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PRODUÇÃO PARA INTERNET

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Apresentação em tema: "PRODUÇÃO PARA INTERNET"— Transcrição da apresentação:

1 PRODUÇÃO PARA INTERNET

2 EQUIPES ?? PRODUÇÃO PARA INTERNET TRABALHO SERÁ FEITO: INDIVIDUAL
EQUIPE: 03 a 05 ALUNOS EQUIPES ??

3 FASE I PRODUÇÃO PARA INTERNET Missão e objetivos do projeto
Definir público-alvo Levantar o perfil do usuário Levantar o perfil das tarefas Pesquisas de mercado Determinar os objetivos e expectativas do usuário Estabelecer métodos de comunicação FASE I Informação

4 FASE I PRODUÇÃO PARA INTERNET
Informação Identificar problemas no site atual ou no segmento Explorar modelos - Análise dos concorrentes / navegação / usabilidade / interface Explorar mídias sociais Geração de soluções Definir conceitos e valores Organizar todo o conteúdo

5 FASE II PRODUÇÃO PARA INTERNET
Mapear o fluxo do site: Desenhos representando as páginas e os caminhos da informação dentro do site Desenvolver composições: Cores, tipografia, imagens Construção do layout: Photoshop / illustrator Hierarquia da informação Usabilidade FASE II Projeto Gráfico

6 FASE III PRODUÇÃO PARA INTERNET Registro do domínio
Contratação de uma provedora Esta relacionada com o registro do domínio s - registro FASE III Implementação

7 FASE III PRODUÇÃO PARA INTERNET
Testes – funcionais e conteúdo (verificar todas as paginas) Verificação - usabilidade Consistência e precisão da navegação Correção de bugs Divulgação Web marketing Marketing tradicional FASE III Implementação

8 Metodologia para Projetos Multimídia

9 CONTEUDO – Trabalho prático
Prospecção de cliente; Elaboração do projeto; Atendimento; Home page, banners, hotsite, site promocional; Arquitetura da informação; Usabilidade; Processos de design; Definição do conteúdo.

10 POR QUE ESTAR CONECTADO? Toda empresa deve estar online
1. Melhora a imagem institucional da empresa 2. Melhora os serviços para os clientes 3. Aumento da visibilidade da empresa e das suas marcas, produtos e serviços 4. Expansão para outros mercados 5. Possibilidade de transações (vendas) online 6. Redução dos custos de comunicação

11 PLANEJAMENTO Dados do Cliente Coleta de Dados junto ao cliente.
Projeto Informações sobre o projeto, e como a empresa está no ambiente online. Área de Atuação/Segmento Anotações sobre o segmento, entender os potenciais de valor para a presença online. Clientes/Público Alvo Quem a empresa pretende atingir? Onde este público está? Tanto online como offline.

12 PLANEJAMENTO PÚBLICO-ALVO Quem é seu público principal?
O que o site irá oferecer ao seu público-alvo? O que os visitantes devem fazer no site? Qual o conhecimento que os visitantes do site tem de internet/web? E o conhecimento técnico? Qual a "capacidade técnica" de acesso de seus usuários (navegador, velocidade de acesso, tempo de acesso diário, etc)?

13 PLANEJAMENTO

14 PLANEJAMENTO Diferencial Competitivo
Qual o diferencial? O que ela oferece que seu concorrente não? Concorrentes Listar os principais concorrentes regionais e dentro do mercado de atuação. Listar os fortes concorrentes no mercado online, anotar diferenciais e fraquezas que podem ser utilizadas. Informações sobre o mercado O meio digital vive de mudanças. Para tomar qualquer ação, o planejamento deve levar em conta tendências futuras do mercado. Pequenas mudanças podem alterar os resultados de seus esforços.

15 PLANEJAMENTO Quais são os principais objetivos do site? Informar? Vender? Prestação de serviços? Que tipo de site ele é? Puramente promocional? Coletor de Informações? Uma publicação? Quais são as mensagens mais importantes que o site deve passar aos visitantes? Quais são os planos para promover o site? Há uma data aproximada para o site tenha que estar pronto?

16 PLANEJAMENTO INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O WEB SITE
Descreva o negócio/produto da empresa como se fosse uma pessoa. É sério, jovem, confiável? Justifique. Quais são os pontos fortes e fracos do negócio/produto da empresa? Por quê?

17 PLANEJAMENTO INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O WEB SITE
Qual a mensagem que melhor descreve o conteúdo/atuação do negócio/produto da empresa? É necessário obter dados dos visitantes? Por quê?

18 DESIGN PLANEJAMENTO Tem em mente alguma aparência para o web site?
Existem padrões existentes, como logotipos e cores, que devem estar presentes? O site parte de um site maior ou grupo de sites com padrões de design que precisam ser correspondidos? Cite sites da web que você gosta e tem como referencia. Forneça se possível os links.

19 PLANEJAMENTO Informações do Projeto
Coleta de dados sobre o projeto, seja o antigo, ou o futuro. Identidade Visual Estudar o manual e projetar utilizações online. Cores Quais cores para o projeto, estudar aplicações online.

20 PLANEJAMENTO Material Tradicional
Como alinhar a linha tradicional ao digital. Lembrar que o usuário não gosta de repetição na internet, não utilizar o mesmo material. A ideia é seguir a linha, criar algo diferente que complemente os meios tradicionais e prolongue a interação com a marca.

21 PLANEJAMENTO Expectativas do Cliente
Dados importantes para serem coletados junto ao cliente, quais suas necessidades, o que ele pretende atingir. Objetivo Principal e Secundários O projeto sempre tem vários objetivos. Tentar hierarquizar, criar um ponto de maior peso e definir os pontos secundários. Esta fase é fundamental, pois encher a página com tudo que o cliente deseja não gerará resultados, crie hierarquias de objetivos, o que for de maior relevância aparecerá e encontre soluções para os pontos secundários, se estes forem realmente necessários.

22 PLANEJAMENTO Formas de Utilização
Ele será pontual (hotsite, promoção), para uma campanha, ou terá longo prazo? Diferencial a ser explorado Neste ponto entra o que o cliente acha ser o diferencial dele, e cabe ao planner estudar e questionar, se aquele diferencial tem valor para o usuário online. Serviços Oferecidos Esta parte serve como um sumário para o planejamento, até que ponto o planner deve atuar, quais os serviços contratados pelo cliente. Apenas uma análise inicial, um projeto completo, ou ainda uma análise de presença online e estratégica? Instruções específicas/obrigatoriedades Respeitar alguma prioridade ou dar ênfase em algum produto da empresa em que ela se faz conhecida.

23 PLANEJAMENTO Empresa Atual www.google.com/analytics
Ranking nos Buscadores Como está a empresa dentro dos buscadores, e seus concorrentes? Que palavras-chaves levam ao negócio, como está o Page rank? Análise Conteúdo Analisar o conteúdo da página, pois é a parte de maior importância dentro de um site. A página pode ser linda, fácil de navegar e leve, mas se o conteúdo não agradar, a visita acaba rapidamente e não haverá retorno. Perfil Usuário Quem acessa espera o que? O que o público-alvo busca na internet? De que sites ele vêem?

24 PLANEJAMENTO Descentralização do poder - informação
Rapidez na informação Alterou as formas de sociabilização Individualidade X coletivo “Crowdsourcing”- fonte coletiva – Firefox - Linux

25 PLANEJAMENTO “A Internet é uma rede de milhões de pessoas, de todas as classes sociais, que buscam informações, diversão e relacionamento e que comandam, interagem e interferem em toda e qualquer atividade ligada à sociedade e aos negócios”. (Torres, 2009, p.44)

26 Planejamento Digital: Básico
Analisa o que NÃO é falado para atingir o consumidor Entende do negócio do cliente Analisa e estuda mercado e concorrên-cia Acompanha o comportamento do usuário Mensura resultados diariamente PESQUISAS Analisa Keywords mais relevantes Monitora o que se fala da marca no ambiente digital Elabora estratégias Sabe que o mundo digital vai além do WWW Analisa o que é RELEVANTE Atento a novidades Entende diferenciais e objetivos da marca. Trabalha com isso

27 INTERNET & Comunicação
Abriu espaço para todos participarem Popularização da tecnologia Facilidade em acessos Banda Larga Unificou plataformas (áudio x vídeo x interatividade)

28 INTERNET & Comunicação
Empresas Públicas (propagandas eleitorais, reformas governo, leis, auxílio ao cidadão, etc.) Empresas Privadas (Divulgação de Produtos e Serviços, venda por e-commerce, lançamentos do setor, etc.) Empresas do “Eu” (Indivíduos) (mostrar opiniões, atitudes , gostos, cultura, relacionamentos, etc.)

29 Entender o objetivo da Comunicação Entender o cliente
INTERNET & Comunicação Entender o objetivo da Comunicação Entender o cliente Entender o funcionamento da Internet e suas variáveis Ser Criativo Ser Inovador

30 O que o cliente quer no site?
Para onde ele quer ir? Objetivo do site? O que o cliente quer no site? O que é SUCESSO? O que o cliente quer mensurar? Histórico da empresa (Quem é?)

31 INTERNET & Comunicação
Relacionamento Informação Comunicação Diversão

32 INTERNET & Comunicação
As estratégias são as mesmas utilizadas nos demais meios de comunicação, porém, devemos analisar o perfil da plataforma inserida e adequá-la ao contexto tecnológico cotidiano.

33 INTERNET - O Marketing e a Internet (Torres, 2009, p. 69)
Estratégia de Marketing Estratégia de Marketing Digital Ações Táticas e Operacionais Tecnologia e Plataformas empregadas atualmente Comunicação Corporativa Relações Públicas Marketing de Conteúdo Gerência de Conteúdo Marketing de Busca Blogs/ SEO/ SEM Marketing de Relacionamento Marketing de Mídias Sociais Ações em Redes Sociais Ações com blogueiros Orkut, Twitter, Facebook, Youtube, Linkedin, etc. Marketing Direto Marketing Newsletter Promoções Lançamentos , SMS Publicidade e Propaganda Marketing de Guerrilha Marketing Viral Postagem de vídeos, animações, músicas Produção de widgets Redes Sociais You Tube Widgets virais Publicidade e Propaganda Branding Publicidade On-line Banners, Podcast e videocast, widgets, jogos on-line Sites e blogs, mídias sociais, Google Adwords Pesquisa de Mercado Branding Pesquisa on-line Buscas e clipping, monitoramento de marca, monitoramento de mídias Google, Redes Sociais, Clipping

34 PLANEJAMENTO TRANSFORMA DADOS EM INFORMAÇÕES RELEVANTES!

35 Referencias KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5ed. São Paulo: Atlas, 1998. TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital, São Paulo: Editora Novatec, 2009.

36 INTERNET - BRIEFING Você deseja: ( ) Criar um web site
( ) Re-projetar um web site Ajude-me a conhecer o seu negócio  1) Conte-me sobre o negócio de sua empresa, seu objetivo e o mercado onde atua:  2) Que tipo de produtos/serviços sua empresa oferece?  3) O que diferencia você de seus concorrentes (preço, qualidade, serviços, etc.)?   4) Descreva abaixo o público alvo do seu negócio:   5) Descreva abaixo os conteúdos que deverão ser inseridos em seu site (história da empresa, descrição e fotos de produtos, serviços, etc) :  6) Qual a Imagem a ser transmitida para os usuários? (tradição ou modernidade, layout clean ou popular, cores mais adequadas etc,)

37 INTERNET - BRIEFING 7) Qual a Documentação disponível? (logotipo, folders, manuais etc)  8) Descreva as ferramentas de marketing utilizadas atualmente (folders, cartões, revistas, jornais, rádio, tv, etc)   9) Se possível, informe o nome e o website de seus principais concorrentes. 10) Qual o principal objetivo do seu website 11) Você pretende que o site esteja pronto em torno de: (dias) 12) Cite 3 coisas que você, se pudesse, mudaria/ adicionaria hoje mesmo em seu website. 13) Liste até 3 websites que você considere interessantes, informando o que especificamente lhe agrada neles. 14) Liste até 3 websites que você considere desagradáveis, informando o que especificamente lhe desagrada neles.


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