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O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.

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1 O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane de Oliveira Machado INTRODUÇÃO A presente pesquisa tem a finalidade de mostrar o perfil do aluno (a) da EJA do Município de São S. do Caí,situado na parte central da cidade, no período correspondente ao segundo semestre de 2009. Sendo assim, revelar aspectos relevantes que fazem parte do seu contexto identificando as características dos sujeitos que frequentam a EJA, quais as dificuldades e realidades encontradas por eles e qual o seu contexto social, cultural e cognitivo. Enquanto sujeitos de múltiplas aprendizagens e, que motivos são gerados para que se tornem um aluno da EJA RESULTADOS Do total de entrevistados a maioria é composta por solteiros que não trabalham, não possuem moradia própria, são natural e moram em S.S. do Caí A maioria era composta por pessoas que assistem e obtêm informações através da TV, não executam atividades físicas, frequentam uma vez por semana igrejas/bares/shows, são católicos, possuem assistência médica e querem ser eles mesmos com uma vida melhor. A maioria aprendeu a ler e a escrever com sete anos. Os momentos de leitura e escrita se reduzem à escola onde utilizam livros didáticos e produzem textos escolares.Eles apontam as dificuldades como motivo na interrupção dos estudos, mas afirmam que são incentivados a estudar pelos amigos e pela família optaram pela escola por ser a única que oferece a EJA e por ter melhor acesso. Não souberam informar em que nível se encontram nos estudos e, um dos motivos de frequentarem a escola é a equipe diretiva e os professores. Relataram que a disciplina que mais gostam é de Inglês e que ser um bom professor é explicar bem e ter paciência com os alunos e que ser um bom aluno é ter disciplina. Para a realização deste trabalho evidenciou-se o uso de um questionário dividido em três blocos (demográfico, cultural e cognitivo) e em cada bloco com uma média de doze perguntas, sendo essas direcionadas aos alunos da EJA. Através desta mostragem é possível visualizar os educandos que frequentam a EJA, quais seus objetivos valores, linguagem e pensamento sendo grupos com baixa auto-estima, sem motivação, não possuem autonomia o que faz possuidores de senso comum e não críticos pelo tipo de informação a que estão acostumados, não possuem um linguagem mais expressiva ou seja na sua maioria não reflexiva. . A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade específica da Educação Básica que se propõe a atender a um público ao qual foi negado o direito à educação durante a infância e/ou adolescência seja pela oferta irregular de vagas, seja pelas inadequações do sistema de ensino ou pelas condições socioeconômicas desfavoráveis. Sendo assim, a EJA é forma de reparar as oportunidades para que, seus freqüentadores se tornem cidadãos com oportunidades mais dignas e igualitárias, contribuindo desta forma para o registro de ações educacionais transformadoras dentro de uma visão social. Concluímos com este trabalho que a evasão nos bancos escolares ainda acontecem pela falta de sintonia entre escola e alunos e por não considerar a heterogeneidade desse público, quais seus interesses, suas identidades, suas preocupações, necessidades, expectativas em relação à escola, suas habilidades, enfim, suas vivências. Desta forma é importante para a construção de uma proposta pedagógica que sejam consideradas suas especificidades. É fundamental perceber quem é esse sujeito com o qual lidamos para que os conteúdos a serem trabalhados façam sentido, tenham significado, sejam elementos concretos na sua formação, instrumentalizando-o para uma intervenção significativa na sua realidade de vida." (Oliveira, 1999, p.1.) Refletir sobre como esses jovens e adultos pensam e aprendem envolve, portanto, transitar pelo menos por três campos que contribuem para a definição de seu lugar social “(..)A condição de “não-crianças”, a condição de excluídos da escola e a condição de membros de determinados grupos culturais. (OLIVEIRA, 1999, p. 60)” Na prática pedagógica da EJA é preciso ser levada em consideração os processos de aprendizagem e aquisição de conhecimento dos adolescentes e dos adultos, embora os adultos sejam visto com um diferencial dos adolescentes e crianças, pois estão inseridos no mundo de trabalhado e em contextos culturais diferentes. Logo, possuem uma visão mais crítica da leitura de mundo que, segundo o mesmo autor: “ Oliveira(1999,p.60): os educando da EJA apresentam certas habilidades e dificuldades em relação à aprendizagem e conseguem estabelecer maior reflexão sobre os processos de aquisição de conhecimento”. Referências: OLIVEIRA, Marta Kohl. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Set. / Out. / Nove. / Dez. 1999, n.12 ,p


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