A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Morte e o Morrer Em direção a uma Psicologia da Passagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Morte e o Morrer Em direção a uma Psicologia da Passagem."— Transcrição da apresentação:

1 A Morte e o Morrer Em direção a uma Psicologia da Passagem

2 Experiências de Quase Morte Elizabeth Kübler-Ross (Psiquiatra) Os cinco estágios dos pacientes terminais: 1- Negação 2- Raiva 3- Barganha 4- Depressão 5- Aceitação

3 Experiências de Quase Morte Aproximadamente entrevistas com pessoas que passaram pela E.Q.M. Quatro fases distintas relacionadas ao morrer: 1- Primeira fase: Flutuando para fora de seu corpo e presenciando o que acontecia no local. 2- Segunda fase: Abandonando o corpo e sentindo-se num estado definido como es- pírito e energia.

4 Experiência de Quase Morte Terceira Fase: Guiado por uma presença (anjo da guarda) até um túnel ou portão intermediário. Sente-se atraído por uma luz brilhante de onde irradiava calor, energia, espiritualidade e principalmente amor incondicional. Algumas visões alternativas substituem o túnel, como desfiladeiros, pontes etc.

5 Experiência de Quase Morte Cont. Algumas pessoas afirmam terem recebido grandes conhecimentos, outras dizem ter voltado com dons proféticos, outras com novo discernimento ou nova capacidade de avaliação. Houve concordância geral na afirmação que existe um grande sentido na vida, relacionado ao Amor.

6 Experiências de Quase Morte Quarta Fase: Estar em presença do que chamaram Fonte Superior, Deus e outras denominações similares. Outras disseram estar apenas estar rodeadas de todo conheci- mento passdo, presente e futuro num estado benevolente e isento de crítica. Passam por uma revisão de suas vidas, compreendendo os motivos de cada ação, palavra, compreendendo…

7 Experiência de Quase Morte … a maneira como estas afetaram outras pessoas, inclusive desconhecidas (tudo está entrelaçado). Um efeito ondulatório das acões e pensamentos que atinge todas as formas de vida. Observaram o que suas vidas poderiam ter sido.

8 Experiência de Quase Morte Raymond Mood (Psiquiatra). Entrevistas com aproximadamente 2000 pacientes. Observou o mesmo padrão de relato, independente da cultura, mesmo em pacientes sem história religiosa. Nove elementos comuns:

9 Experiência de Quase Morte 1- A sensação de estar morto (flutuando aci- ma do corpo, sentem medo e confusão e em seguida acalmam-se e compreendem o que está acontecendo). 2- Paz e ausência de dor (a dor cessa assim que o paciente deixa o corpo)

10 Experiência de Quase Morte 3- Experimentando um corpo espiritual descrito como uma nuvem colorida ou um campo de energia. 4- Experiência do Túnel e da Luz brilhante (sensação de estar atravessando em direção à luz)

11 Experiência de Quase Morte 5- Seres de Luz (encontros com seres de intensa luminescência e que faziam-nos transbordar de amor). Podem ocorrer encontros com amigos e parentes que já faleceram. 6- O Ser de Luz - Interpretado com Deus, Cristo, Buda, Alá etc. Irradiava amor e compreensão absolutos. Desejo de …

12 Experiência de Quase Morte …ficar junto Dele. Informados de que precisariam retornar. 7- A Recapitulação (panorâmica, colorida e tridimensional), na perspectiva de uma terceira pessoa num tempo completamente diferente do que conhecemos.

13 Experiência de Quase Morte 8- Rápida ascenção para o céu (alguns não passam pelo túnel) vendo o universo da perspectiva dos astronautas. 9- Relutância em retornar (relatam terem se entrestecido e com saudade do estado de felicidade, mas reconheceram a necessidade de continuar suas vidas e cumprir suas tarefas. Mudança de sentido da vida/morte.


Carregar ppt "A Morte e o Morrer Em direção a uma Psicologia da Passagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google