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Métodos e Técnicas de Pesquisa Prof.ª Verônica Toste Faculdades Integradas Hélio Alonso.

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Apresentação em tema: "Métodos e Técnicas de Pesquisa Prof.ª Verônica Toste Faculdades Integradas Hélio Alonso."— Transcrição da apresentação:

1 Métodos e Técnicas de Pesquisa Prof.ª Verônica Toste Faculdades Integradas Hélio Alonso

2 Pesquisa: visão geral “Oportunidade de recuperação do sentido positivo e progressivo do estudo, (...) como elaboração crítica da experiência, aquisição de uma capacidade de identificar os problemas, encará-los com método e expô-los segundo certas técnicas de comunicação”. - Umberto Eco, Como se faz uma tese. De acordo com Antonio Gil, uma pesquisa é necessária quando “não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema”.

3 Pesquisa x Busca A pesquisa científica faz uso cauteloso de métodos, técnicas e outros procedimentos de investigação. Essa modalidade de pesquisa requer um cuidado rigoroso com as fontes de informação, com a obtenção e tratamento dos dados que devem conduzir a determinados resultados, com a explicitação de cada passo tomado em direção às conclusões apresentadas, entre outros cuidados.

4 Pesquisa “Pesquisa é a construção de conhecimento original, de acordo com certas exigências científicas. É um trabalho de produção de conhecimento sistemático, não meramente repetitivo mas produtivo, que faz avançar a área de conhecimento a qual se dedica. Uma pesquisa necessita o cumprimento de três requisitos: – A. a existência de uma pergunta que se deseja responder; – B. a elaboração de um conjunto de passos que permitam chegar à resposta; – C. a indicação do grau de confiabilidade na resposta obtida.” (Miriam Goldenberg, A arte de pesquisar)

5 Pesquisa Uma pesquisa deve possuir fontes primárias ou dados e fontes secundárias. As fontes primárias são os dados de primeira mão, os quais cabe interpretar. São os dados estatísticos, transcrições de entrevistas, fotografias, documentos audiovisuais, entre outros. As fontes secundárias são a literatura crítica, que se deve consultar a fim de obter subsídios para interpretar e discutir as fontes primárias.

6 Fontes primárias São aquelas que contêm informações originais ou, pelo menos, novas interpretações de fatos ou ideias já conhecidas; Os documentos primários são geralmente produzidos com a interferência direta do autor da pesquisa; Por sua natureza as fontes primarias são dispersas e desorganizadas do ponto de vista da produção, divulgação e controle.

7 Exemplos de fontes primárias Dados estatísticos Documentos históricos Documentos privados Entrevistas Notas de pesquisa de campo Obras, textos literários Audiovisual Discursos, atas

8 Fontes primárias quantitativas São obtidas através de pesquisas de opinião, pesquisas de intenção de voto e levantamentos estatísticos.

9 Survey ou pesquisa de opinião Obtenção de dados, informações, características ou opiniões de um determinado grupo de pessoas por meio da aplicação de questionários. Utilizam-se ferramentas estatísticas de amostragem (de preferência probabilística) para selecionar os respondentes e obter dados quantitativos sobre uma população. Em seguida, são feitos cruzamentos entre os dados na busca por associações entre eles. Basicamente esse tipo de pesquisa se realiza nas seguintes etapas: 1. Elaboração do questionário 2. Determinação da amostra 3. Aplicação do questionário 4. Tabulação dos dados 5. Análises estatísticas 7. Produção de textos e gráficos 6. Divulgação

10 Survey e pesquisa de opinião Após a aplicação de um questionário padronizado para um número N de pessoas, respeitadas as técnicas de amostragem, os dados são tabulados, isto é, transpostos para uma planilha.

11 Tabulação Cada resposta do questionário transforma-se em um dado numérico na planilha, de modo que as respostas de todos os questionários possam ser quantificadas e analisadas.

12 Análise Uma vez tabulados, os dados podem ser analisados. Tiram-se frequências simples, médias, cruzamentos entre dados e regressões logísticas. Os gráficos nada mais são do que uma representação visual desses resultados numéricos, e podem ter aparências diversas.

13 Exemplo: o Censo populacional Universo recenseado: todo o Território Nacional Número de municípios: 5.565 municípios Número de domicílios: 67.569.688 de domicílios Número de setores censitários: 314.018 setores censitários Pessoal contratado e treinado: cerca de 240 mil pessoas (coleta, supervisão, apoio e administrativo) Orçamento: aproximadamente R$ 1,4 bilhão Tecnologia: centenas de computadores em rede nacional, rede de comunicação em banda larga e 220 mil computadores de mão equipados com receptores de GPS Unidades executoras: 27 unidades estaduais, 7 mil postos de coleta informatizados e 1.283 Coordenações de Subárea Fonte: http://censo2010.ibge.gov.br/sobre-censo/dimensoes-do-censo- 2010http://censo2010.ibge.gov.br/sobre-censo/dimensoes-do-censo- 2010

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15 Exemplo de tabulação: PNAD 2009

16 Resultados O IBGE faz basicamente com os dados frequencias simples, médias e cruzamentos de dados. As análises mais refinadas costumam ser realizadas pelo IPEA e outros institutos de pesquisa. Com os dados das pesquisas anteriores, é possível traçar séries históricas. Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/img/geografia/censo-2010.gifhttp://revistaescola.abril.com.br/img/geografia/censo-2010.gif

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20 Fonte: http://oglobo.globo.com/infograficos/censo-2010/http://oglobo.globo.com/infograficos/censo-2010/

21 Visite: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/cens o-o_censo_e_voce.shtml http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/cens o-o_censo_e_voce.shtml

22 Dados populacionais permitem fazer diversos cálculos mais sofisticados. Exemplo: nos gráficos seguintes, procuramos entender diferenças entre acesso ao ensino superior entre negros e brancos.

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25 Outros dados de natureza quantitativa Dados quantitativos não são obtidos apenas pela técnica do questionário, mas podem ser também coligidos em registros públicos, junto a instituições, assim como dados de diversas naturezas podem passar por um tratamento quantitativo, desde que tabulados. Exemplo: pesquisas GEMAA.

26 Levantamento da ação afirmativa Fontes primárias: editais e manuais de vestibular, termos de adesão ao SISU das universidades públicas. Coleta: dados sobre reserva de vagas, beneficiários, procedimentos de seleção etc. Questão: a partir de uma série histórica, medir o impacto da lei de cotas.

27 Cobertura jornalística das “cotas” Fontes primárias: todos os textos de jornal (O Globo, Folha de S Paulo e Estadão) sobre as cotas, de 2001 a 2011) Coleta: valência, autor, tipo de texto, editoria, profissão do autor, argumentos etc. Questões: viés, representação do debate público, argumentos mobilizados, atores do debate etc.

28 Outros exemplos de pesquisa quantitativa “Leading Men Age, But Their Love Interests Don’t”, disponível em: http://www.vulture.com/2013/04/leading- men-age-but-their-love-interests-dont.htmlhttp://www.vulture.com/2013/04/leading- men-age-but-their-love-interests-dont.html

29 “Fleshmap”: “Sobre o que cantamos, quando cantamos sobre o corpo? O gráfico abaixo, com base em uma amostra de mil músicas, conta a história. O tamanho de um círculo corresponde a quantas vezes essa parte do corpo é mencionada em cada gênero musical”. http://www.fleshmap.com/listen/music.html

30 Música alternativa: Hip Hop:

31 Textstat É possível fazer análise quantitativa de textos utilizando, por exemplo, o programa Textstat, que pode ser baixado gratuitamente aqui: http://neon.niederlandistik.fu-berlin.de/textstat/ http://neon.niederlandistik.fu-berlin.de/textstat/ Esse programa permite a formação de um corpus de documentos e opera sobre eles, permitindo a pesquisa das formas lexicais, da frequência de cada palavra, ordenada alfabeticamente ou em modo crescente ou decrescente.

32 Wordcloud Uma vez rankeadas, as palavras podem ser jogadas em algum site gerador de nuvens de palavras, como o http://www.tagxedo.c om/ http://www.tagxedo.c om/ Na nuvem ao lado, temos os termos mais utilizados em insultos raciais, recolhidos de frases transcritas em reportagens sobre racismo na Folha de S Paulo (2001-2012):

33 Google Trends O http://www.google.com.br/trends/, por exemplo, faz uma pesquisa quantitativa das buscas dos usuários ao longo do tempo. Essa ferramenta pode ser utilizada, portanto, como uma espécie de termômetro do interesse do internauta. Leia o texto que utiliza o trends para analisar a questão das manifestações de junho: http://exunocarrefour.blogspot.com.br/2013/06/medindo- curiosidade-do-internauta-em.htmlhttp://www.google.com.br/trends/ http://exunocarrefour.blogspot.com.br/2013/06/medindo- curiosidade-do-internauta-em.html

34 Veja mais gráficos aqui: http://www.google.com.br/trends/topcharts#geo=BR http://www.google.com.br/trends/topcharts#geo=BR

35 Suas próprias pesquisas Você pode inserir termos no trends para monitorar a variação do interesse dos internautas em um determinado assunto:

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37 Buscas no google Uma forma interessante de saber o que mais se busca sobre um assunto é formular uma frase e permitir que o google indique os termos mais buscados.


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