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Empreendimentos Internacionais – Aula X Métodos de Negócios Internacionais III Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. Ms Métodos de Negócios Internacionais.

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1 Empreendimentos Internacionais – Aula X Métodos de Negócios Internacionais III Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. Ms Métodos de Negócios Internacionais III Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. Ms

2 Empreendimentos Internacionais X Fusões de Empresas É um tipo especial de aquisição em que duas empresas se juntam para formar uma empresa nova e maior (CAVUSGIL, 2009) União de duas ou mais empresas que formam uma única empresa, geralmente sob o controle administrativo da maior ou mais prospera (ROSSETTI. 2001) Ocorre quando os ativos duas empresas com tamanho semelhante são combinados A fusões podem ter o efeito de aumentar (ou diminuir) o nível de concentração num setor (Monopólio) Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. Ms

3 Empreendimentos Internacionais X Categorias de fusões Categorias Fusão verticalUma empresa adquire antigos fornecedores ou clientes Fusão horizontalUma empresa adquire um antigo concorrente Fusão de extensão de produtoUma empresa ganha acesso a produtos complementares Por meio de uma aquisição Fusão de extensão de mercado Uma empresa ganha acesso a mercados complementares por meio de uma aquisição Fusão de conglomeradoNão existe relação estratégica entre uma empresa compradora e uma empresa alvo. Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. Ms

4 Empreendimentos Internacionais X Razões para realizar fusões e aquisições Vantagens %Razões 59 Motivadas por razões vinculadas ao mercado: Aumento de participação; Aquisição de marcas; Penetração de novos mercados 11,7 Razões relacionadas a ganhos de escala 9,1 Questões ligadas ao preço 1,3 Questões ligadas à tecnologia 18,9 Outros Fonte: Barros, Souza Steuer, 2003, p. 23 Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. Ms

5 Empreendimentos Internacionais X Razões pelas quais empresas podem querer realizar estratégias de fusões Para reduzir custos de produção ou distribuição por meio de : 1.Economias de escala 2.Integração vertical 3.Adoção de tecnologia mais eficiente de produção ou organizacional 4.Maior utilização das equipes gerenciais das empresas 5.Redução de custos de agência trazendo ativos específicos da organização para propriedade comum Motivos Financeiros: 1.Ganhar acesso a benefícios fiscais subutilizados 2.Evitar custo de falência 3.Aumentar oportunidade de alavancagem 4.Ganhar outra vantagens fiscais Para ganhar poder de mercado em mercados de produtos Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. Ms

6 Ondas Características de Fusões A grande Onda de Fusões( 1887-1904) Iniciada com a recuperação da depressão mundial de1883, perdurou até a depressão de 1904. Teve como características predominantes as grandes transformações nos transportes, comunicações, tecnologias de manufatura;competição e instituições legais, com consolidações nas indústrias de petróleo, aço, tabaco e outras áreas básicas,além da formação de grandes monopólios. Movimento nas Fusões(1916-1929) O boom do mercado de capitais ajudou os investidores financeiros a consolidar firmas em vários setores, como o de serviços de utilidade pública (elétrico e de gás), o de comunicações e o automobilístico. As fusões de várias empresas em uma única companhia não foram mais permitidas por leis anti-truste. Esta onda apresentou mais fusões por integração vertical e diversificação do que a precedente. Foi caracterizada por fusões que visavam o poder de oligopólio, enquanto a onda precedente caracterizou-se por fusões que objetivavam o monopólio (STIGLER, 1950). Empreendimentos Internacionais X

7 Onda Características A onda de Fusões de Conglomerados (Década de 60) Predominaram as fusões que visavam à diversificação, do tipo conglomerado, com a união de diferentes atividades,como uma resposta às maiores restrições às fusões horizontais e verticais introduzidas pelas alterações nas leis antitruste em 1950. Durante os anos 60, as aquisições foram influenciadas pelo boom do mercado de capitais e encorajadas por inovações nos mecanismos financeiros. Grande parte das F&As desta onda fracassaram porque, via de regra, a produção em conglomerado falha na alocação de recursos e no controle de suas subsidiárias, por ignorar o princípio fundamental de Adam Smith, de que a especialização aumenta a eficiência e a produtividade (TRICHES, 1996). Empreendimentos Internacionais X Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. Ms

8 Ondas Características A onda dos Anos 80 Caracterizada pela expansão empresarial devida não a investimentos em novas plantas ou na própria firma, mas sim à aquisição de outras firmas, em razão de o baixo valor das ações no mercado de capitais tornar a aquisição mais barata do que novos investimentos. O crash da Bolsa de Nova York em outubro de 1987 possibilitou às firmas estrangeiras comprar firmas americanas, o que resultou em uma explosão de aquisições hostis. Além disso, essa onda apresentou um grande número de transações entre firmas de mesmo porte,diferentemente das demais, nas quais predominaram as negociações entre firmas de portes desiguais. Novamente, inovações nos mecanismos financeiros contribuíram para aumentar o número de tentativas de takeovers. O boom das F&As dos anos 80 na economia norte americana visava principalmente à expansão internacional das grandes corporações multinacionais, enquanto nos anos 90 esta atividade pode ser vista como uma adequação inteligente a ambientes de negócios em constante mutação, adequação determinada por mercado em retração, reformas governamentais e mudanças tecnológicas (TRICHES, 1996). Empreendimentos Internacionais X Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. Ms

9 Ondas Características A onda do século XXI O movimento em “ondas” das F&As, caracterizados por épocas de concentração das operações. Promover o aumento do market share. Entrar em novos mercados ou ter acesso a novos canais de distribuição. Obter novos produtos. Exercer inovações e descobertas em produtos ou tecnologia para reduzir prazo e custo do produto e melhorar a qualidade. Reduzir o número de competidores. Capitalizar em razão de mudanças na política e nas regras. Fortalecer a reputação e a imagem ou aumentar a credibilidade. Manter a paz na empresa com ambiente externo de mudanças Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. Ms Empreendimentos Internacionais X

10 Resumo de um processo de F&As: Integração entre as fases: Motivação do negócio Escolha da empresa alvo Avaliação do negócio Estruturação do negócio Forma de pagamento Pós- aquisição Pós- aquisição Motivação do negócio Escolha da empresa alvo Avaliação do negócio Estruturação do negócio Forma de pagamento Pós- Aquisição Tempo Empreendimentos Internacionais X Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. Ms

11 Negócios Internacionais X Fases de um processo de Fusão: a.Seleção e avaliação das possíveis aquisições ou fusões, possibilitando a escolha da empresa; b.Processo de negociação; c.Integração pós-fusão ou aquisição; Desde o início das transações de fusões e aquisições as grandes questões são: “o que fazer para diminuir o sofrimento desse processo” e o que fazer para que as diferenças culturais contribuam de forma positiva, agregando valor ao negócio. Grau de aculturamento: 1.Assimilação cultural – ocorre quando uma empresa absorve outra, ou seja, existe uma cultura dominante. 2.Mescla cultural - a cultura é mesclada de forma equilibrada, ou seja, existe uma convivência das culturas sem dominância de uma delas. 3.Pluralidade de culturas – “ as diferentes culturas passam a coexistir. Não existe uma situação melhor ou pior” Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. Ms


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