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PLANO DE ENSINO – SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

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Apresentação em tema: "PLANO DE ENSINO – SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE ENSINO – SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
PROFª: Maria Joselita Alves

2 OBJETIVO GERAL Proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências técnico-científicas e humanas para o desenvolvimento da assistência de enfermagem integral à saúde da criança e do adolescente no campo da promoção, prevenção e recuperação da saúde.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Refletir sobre as situações, contextos e práticas inerentes à Enfermagem na atenção à saúde da criança e do adolescente numa perspectiva multidimensional, interpessoal e multidisciplinar; Fornecer ao aluno subsídios para a prestação de cuidados de enfermagem, baseados em competências cognitivas, técnicas e humanas, à família, jovens, crianças e recém-nascidos no âmbito dos cuidados de saúde primários e dos cuidados diferenciados; Analisar o processo de crescimento e desenvolvimento (CxD) , nas diversas faixas etárias, visando a promoção de saúde e prevenção de problemas fornecendo subsídios necessários a uma efetiva consulta de enfermagem

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver a assistência de enfermagem à criança e ao adolescente com base na sistematização da assistência de enfermagem. Estimular o trabalho em equipe em sala de aula e no campo prático. Desenvolver atividades práticas em unidades básicas de saúde e maternidades

5 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I Realidades e contextos do modo de atenção à saúde da criança e do adolescente no Brasil: · Condicionantes históricos e sociais da saúde da criança e do adolescente; · Qualidade de vida e condicionantes do processo saúde-doença na infância e na adolescência; · Indicadores de saúde e doença na infância e na adolescência; · Políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente; PAISC e PROSAD. · Estatuto da criança e do adolescente

6 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Enfermagem em Neonatologia Adaptação do Rn à vida extra uterina Classificação do Rn Cuidados mediatos e imediatos ao RN O recém nascido de alto risco

7 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE II Puericultura Crescimento e desenvolvimento infantil Calendário de vacinação da criança e do adolescente Consulta de enfermagem na unidade básica de saúde

8 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Crescimento e desenvolvimento puberal Crescimento e desenvolvimento dos adolescentes. Características fisiológicas, psicológicas e sociais da adolescência. Enfermagem e a atenção integral a saúde da criança e do adolescente. A família como enfoque da atenção à saúde da criança e do adolescente. A integralidade como princípio da atenção à saúde da criança e do adolescente.

9 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE III AIDPI – Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. Contextualização das doenças prevalentes em crianças de 0 a 5 anos. Protocolo de atenção às crianças acometidas por doenças prevalentes na infância em unidades básicas de saúde.

10 METODOLOGIA Estratégias de ensino:
Aulas expositivas com recursos áudio-visuais, quais sejam: data show, quadro branco, etc. Aulas práticas na maternidade Estudos de Caso Clínico Trabalhos em grupo Estudos de textos técnicos

11 AVALIAÇÃO Exercícios de verificação
Participação nas discussões e grupos de trabalho Desenvolvimento de técnicas Aulas práticas no hospital Prova escrita

12 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BÁSICA:
SCOTT, Susan Ricci. Enfermagem materno- neonatal e saúde da mulher. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2008. WHALEY, L. F. WONG, D. L. Enfermagem pediátrica. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1999. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Estratégicas. Agenda de compromisso para a saúde integral da criança e redução da mortalidade infantil. Brasília, BRASIL, Ministério da Saúde. Atenção integral as doenças prevalentes na infância. Brasília: 1999.

13 COMPLEMENTAR BRASIL. Constituição e Legislação Relacionada. Estatuto da criança e do adolescente: Lei nº 8069, de São Paulo: Cortez, 1991. ENGEL, Joyce. Avaliação em Pediatria. 3ª ed. Coleção Enfermagem prática. Rio de Janeiro: REichmann & Affonso editores, 2002. ENGEL, Joyce. Enfermagem Neonatal. 2ª ed. Coleção Enfermagem prática. Rio de Janeiro: REichmann & Affonso editores, 2002. SCHMITZ, Edilza Maria. A Enfermagem em Pediatria e Puericultura. São Paulo: editora Atheneu, 2005.

14 FIM


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