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Profª Adriana Nagy Farmacêutica, Enfermeira, Bioquímica, Especializada em oncologia clínica e Manipulação de quimioterápicos.

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2 Profª Adriana Nagy Farmacêutica, Enfermeira, Bioquímica, Especializada em oncologia clínica e Manipulação de quimioterápicos.

3 "O primeiro degrau para o sucesso em qualquer trabalho é o interesse por ele" William Osler

4 2. FORNECER O VOCABULÁRIO QUE FORMARÁ AS BASES PARA A APROPRIADA COMPREENSÃO DOS EVENTOS FARMACOLÓGICOS E ADEQUADA COMUNICAÇÀO 1. DEFINIR FARMACOLOGIA RECONHECER SUA IMPORTÂNCIA NA ÁREA DA SAÚDE 3. FORNECER OS CONHECIMENTOS BÁSICOS P/ QUE O ALUNO POSSA COMPREENDER AS AÇÕES E EFEITOS PRODUZIDOS PELAS DROGAS BEM COMO AS RESPOSTAS ADAPTATIVAS DO ORGANISMO AOS EFEITOS PRODUZIDOS POR ELAS.

5 Formar profissionais de enfermagem com conhecimentos técnicos e práticos específicos na terapia medicamentosa, capacitando-os para atuar de forma segura em relação a prescrição médica, através de uma visão critica analítica e reflexiva, correlacionando com o processo saúde-doença na relação trinomial: bem estar pleno x cuidado x enfermidade.

6 1. COGNITIVAS : COMPREENDER A PARTIR DE FUNDAMENTOS FISIOLÓGICOS E PATOLÓGICOS OS PRINCÍPIOS QUE REGEM A AÇÃO DO ORGANISMO SOBRE AS DROGAS E VICE-VERSA 2. AFETIVA : ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM TRABALHOS DE EQUIPE. FORNECER SUBSÍDIOS PARA QUE O ALUNO POSSA DESENVOLVER HABILIDADES...

7 Elaborar diagnósticos de enfermagem para problemas relacionados aos medicamentos; Planejar os critérios relacionados aos desfechos e intervenções de enfermagem; Implementar o processo de enfermagem para administração de medicamentos; Avaliar a resposta do paciente a terapia medicamentosa ;

8 A FARMACOLOGIA É UMA DISCIPLINA FUNDAMENTALMENTE DEPENDENTE DA INTERAÇÃO DROGA / ORGANISMO

9 1.ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS 2.REAÇÕES ADVERSAS AOS MEDICAMENTOS (RAM)

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11 3. TRATAMENTO DAS ENFERMIDADES 4. DIAGNÓSTICO 5. PREVENÇÃO

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14 1. Aula expositiva interativa com a utilização de quadro negro e data show. 2. Todos os temas apresentados deverão ser complementados com a leitura de uma bibliografia sugerida. NAS AULAS TEÓRICAS SERÃO ABORDADOS OS PONTOS PRINCIPAIS NECESSÁRIOS PARA QUE OS ALUNOS POSSAM CONHECER OS FÁRMACOS ATRAVÉS DA SUA… 1. FARMACOCINÉTICA 2. FARMACODINÂMICA

15 OBJETIVO: ESTIMULAR O TRABLAHO EM EQUIPE - Cada grupo de 3-4 alunos, recebe um tema específico ou um caso clínico que deverá ser pesquisado, desenvolvido e complementado com artigos científicos atuais. O produto final poderá ser apresentado na forma escrita e oralmente.

16 1. TEM COMO OBJETIVO REVER A MATÉRIA ATRAVÉS DA DISCUSSÃO EM GRUPOS MENORES COM MONITORES APÓS A AULA TEÓRICA. 2. AO FINAL DA DISCUSSÃO OS ALUNOS PODERÃO SER SUBMETIDOS A UM MINITESTE PARA AFERIÇÃO DO CONHECIMENTO.

17 1° UNIDADE 2° UNIDADE

18 . O ALUNO SERÁ AVALIADO MEDIANTE A REALIZAÇÃO DE: TRÊS PROVAS, SENDO DUIAS TEÓRICAS, UMA PRÁTICA E UM SEMINÁRIO. 1° PROVA VALE 6,0 SEMINÁRIO VALE 4,0 TOTAL 10,0 2° PROVA VALE 8,0 3 PROVA PRÁTICA 2,0 TOTAL 10,0

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20 KESTER, Mark. Farmacologia. Elsevier GIOVANNI, Arlete. Calculo e administração de medicamentos. Ed Scrinium OlIVEIRA, Reynaldo. Blackbook pediatria. Ed Blackboo ASPERHEIM, Mary.Farmacologia para Enfermagem. Guanabara Koogan, 2001 PAGE. Farmacologia Integrada, 2ª edição. São Paulo. Editora Manole DEF. Dicionário de especialidades Farmacêuticas. AME kester BlackbooK GIOVANNI, Arlete

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22 NENHUM LIVRO, APOSTILA, CADERNOS, FITAS GRAVADAS PODEM CONVENIENTEMENTE DAR O SENTIDO E AS NUANCES NOS ASSUNTOS ABORDADOS EM SALA DE AULA.

23 1. ASSISTA AS AULAS REGULARMENTE.2. FAÇA SUAS PRÓPRIAS ANOTAÇÕES. 3. COMPLEMENTE A AULA CONSULTANDO OS LIVROS OU A BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

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