A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROCESSO CRIATIVO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROCESSO CRIATIVO."— Transcrição da apresentação:

1 O PROCESSO CRIATIVO

2 O PROCESSO CRIATIVO “Criar” significa “dar existência”.
A esse respeito, cada frase que pronunciamos é um ato de criação, a escolha de dar a forma a um pensamento, de maneira a ser comunicado. Não importa se mil pessoas possam ter usado as mesmas palavras, ou palavras semelhantes, em outras épocas; nosso ato de criação é igualmente real.

3 O PROCESSO CRIATIVO Ao ler essas palavras você está exercitando a
criatividade; você faz com que imagens e idéias criem existência em sua mente. Você expressa criatividade em toda decisão que toma; seja na solução de um conflito, na organização de uma apresentação ou no preparo de uma refeição. O que quer que façamos, estamos promovendo uma mudança no mundo, propiciando a existência de novas formas.

4 O PROCESSO CRIATIVO Todo pensamento e toda ação por nós
realizados são uma expressão de criatividade. Estar vivo é criar. Roger Evans e Peter Russel

5 O PROCESSO CRIATIVO O homem é prisioneiro da sua forma de pensar
e dos próprios estereótipos sobre si mesmo. Sua máquina de pensar, o cérebro, foi programada para um mundo que desapareceu. Esse velho mundo caracterizava-se pela necessidade de lidar com coisas – pedra, ferro, madeira. O novo mundo caracterizava-se pela necessidade de administrar a complexidade. A complexidade é a própria matéria do mundo de hoje.

6 O PROCESSO CRIATIVO A ferramenta para lidar com a complexidade
é a ORGANIZAÇÃO. Mas nossos conceitos de organização pertencem ao velho mundo, muito menos complexo, e não ao mundo de hoje, bem mais complexo. Ainda menos adequados são eles para lidar com a próxima época de complexificação, num mundo de explosiva mudança. Stafford Beer

7 O PROCESSO CRIATIVO O processo criativo além de ajudar para que
a pessoa se ajuste a uma determinada situação, também faz com que ela se envolva com o planejamento e com a transformação de que está a sua volta, dando forças para que possa estar em contato permanente com o mundo, reagir, perguntar, trabalhar, ou seja, de provar e mostrar que está vivo e presente.

8 O PROCESSO CRIATIVO A criatividade deixou de ser um privilégio
das pessoas atualizadas, de quebra de paradigmas e de crescimento dos indivíduos. Sebastião Fernando Viana

9 O PROCESSO CRIATIVO Edward de Bono, 1994, considera que o
pensamento criativo interessa muito mais hoje que há 20 anos atrás. Fala-se muito a importância da criatividade em vários campos e o futuro reclama em pensar melhor e esse pensar exige criatividade e inovação, e considera que para sermos criativos precisamos ser livres de condicionamentos, de tradição e de história.

10 O PROCESSO CRIATIVO Usamos o mesmo programa mental há, pelo
menos 2400 anos, desde a Grécia Antiga. É o modo de pensar chamada LÓGICA científica, binária e linear. Ela estabelece que só há UMA resposta para cada pergunta. Foi assim que nos ensinaram nas Escolas: Que todas as regras têm exceções, mas que as exceções confirmam as regras. Onde, o que vale é a regra. Que o que foi cientificamente provado é sempre inquestionável. Que o que está escrito nos livros escolares está certo.

11 O PROCESSO CRIATIVO Tudo tem somente uma resposta certa. Tudo
tem começo, meio e fim. Ou sabemos a resposta certa ou não sabemos. Outras respostas ou outras alternativas diferentes estão erradas e, portanto, devem ser reprovadas. Foi assim que nos ensinaram a pensar. Este é o “PROGRAMA” determinista que está instalado no nosso cérebro e é esta maneira de pensar que nós temos levado para a vida profissional.

12 O PROCESSO CRIATIVO E nela, hoje, nos defrontamos com desafios que
a Escola não nos ensinou a resolver. Pedem que nós sejamos mais pró-ativos frente a mudanças, mais criativos, mais inovadores. COMO? Vamos mudar o programa? Será que é tarde demais para mudar o nosso modo de pensar? E. De Bono

13 O PROCESSO CRIATIVO Quem continuar pensando do mesmo
modo a que está acostumado a pensar, chegará, certamente aos mesmos resultados a que está acostumado a chegar. “Pensar é a tarefa mais difícil que existe, o que talvez explique por que tão poucos de nós a praticam”. Henry Ford

14 O PROCESSO CRIATIVO No mundo de hoje, onde os negócios
mudam continuamente a passos rápidos, são necessárias habilidades eficientes de pensamento para tomar decisões de maneira rápida e, o mais importante, eficaz. Para alcançar o sucesso, é preciso saber por que você pensa do modo como pensa e como usar suas habilidades naturais de pensamento.

15 O PROCESSO CRIATIVO Se você não mudar sua forma de pensar,
chegará às mesmas e velhas conclusões e tomará decisões administrativas comuns. Os trens têm que ir onde os trilhos os levam; não podem seguir rotas não planejadas. Da mesma forma, se você pensar sempre sobre os mesmos trilhos, provavelmente, chegará às mesmas conclusões. Mas, se usar um helicóptero em sua jornada, você não estará limitado aos “trilhos”.

16

17 O PROCESSO CRIATIVO Quando temos um problema, podemos
adotar uma abordagem analítica ou uma abordagem criativa para resolvê-lo. Cada processo tem seu valor.

18 O PROCESSO CRIATIVO O ciclo operacional: Boa parte do trabalho
administrativo é repetitivo e funciona dentro de um ciclo com procedimentos, regras e resultados conhecidos. “Se você fizer isso ... Vai acontecer aquilo.” Gastamos cerca de 98% de nossas vidas nesse ciclo de pensamento.

19 O PROCESSO CRIATIVO O ciclo criativo: Trata-se de dar um passo ao
desconhecido, de fugir dos padrões de pensamento. Gastamos em média 2% de nosso tempo neste ciclo. São esses 2% que podem desencadear uma enorme mudança. A criatividade está COBERTA (escondida, reprimida) pode ser resgatada. DES-COBRIR. Descobrir é olhar o que todo mundo olha e ver algo diferente.

20 O PROCESSO CRIATIVO Para DESENVOLVER a criatividade, nos
diz Sílvio Zilber, é necessário, antes, DES-ENVOLVER aquilo que a ENVOLVE, que é o programa daquela LÓGICA velha. Então, seria aconselhável que os indivíduos: Pensassem NÃO linearmente, mas em rede buscando conexões e sinapses novas e originais para dar respostas alternativas para seus desafios, coisa que o programa inicial não privilegiou.

21 O PROCESSO CRIATIVO O raciocínio em rede, que incorpora várias
técnicas, possibilita incluir mais de uma resposta para um desafio. Ele permite desenvolver alternativas originais e não lineares, de 2 maneiras: Sugerindo caminhos novos para otimizar resultados conhecidos; b) Gerando resultados novos quando os caminhos se tornam obsoletos.

22 O PROCESSO CRIATIVO 2) Continuar pensando linearmente é
válido para a maioria dos problemas, menos para a CRIATIVIDADE e a INOVAÇÃO. CRIAR? INOVAR? Desafio de todos nós. Você pode ser criativo e não ser inovador? Você pode ser inovador e não ser criativo?

23 O PROCESSO CRIATIVO Criatividade é o meio e inovação é o fim.
Criatividade é a idéia, a síntese da fantasia e a realização. Se ela não for avaliada, priorizada e realizada, será sempre apenas uma idéia. Se concretizada, tornou-se inovação.

24

25 O PROCESSO CRIATIVO Goleman em o Espírito Criativo: 2000, diz
que para a criatividade ter lugar, aquilo que fala em nosso interior deve cobrar vida em algo que é externo a nós. Assim quem buscar a criatividade em algo externo está buscando em lugar errado, porque o espírito criativo está dentro de cada um, esperando a hora de ser liberado, de ser libertado, de ser despertado.

26 O PROCESSO CRIATIVO Quando desperta, o espírito criativo e
inovador anima um estilo de ser, tornando a vida cheia de desejos de inovar, de explorar novas possibilidades, novas formas de fazer as coisas, de converter os sonhos em realidade. Este espírito está ao alcance de todos, detém a necessidade de provar, de explorar as novas possibilidades, e deixar as coisas um pouco melhor que antes.

27 O PROCESSO CRIATIVO Quando você adota um novo enfoque ao que
faz e este novo enfoque produz resultados, está sendo criativo, está inovando. Quando você vai além das maneiras tradicionais, rotineiras, quando busca respostas diferenciadas para antigos problemas e necessidades você está sendo criativo. A criatividade e inovação são parte de nossa vida diária, basta ter consciência para este processo.

28 O PROCESSO CRIATIVO Segundo Sebastião Fernando Viana, é a
maneira de sair de uma realidade (atual) e partir para uma situação desejada no futuro; portanto, é a habilidade de desenvolver a qualidade do pensamento. Através do processo criativo poderemos conseguir vislumbrar alternativas, opções e visões antes de chegarmos a uma decisão definitiva do que desejamos.

29 O PROCESSO CRIATIVO Na verdade, atua como se fosse um mapa de
uma estrada que estamos percorrendo e, nesse sentido, ajuda as pessoas a se transportarem em direção aos seus desejos, sonhos e objetivos. Em suma, permite que aqueles que o estão utilizando tenham a chance de aproveitar as oportunidades que se apresentam nos negócios, na sua profissão ou nas suas vidas pessoais.

30 O PROCESSO CRIATIVO Portanto, é uma maneira diferente de pensar;
já que não somos acostumados a pensar em nós mesmos como aptos a atingir os nossos sonhos e desejos. Com o apoio dessa habilidade poderemos conhecer e ultrapassar as barreiras que estão nos impedindo de atingirmos os nossos objetivos.

31 O PROCESSO CRIATIVO Todo e qualquer ser humanos, em maior ou
menor grau é criativo; a CRIATIVIDADE é algo intrínseco ao homem. Você nasce potencialmente criativo e desenvolve seu potencial no decorrer da vida. Sua CRIATIVIDADE poderá abrir inúmeras portas para você.

32 ETAPAS DO PROCESSO CRIATIVO
Trata-se de um verdadeiro paradoxo: a criatividade tem tudo a ver com a liberdade de pensamento, mas, para que ela ocorra, é essencial que haja uma estrutura. O ciclo pode ser visto como a seqüência de determinados passos. 1. Preparação 2. Incubação 3. Iluminação 4. Avaliação 5. Inovação

33 ETAPAS DO PROCESSO CRIATIVO
Preparação: é o primeiro passo na abordagem de um problema. Envolve o levantamento de informações, fontes, dados e opiniões. Neste momento, você deve obter a maior quantidade de informações possíveis.

34 ETAPAS DO PROCESSO CRIATIVO
2. Incubação: é permitir que toda a informação que você obteve passe para o seu subconsciente. É dar um tempo para absorver o que for mais importante. 3. Iluminação: “Ahá!” Os elementos se unem formando um novo padrão. Surgem novos insights, novas possibilidades. As respostas aparecem e as idéias são geradas.

35 ETAPAS DO PROCESSO CRIATIVO
4. Avaliação: testar idéias, aprimorá-las e refiná-las, além de lhes dar suporte. 5. Inovação: é aplicar idéias.

36 O QUE DEFINE UM PROFISSIONAL CRIATIVO?
Alguém dotado de curiosidade: por que está fazendo aquilo? Como seu trabalho irá repercutir nas outras áreas? 2. Inquietude: não se contentar em fazer apenas o que se espera dele. 3. Realismo: sai a campo, confronta-se com a realidade – esse choque acende a faísca para novas idéias.

37 OBSTÁCULOS À SUA CRIATIVIDADE
1º) Dificuldade em verificar a criatividade nos atos simples da vida, porque acreditamos que criatividade é algo próprio para cantores, pintores e demais artistas. 2º) A maioria de nós foi educado dentro de um processo educacional fragmentado, que não valoriza o valor pessoal e nem as experiências de cada pessoa.

38 OBSTÁCULOS À SUA CRIATIVIDADE
3º) Temos tendência de fugir do novo. 4º) Punimos os nossos erros, ao invés de tentarmos aprender com eles. 5º) Temos dificuldade de nos livrarmos das nossas “idéias velhas”.

39 CONHEÇA SEU POTENCIAL CRIATIVO
Lembre-se que este é um processo lento, que exige muita dedicação, mas a criatividade é como os músculos: quanto mais você treina, mais ela se desenvolve. 1º) Procure romper suas “verdades únicas”, por mais doloroso que isto seja para você. 2º) Procure aprender com seus erros, não fique martirizando a si próprio.

40 CONHEÇA SEU POTENCIAL CRIATIVO 3º) Valorize as experiências pessoais
daqueles que estão próximos de você. 4º) Desenvolva o hábito de leitura. 5º) Procure reciclar tudo o que você faz (tudo pode e deve ser melhorado). 6º) Amplie seus horizontes. Leia, com atenção a frase abaixo:

41 “Não é porque da sua janela você enxerga até o horizonte, que o
CONHEÇA SEU POTENCIAL CRIATIVO “Não é porque da sua janela você enxerga até o horizonte, que o mundo não continua depois dele”.

42

43


Carregar ppt "O PROCESSO CRIATIVO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google