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SEMEAR CIÊNCIA.

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Apresentação em tema: "SEMEAR CIÊNCIA."— Transcrição da apresentação:

1 SEMEAR CIÊNCIA

2 Projeto Semear Ciência
O projeto Semear Ciência visa divulgar temas importantes da Genética para o público. Por meio de cartazes espalhados pelas escolas, pretendemos motivar os alunos a conhecer mais profundamente sobre aspectos da Ciência que promovam valores importantes como, por exemplo, o respeito pela biodiversidade. O projeto, iniciou com o título “Diferentes, mas semelhantes”.  Nas fotografias, apresentamos a espécie humana e uma espécie diferente da nossa (chimpanzé, mosca e semente de arroz) e informamos, com destaque, o grau de similaridade genética entre esses seres  vivos.

3 Será que essas espécies tão diferentes apresentam algum grau de semelhança genética? Os estudos sobre o genoma humano nos mostraram inúmeras semelhanças entre o nosso material genético e o de outras espécies nem tão parecidas. Esses dados científicos não foram surpreendentes para os especialistas, pois vão ao encontro das ideias evolutivas que afirmam que todas as espécies compartilham ancestrais comuns, ou seja, apresentam algum grau de parentesco. Em 2014 foi lançado o primeiro hotsite da série, nele os visitantes poderão navegar e conhecer os trabalhos realizados.

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8 Temas, conceitos e objetivos de aprendizagem
Os cartazes da série "Diferentes, mas semelhantes" podem ser utilizados nas aulas de Biologia para engajar os alunos nos estudos sobre os seguintes conceitos fundamentais: Unidade e Diversidade: organismos tão diferentes quanto os apresentados nos cartazes apresentam o mesmo tipo de material genético. Além de funcionarem do mesmo modo em todas essas espécies, as sequências de nucleotídeos de alguns trechos desse material genético são exatamente idênticas. Continuidade da Vida: o DNA é a molécula que permite a diferentes espécies transmitir suas características para as gerações seguintes, garantindo as semelhanças ao longo das gerações. Mudanças ao longo do Tempo: a comparação das sequências de DNA das diferentes espécies permite, à luz da teoria evolutiva, estabelecer relações de parentesco entre espécies muito distintas.

9 Para desenvolver esses conceitos fundamentais, os professores podem se valer dos seguintes temas de estudo: Identidade dos seres vivos; Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética; A receita da vida e o seu código – tecnologias de manipulação do DNA; Diversidade da vida; Origem e evolução da vida.

10 As possibilidades de utilização desse material parecem, contudo, mais frutíferas se forem utilizadas no desenvolvimento das seguintes habilidades dos estudantes do Ensino Médio: Reconhecer o DNA como um polímero formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula; Reconhecer o significado da repetição de unidades para o papel desempenhado pela molécula do DNA; Reconhecer o emparelhamento específico entre as bases nitrogenadas que compõem o DNA; Relacionar a duplicação do DNA com a complementaridade das bases que o compõem; Reconhecer a existência de um código genético universal, por meio do qual a sequência de bases do DNA é traduzida em uma sequência de aminoácidos na proteína; Reconhecer relações de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos; Identificar e caracterizar as evidências da evolução biológica; Identificar os mecanismos geradores (mutação e recombinação) e os fatores orientadores (seleção natural) da grande variabilidade dos seres vivos; Identificar evidências do processo de evolução biológica.

11 Conversando sobre os cartazes
Antes de iniciar os estudos referentes a esses objetivos de aprendizagem, os professores podem afixar os três cartazes pelos corredores da escola. Depois de alguns dias, o professor pode perguntar se os alunos viram os cartazes e, em caso negativo, estimulá-los a procurar por eles pelas paredes da escola.

12 Na aula seguinte, os professores podem solicitar a opinião dos alunos sobre os cartazes:
Vocês encontraram os cartazes espalhados pela escola com o título "Diferentes, mas semelhantes"? Quais seres vivos eram apresentados nesses cartazes? Por qual motivo o título dos cartazes era "Diferentes, mas semelhantes"? O que estava escrito sobre esses seres vivos? Vocês já sabiam dessas informações? O que vocês acham disso que foi dito? Será que existe alguma semelhança entre o nosso DNA e o de uma alface? Mas alface tem DNA? Quais outros seres vivos possuem DNA? Existe algum padrão entre esses valores e as diferentes espécies comparadas? A partir dessas questões, o professor pode iniciar com seus alunos os estudos sobre o conteúdo desejado.

13 Análise e produção de cartazes
O professor pode solicitar aos alunos que analisem os cartazes e, a partir dessa análise, descrevam seus elementos comuns, ou seja, os elementos que aparecem em todos os cartazes. Por exemplo, todos os cartazes possuem um mesmo título. Todos os cartazes apresentam a fotografia de dois seres vivos diferentes, sendo um deles sempre a espécie humana. Uma porcentagem é apresentada em todos os cartazes com o grau de similaridade do DNA desses seres vivos. Um texto que compara essas espécies é apresentado em todos os cartazes. Depois dessa análise, o professor pode solicitar que os alunos elaborem um cartaz sobre outros seres vivos nesse mesmo formato, ou seja, apresentando os mesmos elementos listados anteriormente. Dentre as espécies que podem ser comparadas, sugerimos algumas com as porcentagens conhecidas:

14 Instituto Ciência Hoje
Instituto Ciência Hoje é responsável pelas revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje para Crianças. Em seu website, é possível realizar uma busca por artigos relacionados ao sequenciamento de genoma. Revista Pesquisa FAPESP revista Pesquisa FAPESP é um veículo de divulgação científica que apresenta o trabalho de muitos pesquisadores do Estado de São Paulo. Em seu website, é possível localizar inúmeros textos sobre o genoma.

15 Revista ComCiência pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da UNICAMP, a revista apresenta, a cada edição, uma temática diferente. Nos volumes a seguir, o genoma da espécie humana e de outros organismos são discutidos. Doce Genoma - Nº 02 - Julho Projeto Genoma - Nº 11 - Julho Patrimônio Genético - Nº 41 - Abril 2003 Genética Humana - Nº 73 - Fevereiro 2006

16 Revista Genética na Escola
A revista Genética na Escola apresenta inúmeras sugestões didáticas e materiais de referência para o Ensino de Biologia. Mantida pela Sociedade Brasileira de Genética, a sua publicação é semestral. DNA desde o começo lio/dna/A tradução do material "DNA from the Beginning", produzido pelo Cold Spring Habor Laboratory, apresenta as bases conceituais da genética clássica e da biologia molecular.

17 Sequenciaram o genoma humano... E agora?
Lygia da Veiga Pereira - Editora ModernaA professora do Instituto de Biociências da USP, Lygia da Veiga Pereira, detalha as bases conceituais do sequenciamento do genoma humano. Introdução ilustrada à Genética (com muito humor) Larry Gonick e Mark Wheelis - Editora HarbraPor meio de uma divertida história em quadrinhos, é possível aprender aspectos básicos da genética e da biologia molecular.

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21 Conversando sobre os cartazes
Antes de iniciar os estudos referentes a esses objetivos de aprendizagem, os professores podem afixar os três cartazes pelos corredores da escola. Depois de alguns dias, o professor pode perguntar se os alunos viram os cartazes e, em caso negativo, estimulá-los a procurar por eles pelas paredes da escola.

22 Sobre quais características eles perguntavam?
Na aula seguinte, os professores podem solicitar a opinião dos alunos sobre os cartazes: Vocês encontraram os cartazes espalhados pela escola com o título "Está no DNA?"? Sobre quais características eles perguntavam? O que vocês responderiam a essa questão? Será que o humor de uma pessoa pode ser determinado pelo DNA? Se ela gosta de um tipo de música ou tem facilidade para dançar, isso se deve ao DNA que ela recebeu de seus pais?

23 Podemos passar o que aprendemos para os nossos filhos pelo DNA?
Como sabemos quais características são determinadas pelo nosso DNA? A partir dessas questões, o professor pode iniciar com seus alunos os estudos sobre o conteúdo desejado.

24 Análise e produção de cartazes
O professor pode solicitar aos alunos que analisem os cartazes e, a partir dessa análise, descrevam seus elementos comuns, ou seja, os elementos que aparecem em todos os cartazes. Por exemplo, todos os cartazes possuem o mesmo título. Todos os cartazes apresentam a fotografia que faz referência a uma característica humana. Depois dessa análise, o professor pode solicitar que os alunos elaborem um cartaz sobre uma outra característica dos seres humanos nesse mesmo formato, ou seja, apresentando os mesmos elementos listados anteriormente. 

25 Além do cartaz, os alunos podem produzir um texto similar ao do website explicando os dados obtidos sobre a determinação da característica escolhida. Na imprensa, é possível encontrar alguns conteúdos sobre: cor do olho, obesidade, cor e tipo de cabelo, depressão, dependência química, autismo etc.

26 Construção de argumentos
A partir de algumas informações disponíveis no próprio website da exposição, os alunos podem julgar afirmações sobre a determinação genética das características. Organizados em trios ou quartetos, eles podem analisar os dados apresentados a seguir e avaliar a correção de algumas afirmações.

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28 O tipo sanguíneo parece ter influência ambiental, uma vez que a concordância em gêmeos dizigóticos é baixa. O hábito de beber café não parece ter influência genética, já que apresenta o mesmo grau de concordância nos dois tipos de gêmeos. O hábito de fumar parece ser influenciado por fatores genéticos, pois apresenta uma diferença elevada entre a concordância de monozigóticos e a de dizigóticos. A esquizofrenia não apresenta influência genética, uma vez que a concordância entre os gêmeos monozigóticos não é de 100%.

29 Interpretação do texto
Após a leitura do texto "Comparando gêmeas", publicado pelo biólogo Fernando Reinach no jornal O Estado de S. Paulo no dia 7 de setembro de 2005, os alunos podem responder, em duplas, às questões apresentadas a seguir.

30 Qual é a principal ideia do texto?
Apenas pela leitura do texto, o que deve significar a palavra "inexorável"? Qual é a conclusão que os dados apresentados no texto permitem defender? A partir das informações do texto, avalie se as afirmações a seguir são verdadeiras ou falsas:

31 a-) Gêmeos monozigóticos são formados a partir de um mesmo espermatozoide.
b-) Gêmeos dizigóticos são formados a partir de um mesmo espermatozoide. c-)Todas as características dos seres vivos são determinadas apenas pelos genes. d-) Se o estudo fosse feito com a característica “time de futebol”, o resultado seria igual entre gêmeos monozigóticos e os dizigóticos. e-) O número de irmãs heterossexuais é relativamente maior entre as monozigóticas.

32 Código temperamental portal UOL elaborou um hotsite interativo para abordar esse tema. Revista Pesquisa FAPESP revista Pesquisa FAPESP é um veículo de divulgação científica que apresenta o trabalho de muitos pesquisadores do Estado de São Paulo. Em seu website, é possível localizar inúmeros textos sobre o genoma.

33 Revista Genética na Escola
A revista Genética na Escola apresenta inúmeras sugestões didáticas e materiais de referência para o Ensino de Biologia. Mantida pela Sociedade Brasileira de Genética, a sua publicação é semestral. DNA desde o começo lio/dna/A tradução do material "DNA from the Beginning", produzido pelo Cold Spring Habor Laboratory, apresenta as bases conceituais da genética clássica e da biologia molecular.

34 Genética: escolhas que nossos avós não faziam
Mayana Zatz - Editora GloboA pesquisadora do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco do Instituto de Biociências da USP, Mayana Zatz, discute os aspectos éticos do conhecimento gerado pela Genética. TED-Ed book-of-you-joe-hanson/A vídeo aula produzida pelo projeto TED-Ed apresenta a estrutura do nosso material genético. O vídeo é narrado em inglês, mas é possível acessar a legenda em português.

35 Ciência Hoje -ch/A revista de divulgação científica traz inúmeros textos interessantes sobre a determinação genética das características. Geneticista Mirim te pessoal, é possível encontrar inúmeros textos sobre diferentes características humanas com determinação genética. Além disso, o autor dos textos, Eli Vieira, apresenta inúmeros argumentos sobre a determinação genética da sexualidade.

36 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFIA: http://genoma.ib.usp.br


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