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Tecnologia da informação Aula 9 – Desenvolvimento e implantação de SI

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Apresentação em tema: "Tecnologia da informação Aula 9 – Desenvolvimento e implantação de SI"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia da informação Aula 9 – Desenvolvimento e implantação de SI
Profº Erich Turma 6-A Noturno

2 Relembrando a última aula...

3 Espaços de Mercado de Sucesso no e-Commerce
Um para muitos (oferta) Muitos para alguns (abastecimento) Espaços de mercado Muitos para Muitos (leilões) Muitos para um (demanda) Alguns para muitos (distribuição)

4 O e-Commerce abrange todo o processo online de desenvolvimento, marketing, venda, entrega, atendimento e pagamento de produtos e serviços. As categorias básicas de negócios e as plataformas de tecnologia para locais de mercado de e-Commerce compreendem: B2C, B2B, C2C. Muitas empresas de e-business estão procurando oferecer portais de serviço completo de e-Commerce dos tipos B2C e B2B apoiados por processos integrados focados no cliente e por redes de suprimentos interconectadas.

5 e-Commerce B2C: As empresas geralmente vendem produtos e serviços aos consumidores em websites de e-commerce que oferecem páginas da web atraentes, catálogos multimídia, processamento interativo de pedidos, sistema seguro de pagamento eletrônico e suporte online ao cliente. e-Commerce B2B: Aplicações de e-commerce de empresa-a-empresa envolvem catálogo eletrônico, troca e mercados de leilões que utilizam websites da Internet, intranets e extranets e portais para reunir compradores e vendedores.

6 Empresas tradicionais devem se envolver com o mundo virtual, ou seja, utilizar de estratégias de e-commerce?

7 São necessárias análises meticulosas quanto:
Além das limitações decorrentes da infraestrutura tecnologica e questões que envolvem a percepção do cliente. São necessárias análises meticulosas quanto: Conflito de canais; Entrega do pedido.

8 Conflito de canais – distribuidores
A distribuição para vendas on-line é diferente para as vendas off-line. A Ford para evitar tais problemas tem um canal on-line para customização, mas a aquisação tem que ser feita em uma loja fisica. Uso de multicanais: integração da venda on-line com a loja física, telefone ou quiosque, com os mesmos tipos de descontos.

9 B) Atendimento dos pedidos – Cadeia de suprimento.
Encontrar o produto, embalar, entregar com rapidez, recebimento do dinheiro, cuidar de problemas quanto a devolução de produtos indesejados ou defeituosos. Não é só entregar o produto, mas possuir toda uma plataforma para futuras dúvidas (como o produto funciona), sugestões, trocas, devolções, ou seja uma pós-venda adequada.

10 A empresa virtual Amazon informou que começará a editar livros, tanto e-book como livros impressos. Editoras tradicionais ficaram preocupadas com esta noticia. Quais os motivos para tal nervosismo?

11 A Amazon é uma grande distribuidora.
Provavelmente tem um enorme banco de dados sobre os clientes. Tem ferramentas e sistemas para identificar possíveis gostos e tendências (Data mining, CRM, etc). Irá competir com outras editoras por futuros best-sellers. O que mais?

12 Monitorar e avaliar os Resultados
Abordagem Sistêmica à Solução de Problemas Projetar a Solução Definir o Problema Desenvolver Soluções Alternativas Selecionar Implantar Monitorar e avaliar os Resultados

13 Percepção das inter-relações entre sistemas;
Pensamento sistêmico A essência da disciplina do pensamento sistêmico é “ver a floresta e as arvores” em todas as situações por meio de: Percepção das inter-relações entre sistemas; Percepção dos processos de mudança entre os sistemas. No caso de vendas: Administração de vendas inadequada? Esforço de vendas inadequado Procedimentos e vendas antiquados? Desempenho deficiente das vendas.

14 Ciclo Tradicional de Desenvolvimento de Sistemas
Implantação de Sistemas Produto: Sistema Operacional Investigação de Sistemas Estudo de Viabilidade Análise de Sistemas Requisitos Funcionais Projeto de Sistemas Especificações do Sistema Manutenção de Sistemas Melhoria do Sistema Compreender Problema ou Oportunidade Empresarial Desenvolver uma Solução de Sistemas de Informação Implantar a Solução de Sistemas de Informação

15 Pontos muito críticos na primeira fase do projeto:
Desenvolver um plano de gerenciamento de projeto e obter aprovação da administração (Negociação com os diretores e até presidentes da empresa), necessidade de um bom Business Plan. Analisar as necessidades de informação dos usuários finais, o ambiente organizacional e todo o sistema atualmente em uso. Desenvolver os requesitos funcionais de um sistema que possa atender às necessidades dos usuários finais.

16 Processo de Prototipagem
Utilizar e Manter o Sistema Aceito Identificar os Requisitos de Informação do Usuário Final Desenvolver Protótipos de Sistemas de Informação Rever os Protótipos para Atender Melhor aos Requisitos do Usuário Final Ciclo de Prototipagem Manutenção

17 O uso de protótipos para o desenvolvimento do sistema e conhecer melhor as necessidades dos usuários finais por meio de um projeto de aplicação rápida (RAD). O processo tem as seguintes etapas: Equipe: Usuários finais e programadores. Esquema: Protótipo simples. Apresentação: Telas e conexões de rotina. Feedback: dos usuários finais e volta para o protótipo. Reiteração: Novas apresentações. Consultoria: programadores/consultores de TI. Aceitação: Usuários aceitam o novo sistema. Instalação: instalação nos servidores de rede.

18 Investigação de Sistemas ou Estudos de viabilidade
Organizacional Isso se ajusta bem? Operacional Será aceita? Econômica Dispomos de recursos? Técnica Existe tal capacidade?

19 Pense em benefícios tangíveis e intangíveis.
Para cada fator de viabilidade tem que existir uma resposta condizente (e-business e e-commerce). Organizacional: Apoio para a estratégia empresarial. Econômica: custo-benefício ou custo de oportunidade. Técnica: Adquiri e desenvolver, dentro do tempo e orçamento proposto. Operacional: Operar, utilizar e apoiar o novo sistema é requisito de sua aceitação. Pense em benefícios tangíveis e intangíveis.

20 Ponto de viabilidade econômica: analises por meio de VPL (Valor Presente Liquido)ou TIR (Taxa Interna de Retorno) benefícios maiores que os custos, ROI (Return On Investiment) neste caso quanto maior melhor. Há também o Break Even Point (Ponto de Equilibrio) ou o projeto empresarial no qual os altos executivos descrevem a necessidade de tal desenvolvimento de TI.

21 Análise de sistemas Buscar saber em profundidade o que o usuário final necessita e quais são os requesitos necessários para implantar um novo sistema de informação.

22 Análise de Sistemas Áreas Chaves da Análise de Sistemas Organizacional
Requisitos Funcionais Sistema Atual

23 Análise organizacional: conhecimento de toda a organização (estrutura, equipes, atividades, sistemas, recursos). Ter um usuário final na equipe é essencial. Análise do Sistema atual: depois chamado sistema legado. Como o sistema funciona, quais são os recursos utilizados, etc. Tudo deve ser documentado. Análise dos requisitos funcionais: parte critica. Além da informação que será exigida, o formato, a frequencia; são pontuadas as capacidades de processamento de informações (interface, processamento, armazenamento e controle).

24 Projeto de Sistemas Projeto da Interface do Usuário Projeto dos Dados
A análise de sistema diz como deve ser os sistema para atender os usuários, enquanto o projeto dirá como isto será feito (especificações). Projeto da Interface do Usuário Projeto dos Dados Projeto do Processo Projeto de Tela, Formulário, Relatório e Diálogo Projeto da Estrutura dos Elementos dos Dados Projeto de Programas e Procedimentos

25 Pontos importantes no projeto:
Interface com usuário: facilidade de uso para os usuários, rápido processamento, sem problema de incompatibilide de software e ajudas. Especificações devem ser claras e abranger as necessidades do usuário final. O usuário final acaba sendo um desenvolvedor do sistema, com os especialistas de SI como consultores.

26 Desenvolvimento pelo Usuário Final
Controle Quais controles são necessários? Processamento Quais operações são necessárias nas entradas? Entrada Quais dados são requeridos? Saída Quais informações são necessárias? Armazenamento A aplicação precisará armazenar dados?

27 O usuário final é um repositório de idéias e fonte de inúmeras melhorias tanto para sistemas de e-business como e-commerce. Uma boa idéia sendo bem planejada, estruturada e sabendo os limites, mas sem desestimular a criatividade, passa a ser um passo para ganhos futuros.

28 Após o sistema ter sido projetado, começa a fase mais difícil e demorada que é a implantação. Esta é a fase decisiva do sistema concebido, pois se não for corretamente implantado será um fracasso. Lembre-se, a implantação acompanha todo o ciclo de desenvolvimento de um sistema de informação e não pode ser pensada de forma isolada.

29 O Processo de Implantação
Atividades de Implantação Aquisição (Hardware, Software, etc) Desenvolvimento e Modificação Teste do Sistema Treinamento do Usuário Final Documentação do Sistema Conversão

30 O desenvolvimento e a implantação de um sistema são como um projeto e devem ser acompanhados com prazos. Sempre que entrar em uma fase critica o líder do desenvolvimento ou implantação tem que deixar cientes todos os envolvidos. Atenção nos prazos é sinônimo de qualidade.

31 Fatores de Avaliação de Hardware Desempenho Custo Confiabilidade
Avaliando Hardware e Software Fatores de Avaliação de Hardware Desempenho Custo Confiabilidade Compatibilidade Tecnologia Ergonomia Conectividade Adaptabilidade Software Suporte Fatores de Avaliação de Software Qualidade Eficiência Flexibilidade Segurança Conectividade Linguagem Documentação Hardware

32 Fatores de Avaliação dos Serviços de SI Desempenho
Avaliando Serviço de SI Fatores de Avaliação dos Serviços de SI Desempenho Desenvolvimento de Sistemas Manutenção Conversão Treinamento Backup Acessibilidade Posição Empresarial Hardware Software

33 Atividades de Implantação Aquisição Desenvolvimento de Software
Implantando Novos Sistemas Atividades de Implantação Aquisição Desenvolvimento de Software Treinamento Teste Documentação Conversão

34 Métodos de Conversão Sistema Antigo Paralela Sistema Novo
Piloto Sistema Antigo Por Etapas Sistema Novo Sistema Antigo Sistema Novo Direta

35 Depois de implantado começam as fases de manutenção e revisão do Sistema de Informação. São importantes quanto a correções, auditorias, monitorações, reestruturações quanto alguma alteração especifica do ambiente empresarial e que leva ao acréscimo ou mudanças de algum código especifico no sistema.

36 Administrando a Mudança Organizacional
Visão Executiva Administração da Mudança Projeto Organizacional Missão e Papel da Organização Mensuração e Prêmios Núcleo de Desenvolvimento de Competências Redesenho do Trabalho

37 Bibliografia consultada:
O' BRIEN, James A.Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 13ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. Cap. 10 TURBAN, E., RAINER JR, R.K., e POTTER, R.E. Introdução a Sistemas de Informação – Uma Abordagem Gerencial. Editora Campus, RJ 2007.


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