A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente."— Transcrição da apresentação:

1

2 “Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente

3 O coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.

4 Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora, é lógico... numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."

5

6 O Conselho de Escola é o caminho para, de maneira organizada, abrir as portas da escola à comunidade. É a somatória de todos os segmentos

7 O conhecimento da legislação é fundamental. O Conselho Escolar não delibera sobre a legislação maior, se constitui na garantia de seu cumprimento.

8 O REGISTRO de todas as ações alusivas ao Conselho de Escola é fundamental. O Diretor deve ter o Conselho de escola como aliado.

9 Quais os aspectos positivos da criação do Conselho Escolar?  Garantia de decisões efetivamente coletivas;  Maior qualidade na escola  Maior capacidade de fiscalização e controle da sociedade civil sobre a execução da política educacional.

10 Como os Conselhos Escolar devem funcionar? Periodicamente:  Mensalmente ou bimestralmente Quando for necessário:  Reuniões extraordinárias

11 O que é importante observar ?  Participar das reuniões sempre que convocado;  Participar das decisões em igualdade de condições;  Expressar sempre as opiniões, mesmo se contrárias às do grupo;  Garantir o respeito às decisões tomadas;  Divulgar as decisões do Conselho aos seus pares;

12 O Conselho Escolar é o órgão consultivo, deliberativo, fiscalizador e avaliativo, de mobilização mais importante do processo de gestão democrática na escola. Sua tarefa mais importante é acompanhar o desenvolvimento da prática educativa e, nela, o processo ensino- aprendizagem.

13

14

15

16

17 Avaliativo: Acompanhamento sistemático das ações educativas desenvolvidas pela unidade escolar, objetivando a identificação de problemas e alternativas para melhoria de seu desempenho, garantindo o cumprimento das normas da escola, bem como, a qualidade social da instituição escolar.

18

19 Participação com qualidade – respeitando papeis – acesso e permanência com qualidade que favoreça a Educação.

20 Toda unidade de ensino precisa ter um conselho escolar Diretor ou Coordenador identificado com a comunidade. Dificuldades, causas, capacidades, potencialidades......juntos podemos encontrar caminhos de uma educação de qualidade.

21 Professores que acreditam nos seus alunos. FAMÍLIA, MELHOR ABRIGO.

22 Aluno ponto central da unidade de ensino. Conselhos e colegiados conhecedores de leis, normas, estatutos, sistemas.

23 LEI Nº 149/2012, de 13 de novembro de Dispõe sobre a Instituição e o Funcionamento dos Conselhos Escolares dos estabelecimentos de ensino, no âmbito da rede municipal de ensino e dá outras providências.

24 ESTATUTO DO CONSELHO ESCOLAR REGIMENTO ESCOLAR PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PLANO DE AÇÃO

25 PRINCIPAIS AÇÕES PARA O ANO DE 2014: Efetivação do projeto Político Pedagógico e execução da Proposta Pedagógica Curricular Fortalecimento dos órgãos colegiados e equipe de apoio aos trabalhos institucionais. Permanência dos estudantes no âmbito escolar com garantias à aprendizagem e acompanhamento do processo de ensino junto aos professores, alunos e pais, no sentido de analisar os resultados da aprendizagem com vista à sua melhoria Assessoramento às atividades pedagógica no acompanhamento ao trabalho do professor tendo em vista a melhoria do ensino. Acompanhamento do desenvolvimento de alunos com necessidades educativas especiais e organização de condições efetivas para o desenvolvimento e socialização do aluno com necessidade especial ou incluso. Acompanhamento dos processos avaliativos e das intervenções realizadas pela escola com articulação escola/família visando resultados positivos do ensino-aprendizagem.

26 Incentivo a prática da leitura e à participação em atividades culturais delimitando coletivamente, as atividades culturais pertinentes à participação, com apoio às atividades escolares que visem a promoção da cultura e lazer; Administração de recursos financeiros, juntamente com o Conselho Escolar e a APMF, priorizando os interesses pedagógicos da instituição escolar com levantamento das necessidades e prioridades da instituição e divulgação dos recursos e sua aplicação. Acompanhamento da conservação e a organização; orientações e incentivo para utilização, atualização e acesso de todos aos registros e catalogações, organização e definição de critérios para empréstimos e utilização; Incentivo à formação continuada na escola com diagnóstico de necessidades dos profissionais que atuam na escola, diálogo com a SMED – Secretaria Municipal de Educação para definição das prioridades em termos de formação continuada e aquisição de livros e materiais pedagógicos;

27 PRINCIPAIS ATIVIDADES Reuniões Datas de destaque nacional Festa junina – 19 DE JULHO – enfoque cultural Feira do Livro – na semana do folclore Festival Folclórico no CPC – conforme data a ser marcada 17/10 Cantarolangelo – festival de canto, poesia e teatro na escola Semana da criança – atividades diferenciadas e presentes Passeios – no município –por turma Passeios - fora do município –realizados em dezembro 5º ano passeio com outra escola Festival Cultural da Escola Angelo Darolt – em dezembro – OUTRAS NECESSIDADES Jogos para saguão Livros Brinquedos pedagógicos

28 AS MUDANÇAS SÓ ACONTECEM A PARTIR DE UMA AÇÃO, ATUA!


Carregar ppt "“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google