A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 9 Projeto Disciplina: Estudo do RUP Autor: Sérgio Soares Orientação: Augusto Sampaio Paulo Borba.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 9 Projeto Disciplina: Estudo do RUP Autor: Sérgio Soares Orientação: Augusto Sampaio Paulo Borba."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 9 Projeto Disciplina: Estudo do RUP Autor: Sérgio Soares Orientação: Augusto Sampaio Paulo Borba

2 1999RUP - DI / UFPE Projeto zDá forma ao sistema segundo os requisitos zBaseia-se no modelo de análise yentendimento detalhado dos requisitos zDecompor a implementação em partes zCapturar a maioria das interfaces entre subsistemas zGerar um modelo que auxilie a implementação

3 Atividades da Analise & Projeto

4 1999RUP - DI / UFPE Análise de use-case zObjetivos yIdentificar classes que executam um fluxo de eventos yDistribuir o comportamento das classes utilizando as realizações de use-case yIdentificar responsabilidades, atributos e associações das classes yPerceber a utilização de mecanismos arquiteturais

5 1999RUP - DI / UFPE zCapturar informação adicional do use-case yComportamento interno (White box) yIdentificar objetos que executam/participam do use-case Análise de use-case (Passo 1)

6 1999RUP - DI / UFPE zPaca cada realização de use-case yIdentificar classes candidatas xInterfaces com usuários, sistemas ou dispositivos (Fachada) xentidade (Básicas de Negócio) xde controle (Coleção de Negócio) yVerificar consistência das classes yLidar com relacionamentos entre use-cases Análise de use-case (Passo 2)

7 1999RUP - DI / UFPE zPara cada realização de use-case yExpressar o comportamento do use-case em termos de uma colaboração de classes yDeterminar a responsabilidade das classes Análise de use-case (Passo 3)

8 1999RUP - DI / UFPE zPara cada classe identificada yDescrever responsabilidades yDescrever atributos e associações yIdentificar mecanismos arquiteturais (persistência), explicar utilização/aplicação pelas classes Análise de use-case (Passos 4, 5 e 6)

9 1999RUP - DI / UFPE zUnificar classes yNomes explicativos yDescrição completa yComportamentos similares yAtributos similares Análise de use-case (Passo 7)

10 1999RUP - DI / UFPE zAvaliar os resultados (check-points) yOs requisitos funcionais estão contemplados yOs modelos estão consistentes Análise de use-case (Passo 8)

11 1999RUP - DI / UFPE zSaídas yClasses identificadas yModelo de Projeto yRealizações de use-case atualizadas Análise de use-case

12 Atividades da Analise & Projeto

13 1999RUP - DI / UFPE Projeto de subsistema zObjetivos yDefinir comportamentos das interfaces dos subsistemas em termos de uma colaboração das classes contidas pelos mesmos yDocumentar a estrutura interna do subsistema yDefinir realizações entre interfaces dos subsistemas e as classes contidas nos mesmos yDeterminar as dependências em relação a outros subsistemas

14 1999RUP - DI / UFPE zDistribuir o comportamento do subsistema para os componentes do mesmo yespecificar o comportamento interno yidentificar novas classes/subsistemas necessários para contemplar os requisitos comportamentais Projeto de subsistema (Passo 1)

15 1999RUP - DI / UFPE zDocumentar elementos do subsistema ydocumentar a estrutura interna (diagrama de classe) Projeto de subsistema (Passo 2)

16 1999RUP - DI / UFPE zDescrever dependências do subsistema ydocumentar as interfaces as quais o subsistema é dependente (reuso, manutenção) Ex. Coleção de Dados vs. Coleção de Negócio Projeto de subsistema (Passo 3)

17 1999RUP - DI / UFPE zcheck-points: yNenhum elemento do subsistema tem visibilidade pública yCada operação está documentada em um diagrama de seqüência, ou a operação é realizada por uma única classe yO subsistema esta dividido de maneira consistente? yO subsistema é dependente apenas de interfaces e de pacotes que estão importados? yOs componentes do subsistema estão totalmente encapsulados pelas interfaces? Projeto de subsistema (Passo 4)

18 1999RUP - DI / UFPE zSaídas yRealizações de use-case yProjeto de subsistema com definições de interface yProjeto de classes Projeto de subsistema

19 Atividades da Analise & Projeto

20 1999RUP - DI / UFPE zObjetivos yAssegurar que as classes provêm o comportamento que as realizações de use-case requerem. yAssegurar uma implementação direta das classes. yLidar com requisitos não funcionais relacionados às classes. yIncorporar os mecanismos de projetos utilizados pelas classes. Projeto de classes

21 1999RUP - DI / UFPE zCriar o projeto inicial yProjetar classe fachada (Boundary Classes) yProjetar classes básicas (Entity Classes) yProjetar coleções de negócio (Control Classes) zIdentificar classes persistentes zIdentificar visibilidade das classes Projeto de classes (Passos 1, 2 e 3)

22 1999RUP - DI / UFPE zDefinir operações yIdentificar yNomear e descrever yDefinir visibilidade yDefinir “operações de classe” (estáticas)  operações de instância Projeto de classes (Passo 4)

23 1999RUP - DI / UFPE zDefinir métodos yEspecificar como as operações são implementadas yComo atributos devem ser implementados e utilizados yComo relacionamentos devem ser implementados e utilizados yImplementação de parâmetros yAlgotitmos Projeto de classes (Passo 5)

24 1999RUP - DI / UFPE zDefinir estados dos objetos entre as execuções das operações zDefinir atributos ynome, tipo, valor inicial, visibilidade, persistência zDefinir dependências (comunicação entre objetos) ylocal, global, parâmetro Projeto de classes (Passos 6, 7 e 8)

25 1999RUP - DI / UFPE zDefinir associações (mecanismo de comunicação) yassociação, agregação (diagrama de classes) zDefinir generalizações ycomportamentos semelhantes dão origem a superclasse zLidar com requisitos não-funcionais yreuso, performance, segurança, linguagem de programação... Projeto de classes (Passos 9, 10 e 11)

26 1999RUP - DI / UFPE zAvalie os resultados ycheck-points: modelo de projeto xCamadas, subsistemas, pacotes e classes bem projetados ycheck-points: projeto de Classes xClasses, operações, atributos e relacionamentos bem projetados Projeto de classes (Passo 12)

27 1999RUP - DI / UFPE zSaída yProjeto de Classes Projeto de classes

28 Atividades da Analise & Projeto

29 1999RUP - DI / UFPE zObjetivos yRefinar realizações de use-case em termos de interações yRefinar requisitos nas operações das classes projetadas yRefinar requisitos nas operações de subsistemas ou de suas interfaces ySaída xRealizações de use-case refinadas Projeto de use-cases

30 1999RUP - DI / UFPE zDescrever interações entre objetos projetados ydiagramas de seqüência zSimplificar diagramas de seqüência utilizando subsistemas (opcional) Projeto de use-cases (Passos 1 e 2)

31 1999RUP - DI / UFPE zDescrever comportamento relacionado à persistência yquando gravar e alterar objetos (persistentes) yquando recuperar objetos yquando apagar um objeto ymodelar transações ydocumentar possíveis erros ycontrole de concorrência (acesso restrito) Projeto de use-cases (Passo 3)

32 1999RUP - DI / UFPE zRefinar descrição dos fluxo de eventos zUnificar classes e subsistemas (homogeneidade e consistência) yNomes bem escolhidos yComportamentos similares (unificação) zAvaliar os resultados ycheck-points: Realização dos Use-Case Projeto de use-cases (Passo 4, 5 e 6)

33 Atividades da Analise & Projeto

34 1999RUP - DI / UFPE Projeto de banco de dados zObjetivos yAssegurar que dados persistentes são armazenados de maneira consistente e eficiente yDefinir o comportamento que deve ser implementado no banco de dados yWorker: Database Designer ySaída xModelo de dados

35 1999RUP - DI / UFPE zMapear classes persistentes para o modelo de dados zOtimizar o modelo de dados (performance) zOtimizar o acesso aos dados (indexação) zDefinir características de armazenamento (espaço em disco, organização das páginas do banco) Projeto de banco de dados (Passos 1, 2, 3 e 4)

36 1999RUP - DI / UFPE zDefinir tabelas de referência (listas), valores defaut para tipos zDefinir regras de integridade referencial (constraints) zDistribuir o comportamento da classe ao BD (stored procedures, constraints, triggers) zAssegurar a integridade e qualidade do modelo de dados (checkpoint) Projeto de banco de dados (Passo 5, 6, 7 e 8)

37 Atividades da Analise & Projeto

38 1999RUP - DI / UFPE Revisão do projeto zVerificar se o projeto está de acordo com os requisitos dando base para a implementação zAssegurar que o modelo está consistente com as diretrizes gerais de projeto zAssegurar que as diretrizes do projeto alcançaram seus objetivos zWorker: Design Reviewer zSaída yRelatório de revisão e defeitos (opcional)

39 1999RUP - DI / UFPE zRevisar o modelo de projeto como um todo yAssegurar que a estrutura para o modelo está bem formada yDetectar problemas visíveis apenas em larga escala yguideline: check-points do modelo de projeto Revisão do projeto (Passo 1)

40 1999RUP - DI / UFPE zRevisar cada realização de use-case yAssegurar que o comportamento descrito pela realização do use-case é o comportamento requisitado yAssegurar que o comportamento está “alocado” aos elementos apropriados do modelo yguideline: check-points das realizações de use-case Revisão do projeto (Passo 2)

41 1999RUP - DI / UFPE zRevisar cada subsistema e o seu conteúdo, ou as classes (para pequenos sistemas) yAssegurar que a implementação interna do subsistema ou classe está de acordo com o comportamento requisitado yguideline: check-points do projeto de subsistema/classes Revisão do projeto (Passo 3)

42 1999RUP - DI / UFPE zRever diretrizes de projeto yAssegurar que as diretrizes permanecem atuais e corrigir os defeitos que existam yerros foram/são cometidos por causa da diretriz? yguideline: check-points do projeto de diretrizes zPreparar o documento de revisão e de defeito Revisão do projeto (Passos 4 e 5)

43 1999RUP - DI / UFPE Workflow de projeto

44 1999RUP - DI / UFPE Artefatos de análise e projeto


Carregar ppt "Capítulo 9 Projeto Disciplina: Estudo do RUP Autor: Sérgio Soares Orientação: Augusto Sampaio Paulo Borba."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google