÓRICO Teve início em 1994, e busca a melhoria da qualidade de ensino através da formação de professores das escolas municipais do campo e a definição de políticas públicas educacionais para a zona rural.

6 ATUAÇÃO O CAT atende atualmente 21 municípios, sendo eles: Araci, Barrocas, Cansanção, Candeal, Capim Grosso, Conceição do Coité, Nova Fátima, Ichú, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Santa Luz, Santo Estevão, Tucano e Valente.

7 COMO FUNCIONA O CAT O projeto é desenvolvido em parceria com a UEFS, prefeituras municipais, entidades da sociedade civil e com o MOC (Movimento de Organização Comunitária). Essa parceria demonstra que o Poder Público e a sociedade civil podem atuar juntos na construção de uma qualidade para o campo e que contribua para o fortalecimento da agricultura familiar e a construção do desenvolvimento sustentável.

8 Os professores e coordenadores participam de encontros intermunicipais de estudo, avaliação e planejamento de unidades letivas, oficinas e seminários temáticos nos municípios, nos quais produzem o próprio material didático adequado à realidade da escola, do município e da região.

9 O MOC “O MOC - Movimento de Organização Comunitária é uma organização não governamental sediada em Feira de Santana, Bahia, que busca contribuir para o desenvolvimento integral, participativo e ecologicamente sustentável do semi-árido baiano e desenvolve ações estratégicas nas áreas de educação do campo, fortalecimento da agricultura familiar, água e segurança alimentar, criança e adolescente, gênero, comunicação e políticas públicas ::”

10 O MOC tem por missão “contribuir para o desenvolvimento integral, participativo e ecologicamente sustentável da sociedade humana, através de capacitação, assessoria educativa, incentivo e apoio a projetos referenciais, buscando o fortalecimento da cidadania, a melhoria da qualidade de vida e a erradicação da exclusão social.”

11 “O MOC tem como público prioritário de suas ações órgãos paritários de gestão, como Conselhos de Políticas Públicas, trabalhadoras e trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares, pequenos produtores urbanos, professores rurais, excluídos dos meios de produção, organizações populares, crianças e adolescentes em situação de risco social.”.

12 REFERENCIAL TEÓRICO DO CAT
Fundamenta-se na educação problematizadora, libertadora, e promotora da transformação social de Paulo Freire, e no ensino de ciências contextualizado, problematizado, integrado e interdisciplinar.

13 METODOLOGIA Apoiada nas idéias de Paulo Freire, é desenvolvida no trinômio conhecer, analisar e transformar, que leva as crianças a conhecerem a realidade do seu entorno, refletir e criar conhecimentos a partir dela para buscar, com a família e a comunidade, formas de transformá-la.

14 ENTENDENDO O CAT Conhecer e criar condições de valorização do campo;
Analisar e criar condições de desenvolvimento crítico do aluno, de sistematizar e ampliar conhecimentos adquiridos; Transformar objetiva essa interferência especifica da escola na comunidade através da interação do professor, alunos e pais)

15 Dificuldades encontradas pelo CAT
Pouco envolvimento das prefeituras municipais em relação a questão da Educação do Campo; Controle social quase inexistentes, secretarias municipais pouco atuantes, que desconhecem as especificidades da Educação do Campo e o seu papel na definição das políticas e de como a educação pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da região; Inexistência de planos municipais de formação continuada para professores do campo, como está previsto nos artigos 12º e 13º das Diretrizes Operacionais.

16 Inovação e resultados obtidos pelo CAT
Melhoria da auto-estima dos alunos, pais e educadores, além da valorização da vida no campo; Censo agropecuário com devoluções dos resultados e busca de soluções a partir dos conhecimentos produzidos;

17 Recomposição e preservação ambiental com o plantio de hortas e árvores frutíferas que contribuirão para a renda e melhorarão a dieta da família; Mudanças na comunidade em relação a qualidade da colheita, da água, d vida das pessoas e das relações sociais;

18 Referências BAPTISTA, F. Mª. C. & BAPTISTA, N. de Q. (org.). Escola Rural: uma experiência, uma proposta. Feira de Santana: Ed. Arte e Movimento, 1999. Boletins A Voz do CAT (19 números com textos das crianças e dos professores). Feira de Santana: 1995 a 2003.


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