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PublicouRafael Sola Alterado mais de 10 anos atrás
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Caso Clínico Tutoria Workshop PBL - Problem Based Learning
Profª Drª Fábia Mª Oliveira Pinho Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Medicina
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Apresentação do Espaço Físico
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Prédio da Medicina
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Sala de Tutoria
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Sala para encontros teóricos
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Laboratório Morfo-Funcional
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Laboratório Morfo-Funcional
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Laboratório Morfo-Funcional
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Caso Clínico Tutoria
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Conhecimentos Habilidades Atitudes
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Primeiro Momento
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Escolher um aluno-coordenador e um aluno-secretário
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Ler as funções dos membros da equipe
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Ler os objetivos de aprendizagem
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Apresentação do caso clínico Leitura pela equipe
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Caso Clínico Tutoria
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C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.
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Termos Desconhecidos
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Identifique palavras ou termos técnicos desconhecidos.
Termos Desconhecidos Identifique palavras ou termos técnicos desconhecidos. Procure esclarecer os termos através do conhecimento dos próprios alunos ou através do dicionário.
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C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.
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C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.
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ESF Chá de ‘quebra pedra’
Termos Desconhecidos ESF Chá de ‘quebra pedra’
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Problemas
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Identifique os problemas.
Não necessariamente é um problema a ser resolvido, mas a ser discutido.
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C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.
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C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.
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C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.
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Problemas C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal Sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.
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Chuva de ideias Trazer para a discussão os conhecimentos prévios da equipe. O que você sabe sobre o assunto?
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Chuva de ideias 1. C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF
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Chuva de ideias 1. C.M.C 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF ESF => estratégia da saúde da família. Quais os profissionais que compõe o ESF? São funcionários do Estado? São concursados? Qual é a importância deste programa para a população? É um programa do SUS? Quais são os objetivos do ESF? * Objetivo da comunidade
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Chuva de ideias 1. estava apresentando cólica renal
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Chuva de ideias Cólica renal => rins
1. estava apresentando cólica renal Cólica renal => rins anatomia: rins, aa e vv. renais, córtex e medula embriologia: pronefron, mesonefron e metanefron citologia: Nefron com cápsula de Bowman, glomérulo, TCP, AH, TCD, TC fisiologia: formação da urina e FSR e FG bioquímica: ciclo da ureia e síntese de creatinina
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Chuva de ideias 2. Sua vizinha orientou chá de ‘quebra pedra’
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Chuva de ideias 2. Sua vizinha orientou chá de ‘quebra pedra’
influência da vizinha => crenças populares influenciando a saúde das pessoas => influência da sociedade no processo saúde-doença => problema social, cultural e econômico. * Objetivo das ciências sociais.
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Fluxograma
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Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina
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Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF
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Que estava apresentando cólica renal com frequencia
Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF Que estava apresentando cólica renal com frequencia
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Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF
Que estava apresentando cólica renal com frequencia E que sua vizinha a aconselhou a tomar chá de ‘quebra pedra’
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Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF
Que estava apresentando cólica renal com frequencia E que sua vizinha a aconselhou a tomar chá de ‘quebra pedra’ ESF
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Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF
Que estava apresentando cólica renal com frequencia E que sua vizinha a aconselhou a tomar chá de ‘quebra pedra’ Rins ESF
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Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF
Que estava apresentando cólica renal com frequencia E que sua vizinha a aconselhou a tomar chá de ‘quebra pedra’ anatomia Rins ESF embriologia nefron Ureia e creatinina Formação da urina
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Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF
Que estava apresentando cólica renal com frequencia E que sua vizinha a aconselhou a tomar chá de ‘quebra pedra’ anatomia Influência das crenças populares Rins ESF embriologia nefron Ureia e creatinina Formação da urina
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Objetivos de Aprendizagem
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Objetivos de Aprendizagem
Enumerar os objetivos de aprendizagem da semana de acordo com a discussão e com os objetivos contidos no Manual.
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Objetivos de Aprendizagem
Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população.
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Objetivos de Aprendizagem
Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins.
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Objetivos de Aprendizagem
Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins. Descrever a embriologia dos rins.
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Objetivos de Aprendizagem
Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins. Descrever a embriologia dos rins. Descrever o nefron e seus componentes.
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Objetivos de Aprendizagem
Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins. Descrever a embriologia dos rins. Descrever o nefron e seus componentes. Explicar a formação da urina.
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Objetivos de Aprendizagem
Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins. Descrever a embriologia dos rins. Descrever o nefron e seus componentes. Explicar a formação da urina. Explicar o ciclo da ureia e a biossíntese da creatinina.
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Objetivos de Aprendizagem
Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins. Descrever a embriologia dos rins. Descrever o nefron e seus componentes. Explicar a formação da urina. Explicar o ciclo da ureia e a biossíntese da creatinina. Discutir a influência das crenças populares no processo saúde-doença.
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Segundo Momento
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Busca de informações Livros do LMF
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Busca de informações Internet do LMF
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Busca de informações Estudo Individual
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Busca de informações Discussão com colegas
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Discussão com professores
Busca de informações Discussão com professores
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O estudo ou busca de informações são essencialmente individuais
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Utilizar apenas informações fundamentadas e científicas
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Devem ser evitados apostilas, fotocópias de cadernos dos colegas e livros de consulta rápida
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Terceiro Momento
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Compartilhar as informações
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Compartilhar as informações obtidas e aplicá-las na compreensão dos problemas presentes no caso clínico
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Cada aluno da equipe deverá expor as informações coletadas
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Todos os alunos deverão contribuir com informações que permitam esclarecer os problemas do caso e cumprir os objetivos de aprendizagem estabelecidos
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Os alunos deverão sempre citar as fontes de suas informações
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Verificar se todos os ‘objetivos de aprendizagem do caso clínico’ foram contemplados
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Avaliação da sessão, da equipe
e dos alunos
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Avaliação do Caso Clínico
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Conhecimentos Habilidades Atitudes
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Avaliação Realizada pelo Tutor
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Avaliação Realizada pelo Tutor
Nota de 0 a 10 Valendo 60% da nota
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Parâmetros para avaliação
Participação pessoal (vale 2.0 pontos) 1. Foi pontual e organizado 2. Fez intervenções adequadas 3. Fez perguntas e buscou respostas de forma sistemática 4. Buscou a compreensão dos mecanismos e conceitos 5. Identificou as necessidades pessoais e coletivas Participação no grupo (vale 2.0 pontos) 1. Manteve o equilíbrio entre seus objetivos e os do programa 2. Manteve o equilíbrio entre suas necessidades e as do grupo 3. Cooperou e compartilhou fontes de informação 4. Estimulou a participação do grupo 5. Não atrapalhou a discussão do grupo Relacionamento (vale 2.0 pontos) 1. Foi ético no seu trabalho 2. Apresentou espírito de trabalho em grupo 3. Respeitou e teve bom relacionamento com os colegas 4. Respeitou e teve bom relacionamento com o tutor Conhecimentos (vale 2.0 pontos) 1. Apresentou conhecimentos prévios adequados 2. Adquiriu conhecimentos 3. Apresentou raciocínio coerente 4. Expressou-se adequadamente 5. Apresentou senso crítico Habilidades (vale 2.0 pontos) 1. Avaliou as informações obtidas e as aplicou 2. Avaliou adequadamente suas próprias atividades 3. Avaliou adequadamente as atividades dos colegas 4. Avaliou adequadamente as atividades dos tutores 5. Avaliou construtivamente o material didático e o programa Parâmetros para avaliação
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Avaliação Realizada pelo Aluno
Auto-avaliação Avaliação da equipe
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Parâmetros para avaliação
Participação pessoal (vale 2.0 pontos) 1. Foi pontual e organizado 2. Fez intervenções adequadas 3. Fez perguntas e buscou respostas de forma sistemática 4. Buscou a compreensão dos mecanismos e conceitos 5. Identificou as necessidades pessoais e coletivas Participação no grupo (vale 2.0 pontos) 1. Manteve o equilíbrio entre seus objetivos e os do programa 2. Manteve o equilíbrio entre suas necessidades e as do grupo 3. Cooperou e compartilhou fontes de informação 4. Estimulou a participação do grupo 5. Não atrapalhou a discussão do grupo Relacionamento (vale 2.0 pontos) 1. Foi ético no seu trabalho 2. Apresentou espírito de trabalho em grupo 3. Respeitou e teve bom relacionamento com os colegas 4. Respeitou e teve bom relacionamento com o tutor Conhecimentos (vale 2.0 pontos) 1. Apresentou conhecimentos prévios adequados 2. Adquiriu conhecimentos 3. Apresentou raciocínio coerente 4. Expressou-se adequadamente 5. Apresentou senso crítico Habilidades (vale 2.0 pontos) 1. Avaliou as informações obtidas e as aplicou 2. Avaliou adequadamente suas próprias atividades 3. Avaliou adequadamente as atividades dos colegas 4. Avaliou adequadamente as atividades dos tutores 5. Avaliou construtivamente o material didático e o programa Parâmetros para avaliação
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Avaliação Realizada pelo Aluno
Auto-Avaliação Nota de 0 a 10 Valendo 30% da nota
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Avaliação Realizada pelo Aluno
Avaliação da equipe Nota de 0 a 10 Valendo 10% da nota
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Avaliação da Tutoria Caso clínico Peso CC 1 CC 2 CC 3 CC 4 CC 5 CC 6
Data Nota auto avaliação X 0,3 Nota da equipe Média da equipe X 0,1 Nota do tutor X 0,6 Média
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Avaliação da Tutoria 7,6 Caso clínico Peso CC 1 CC 2 CC 3 CC 4 CC 5
Data 15/10 Nota auto avaliação X 0,3 8,5 Nota da equipe 9,0 Média da equipe X 0,1 Nota do tutor X 0,6 7,0 Média 7,6
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As planilhas de avaliação da tutoria são individuais e secretamente envelopadas
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A nota de TODOS os alunos será vinculada a esse relatório
O aluno-secretário deverá enviar um relatório da sessão para o do professor-tutor A nota de TODOS os alunos será vinculada a esse relatório
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Muito Obrigada
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