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O Papel Estratégico da TI

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Apresentação em tema: "O Papel Estratégico da TI"— Transcrição da apresentação:

1 O Papel Estratégico da TI
Palestrante: Wander Cunha Diretor Executivo Stefanini Business Services

2 “A essência da estratégia da informação é transformar o fardo do crescimento acelerado dos dados em oportunidades de negócio A organização empresarial tem de ser reconstruída em torno do objetivo de gerenciar informações de forma produtiva” Walter Wriston CEO Citicorp (1967 a 1984)

3 Relação do Negócio com a TI
ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO

4 NEGÓCIO Relação do Negócio com a TI ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO PROCESSOS DE

5 NEGÓCIO Relação do Negócio com a TI ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO PROCESSOS DE
ARQ. DE INFORMAÇÃO E DADOS

6 NEGÓCIO Relação do Negócio com a TI ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO PROCESSOS DE
ARQ. DE INFORMAÇÃO E DADOS ARQ. DE INFRA DE TI

7 Alinhamento entre Negócios e TI
Relação do Negócio com a TI Negócios ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO Alinhamento entre Negócios e TI PROCESSOS DE NEGÓCIO ARQ. DE INFORMAÇÃO E DADOS ARQ. DE INFRA DE TI Tecnologia Desafios do CIO

8 Negócio necessita TI propõe TI entrega

9 E os requisites que não foram escritos?

10 Pressa x Velocidade

11 Não existe ITIL para áreas de negócio

12 Por que a TI se torna cada vez mais importante para o negócio?

13 Eficiência

14

15 Processos Estruturados
Repetitivos Funcionam sempre da mesma forma Pode ser feito por computadores EX: ERPs, Processos Industriais Processos Não Estruturados Dependem de pessoas Resultados diferentes a cada execução Necessitam de colaboração EX: Vendas, Marketing

16 BPM + BRM + ECM, integrados aos sistemas existentes
IBO - Um estilo de trabalho no qual tecnologias de colaboração e análise são integradas às atividades operacionais da empresa BPM + BRM + ECM, integrados aos sistemas existentes BPM, ACM Big Data, BRM Painéis de Gestão à Vista BPM BPM + BRM + ACM

17 O mundo está se tornando digital

18 Cadeia de Valor Tradicional

19 Cadeia de Valor Digital
Os clientes usam produtos digitais e serviços para atingir seus objetivos Cadeia de Valor Digital Empresas devem participar do ecossistema para entregar valor a seus clientes

20 Que nível de impacto a tranformação Digital terá sobre as seguintes funções nos próximos 24 meses?
(8,9 ou 10 em uma escala de 1 –[nenhum impacto ] a 10 [enorme impacto] Marketing 63% eBusiness ou eCommerce 63% TI 63% Vendas 44% Linha de operações de negócios 30% Pesquisa e desenvolvimento (P&D) 29% Recursos Humanos 20% Finanças 16% Manufatura 14% Base: 1,254 executivos em empresas com 250 ou mais empregados Fonte: Forrester/Russell Reynolds 2014 Digital Business Online Survey

21 Os produtos se transformam em serviços

22 4. Os produtos se transformam em serviços
A tecnologia suporta a transformação dos produtos em serviços

23 Os produtos se tornam parcialmente digitais

24

25 Como foi por um longo tempo
Oooh eu amo essa música! Vamos ouvir de novo PARA! Você deve pagar Peter Grant – IBRS July

26 Como era em 1999 Passe livre! Vamos lá!
Ei! Cadê os $ 17,99 que normalmente me são pagos para um CD?! Ei! Cadê os 23 centavos que normalmente me são pagos para um CD?! Peter Grant – IBRS July

27 Como é agora Isso será 99 centavos por música, por favor!
Isso será $ por mês, por favor! Propaganda, seu vídeo será carregado em ! Ingressos do Show! Compre logo enquanto estiverem baratos! Só $ a unidade Peter Grant – IBRS July

28 Blockbuster Video

29 Transformação do mercado de trabalho
Peter Grant - IBRS

30 O Risco Cibernético

31 Não pense que é imune

32 Empresas não estão preparadas
"Avaliando a prontidão digital da sua organização, o quanto você concorda com as seguintes afirmações? (8,9 ou 10 em uma escala de 1 –[discordo completamente] a 10 [concordo totalmente] Nosso CEO define uma visão clara de digital do nosso negócio 21% Temos as pessoas certas para definir a nossa estratégia digital 21% Nós temos a tecnologia necessária para executar a nossa estratégia digital 19% Temos as pessoas e as competências necessárias para executar a nossa estratégia digital 15% Temos os processos necessários para executar a nossa estratégia digital 14% Base: 1,254 executivos em empresas com 250 ou mais colaboradores Fonte: Forrester/Russell Reynolds 2014 Digital Business Survey

33 A nova geração de profissionais muda tudo

34 E também mudam as expectativas com relação à área de TI
TI como diferencial estratégico para o crescimento Valor Estratégico da TI TI como área de Suporte Maximização do Valor Trusted Advisor Eficiente em custos e performance Agilidade na resposta Orientada ao negócio Redução de Custos Profefdor de tecnologia Trouble-shooter Tempo Fonte: Baseado em Next Generation IT Operating Models / January 2015 KPMG

35 Um Novo Modelo de Operações
Clientes e Parceiros interessados no Negócio Oportunidades Soluções Solution Delivery Ofertas Serviços Service Delivery Provedores de Serviços e.g. Saas, software, network, technology Funções da Organização de TI Componentes do modelo operacional Processos Organização Governança Tecnologia Fornecimento & Localização Gestão de Desempenho Competências Entender as necessidades do negócio. Aconselhar sobre inovação e tecnologia oportunidades de capacitação. Facilitar correspondentes às necessidades de negócios e opções de serviço Broker Monitorar e descobrir oferta nova e evoluindo serviço. Avaliar os serviços disponíveis e o valor potencial. Integrar dados e serviços a partir de fontes internas e externas. Gerenciar Arquitetura de Integração, ferramentas e métodos. Integrador Fonte de Serviços Gerenciar a integração de serviços e desenvolvimento de soluções. Gerenciar a entrega de solução (performance, custo e qualidade) Certifique-se de obrigações de empresas atendidas e ativos protegidos. Orquestrador Monitorar e gerenciar o serviço de desempenho, custo e qualidade. Coordenar toda a prestadores de serviços e resolver problemas Fonte: Baseado em Next Generation IT Operating Models / January 2015 KPMG

36 Por onde começar? A TI tem que ser vista como uma empresa transparente e competitiva Adote o processamento em nuvem Reforce a função de BRM (Business Relationship Manager) Invista em P&D Faça da gestão de talentos uma prioridade

37 A “Janela” está aberta Estar preparado para fazer parte da transformação digital é o caminho para liderança

38 Obrigado. 


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