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ÉTICA E COMPORTAMENTO PROFISSIONAL Ética e Responsabilidade Social

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Apresentação em tema: "ÉTICA E COMPORTAMENTO PROFISSIONAL Ética e Responsabilidade Social"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA E COMPORTAMENTO PROFISSIONAL Ética e Responsabilidade Social
e Ambiental PARTE 6 Professor : Carlos Rodrigues Novaes Disciplina: Ética e Comportamento Profissional

2 Ética e Responsabilidade Social
As organizações precisam estar atentas não apenas a suas responsabilidades econômicas e legais, mas também a suas responsabilidades éticas, morais e sociais. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Ibope revelou que 68% dos consumidores brasileiros estariam dispostos a pagar mais por um produto que não agredisse o meio ambiente.

3 ÉTICA E RESPONSABILIDADE
A Responsabilidade suscita uma obrigação fundamental, sem reciprocidade para com o outro. Existem dois extremos de Responsabilidade Social na ótica empresarial, um deles com uma visão estritamente econômica, cujo objetivo é apenas o enriquecimento dos seus acionista. Por outro lado existe a Teoria das Partes Interessadas que defende que a maximização dos lucros vai conduzir ao bem-estar social geral. Ao assumir as suas Responsabilidades Sociais, uma empresa, por um lado, reconhece as necessidades e as prioridades dos intervenientes da sociedade, e por outro lado avalia as consequências das suas ações sobre o plano social, tendo por objetivo o bem-estar geral.

4 Responsabilidade Social
A Responsabilidade Social Organizacional pode ser entendida como o “Conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a educação, economia, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividades locais e governos.” Responsabilidade Social Correspondem a atividades, práticas, políticas e comportamentos esperados (no sentido positivo) ou proibidos (no sentido negativo) por membros da sociedade.

5 Os 4 tipos de Responsabilidade Social da organização
Responsabilidade Econômica: localiza-se na base da pirâmide, pois é o principal tipo de responsabilidade social encontrada nas empresas, sendo o lucro a maior razão pela qual as empresas existem. Ter responsabilidade econômica significa produzir bens e serviços de que a sociedade necessita, e quer, a um preço que possa garantir a continuação das atividades da empresa, o cumprimento de suas obrigações com os investidores e a maximização do lucro de proprietários e acionistas;

6 Responsabilidade legal: espera-se que as empresas sejam responsáveis pela observância das leis municipais, estaduais e federais; Responsabilidade ética: inclui comportamentos ou atividades que a sociedade espera das empresas, mas que não são necessariamente codificados em lei, para serem éticos os tomadores de decisão das empresas devem agir com eqüidade, justiça e imparcialidade, além de respeitar os direitos individuais. Responsabilidade discricionária ou filantrópica: é puramente voluntária e orientada pelo desejo da empresa em fazer uma contribuição social não imposta pela economia, pela lei ou pela ética, inclui fazer doações beneficentes, contribuir financeiramente para projetos comunitários.

7 Virtude e vício Moral O que é bom ou mal O certo e errado
Valores Morais O que se espera do indivíduo O que é bom ou mal As responsabilidades éticas correspondem a valores morais específicos. Valores morais dizem respeito a crenças pessoais sobre comportamento eticamente correto ou incorreto, tanto por parte do indivíduo quanto com relação aos outros. É dessa maneira que valores morais e ética se complementam. Moral O permitido e o proibido Virtude e vício O certo e errado

8 Cultura e Responsabilidade Social
Não há indivíduos, empresas e países sem cultura. Toda sociedade funciona de acordo com princípios, valores e tradições culturais específicos que determinam os pensamentos e comportamentos dos indivíduos, grupos e instituições. Valores culturais são significados e regras de interpretação da realidade, estruturas cognitivas e simbólicas que determinam o contexto no qual o ser humano, sendo sempre um ser social, pensa e age. Além dos princípios éticos e valores morais, tem-se também os princípios e valores culturais influenciando os modos de ação e práticas administrativas e, portanto, o modo como a responsabilidade social corporativa é concebida e implementada em determinada sociedade.

9 Cultura e Responsabilidade Social
No Brasil ainda há um conflito entre dois valores culturais: Integridade: valoriza a idoneidade nas relações sociais Oportunismo: a lógica do “jeitinho”, segundo a qual consegue o que quer quem faz valer seus interesses, mesmo que de maneira escusa, e quem possui a melhor rede de relacionamentos pessoais influentes.

10 Cultura e Responsabilidade Social
Pesquisas e noticiários apontam que há uma preocupação crescente das empresas com a responsabilidade social, fazendo nascer uma nova mentalidade empresarial: uma mentalidade que valoriza a cultura da boa conduta empresarial, para a qual eficiência e lucro podem ser combinados com valores como cidadania, preservação ambiental e ética nos negócios.

11 Responsabilidade Social
A responsabilidade social é vista como um compromisso da empresa com relação à humanidade em geral, e uma forma de prestação de contas do seu desempenho baseado na apropriação e uso de recursos que originalmente não lhe pertencem. A empresa consume recursos naturais, renováveis ou não, direta ou indiretamente; utiliza capitais financeiros e tecnológicos que, no fim da cadeia, pertencem a pessoas físicas e consequentemente à sociedade; também utiliza a capacidade de trabalho na sociedade; finalmente, subsiste em função da sociedade e do que a ela pertence, devendo em troca, no mínimo prestar-lhe contas da eficiência com que usa todos esses recursos.

12 Responsabilidade Social
A responsabilidade social corporativa deve enfatizar o impacto das atividades das empresas para os agentes com os quais interagem. Esse conceito deve expressar compromisso com a adoção e a difusão de valores, conduta e procedimentos que induzam e estimulem o contínuo aperfeiçoamento dos processos empresariais, para que também resultem preservação e melhoria da qualidade de vida da sociedade do ponto de vista ético, social e ambiental.

13 Responsabilidade Socioambiental
Porque responsabilidade socioambiental: Existe uma expectativa do público quanto ao apoio das empresas aos projetos sociais de toda a natureza, comprovada pela experiência das organizações sociais; Estudos e pesquisas mostram que o comportamento socialmente responsável das empresa e as boas relações com a comunidade propiciam, com mais segurança, lucros no longo prazo;

14 Porque responsabilidade socioambiental:
Os objetivos sociais da empresa contribuem para a sua boa imagem pública; A melhoria do ambiente interno é outro resultado do bom desempenho social da empresa, ao gerar um clima de idealismo e de solidariedade entre os empregados, com a valorização dos empregos e da própria empresa; Uma empresa socialmente responsável atrai os melhores profissionais. Uma pesquisa da You & Company com cerca de 2000 estudantes norte americanos de MBA revelou que mais de 50% deles preferiria trabalhar em companhias éticas, mesmo que isso significasse salários menores.

15 Porque responsabilidade socioambiental:
Existe interesse dos acionistas, mostrado pela crescente procura de investidores por ações de empresas consideradas socialmente responsáveis; Com o atendimento a problemas e carências sociais, as empresas evitam mais regulamentos do governo; Promove-se o equilíbrio entre responsabilidade e poder das empresas; o poder sem a responsabilidade social pode estimular comportamentos irresponsáveis contra o bem comum;

16 Porque responsabilidade socioambiental:
A empresa conta com disponibilidade de recursos financeiros, de especialistas e de talento gerencial, de que necessitam as organizações sociais; Serve de ação preventiva, pois o adiamento na solução de problemas da sociedade pode torná-los mais agudos e sua solução mais cara, com risco para a própria empresa; É considerada como uma obrigação ética, pois, além de ser eticamente boa, correta em si mesma, é um dever da empresa para com a sociedade, graças à qual a empresa vive e da qual obtém seu retorno.

17 A gestão socioambiental integrada à cadeia de negócios
A designação de empresa e de produto responsável passa a ser incumbência não apenas de uma organização isolada, mas de toda a cadeia produtiva da qual ela faz parte. Fluxo de produtos e serviços Fontes Fornecedores Fabricante Varejistas Distribuidores Consumidores Fluxo de informação

18 A gestão socioambiental integrada à cadeia de negócios
Não há como nomear uma empresa responsável se o seu fornecedor atua de forma ambientalmente agressiva ou utiliza padrões de conduta antiéticos, bem como se o seu distribuidor pratica discriminação racial ou não apresenta condições mínimas de segurança no trabalho. O vazamento de aproximadamente 1,2 bilhão de litros de resíduos químicos do reservatório da Indústria Cataguazes de Papel e Celulose, em 2003, contaminou os rios Pomba e Paraíba do Sul. Imediatamente após o acidente, empresas clientes da Indústria Cataguazes vieram a público, em veículos de comunicação nacional, informar que deixaram de realizar negócios com a empresa.

19 Leitura Complementar:
ALIGLERI, Lilian; ALIGLERI, Luiz Antônio; KRUGLIANSKAS, Isak. Gestão socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio. São Paulo: Atlas, p e VARGAS, Ricardo. Os meios justificam os fins - gestão baseada em valores: da ética individual à ética empresarial. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005, p Fontes Consultadas: ALIGLERI, Lilian; ALIGLERI, Luiz Antônio; KRUGLIANSKAS, Isak. Gestão socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio. São Paulo: Atlas, 2009. ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de Ética em Administração. São Paulo: Atlas, 2006. ASHLEY, Patrícia Almeida (coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2005. TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2011.


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