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Departamento de Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda para Juventude – DPJ/SPPE/MTE Brasília, Maio de 2014 APRENDIZAGEM PROFISSIONAL.

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1 Departamento de Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda para Juventude – DPJ/SPPE/MTE Brasília, Maio de 2014 APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

2 Agenda Nacional De Trabalho Decente Para Juventude ① Mais e melhor Educação; ② Conciliação dos estudos, Trabalho e Vida Familiar ③ Inserção Ativa e Digna no mundo do Trabalho ④ Diálogo Social

3 O que é Aprendizagem Profissional e a quem se destina? Contrato Formal de Trabalho com prazo determinado não superior a 2 anos e com compromisso de matrícula em programa de aprendizagem Prioridade para Adolescentes Jovens para ocupações com riscos insalubridade, periculosidade. Limite máximo de idade não se aplica a pessoas com deficiência, e pode acumular o Benefício de Prestação Continuada – BPC Entidade Qualificadora Conteúdos teóricos básicos e específicos ( as empresas públicas delegam a entidades sem fins lucrativos – ESFL a função de contratar) APRENDIZ ≥14 ≤24 anos ENTIDADES QUALIFICADORAS Sistema S; Institutos Federais e Rede Estadual; Ent sem Fins Lucrativos EMPRESA Públicas, de Economia Mista e Empresas Privadas de Médio e Grande porte Cotas ≤ 5% ≥ 15%

4 Aprendizagem Profissional Contrato: Especial, máximo de 2 anos, anotação na Carteira de Trabalho, salário mínimo/hora, direitos trabalhistas e Proteção previdenciária: FGTS, Férias, 13º salário Jornada: Até 06 horas diárias. Até 08 horas para aprendizes com ensino fundamental concluído, desde que computadas as horas destinadas a aprendizagem teórica; Férias: Férias coincidentes com período de férias escolares ou de acordo com o programa de aprendizagem; FGTS: 2% Formação técnico-profissional metódica Entidades Qualificadoras

5 APRENDIZAGEM PROFISSIONAL Início do Contrato de Trabalho e do Programa Técnico-profissional organizado em atividades teóricas e práticas Conclusão do Contrato e do Programa com Certificação Profissional pelas entidades formadoras TEORIA PRÁTICA

6 Programa mínimo 800 horas de atividades teóricas e práticas alternadas Tarefas organizadas em tarefas de complexidade progressiva Duração máxima do contrato: 2 (dois) anos Programa elaborado com base na CBO e validado pela Secretaria de Políticas Públicas/MTE Contratos fiscalizados pelos Auditores do Trabalho Programa de Formação Técnico-profissional Metódica AULAS TEORICAS FORMACAO TECNICO- PROFISSIONAL ATIVIDADES PRATICAS DA(s) OCUPAÇÃO(s) Formacão teórica ≥ 30% ≤ 50% Atividades praticas ≥ 50% ≤ 70% Programa de Aprendizagem ≤ 800h ≥ 1600 Programa mínimo 800 horas de atividades teóricas e práticas alternadas Tarefas organizadas em tarefas de complexidade progressiva Duração máxima do contrato: 2 (dois) anos Programa elaborado com base na CBO e validado pela Secretaria de Políticas Públicas/MTE Contratos fiscalizados pelos Auditores do Trabalho Programa de Formação Técnico-profissional Metódica Formacão teórica ≥ 30% ≤ 50% Atividades praticas ≥ 50% ≤ 70% Programa de Aprendizagem ≤ 800h ≥ 1600

7 Programa mínimo 800 horas de atividades teóricas e práticas alternadas Tarefas organizadas em tarefas de complexidade progressiva Duração máxima do contrato: 2 (dois) anos Programa elaborado com base na CBO e validado pela Secretaria de Políticas Públicas/MTE Contratos fiscalizados pelos Auditores do Trabalho Programa de Formação Técnico-profissional Metódica Formacão teórica ≥ 30% ≤ 50% Atividades praticas ≥ 50% ≤ 70% Programa de Aprendizagem ≤ 800h ≥ 1600

8 ARCO DO DESPORTO AUXILIAR DA PRATICA ESPORTIVA AUXILIAR DA ADMINISTRACAO ESPORTIVA AUXILIAR DA ORANIZACAO DE EVENTOS ESPORTIVOS FORMACAO DIRECIONADA A NOVOS TRABALHADORES QUE APOIARÃO AS PRÁTICAS DO ESPORTE DE PARTICIPACAO, RENDIMENTO OU EDUCATIVO

9 Comunicação Oral e Escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital; Raciocínio Lógico-matemático, noc ̧ ões de interpretac ̧ ão e análise de dados estatísticos; organizac ̧ ão, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe; noc ̧ ões de direitos trabalhistas e previdenciários; Saude e Segurança no Trabalho Inclusão Digital Educação Financeira Educação Fiscal

10 FORMAÇÃO TÉCNICA GERAL Modalidades esportivas Que pratica / gostaria de praticar Que conhece / não conhece Origem, cultura do país do esporte preferido Conceitos e Preconceitos Padrões corporais / estéticos Organizacão do Esporte Como se organiza o mundo do ESPORTE O Esporte moderno Entidades representativas e Calendário Corpo técnico e mercado consumidor O Brasil no cenário esportivo internaciona l Projeto de Orientação Profissional – POP Reconhecer a presença do Esporte no seu cotidiano Projeção de trajetória profissional e de escolaridade Construido individualmente ao longo do Programa A partir do reconhecimento de sonhos, vocações, talentos e aptidões Modalidades esportivas Que pratica / gostaria de praticar Que conhece / não conhece Origem, cultura do país do esporte preferido Conceitos e Preconceitos Padrões corporais / estéticos Organizacão do Esporte Como se organiza o mundo do ESPORTE O Esporte moderno Entidades representativas e Calendário Corpo técnico e mercado consumidor O Brasil no cenário esportivo internaciona l Projeto de Orientação Profissional – POP Reconhecer a presença do Esporte no seu cotidiano Projeção de trajetória profissional e de escolaridade Construido individualmente ao longo do Programa A partir do reconhecimento de sonhos, vocações, talentos e aptidões

11 Esporte Lazer/Educativo Trabalho/Profissão Direito Constitucional Elemento Mobilizador Legislação Lei PELÉ Regras e Regulamentos de cada modalidade Normas Técnicas de Segurança Clubes e sua história Caracterização dos Clubes Brasileiros Esporte e Identidade Nacional Especificidades de gênero e faixa etária Políticas Públicas de Esporte no Brasil Esportes Coletivos / Individuais Tecnologia e Materiais Esportivos Mídias, Marketing, Patrocínio e Produtos Esportivos Esporte Lazer/Educativo Trabalho/Profissão Direito Constitucional Elemento Mobilizador Legislação Lei PELÉ Regras e Regulamentos de cada modalidade Normas Técnicas de Segurança Clubes e sua história Caracterização dos Clubes Brasileiros Esporte e Identidade Nacional Especificidades de gênero e faixa etária Políticas Públicas de Esporte no Brasil Esportes Coletivos / Individuais Tecnologia e Materiais Esportivos Mídias, Marketing, Patrocínio e Produtos Esportivos FORMAÇÃO TÉCNICA GERAL

12 Quais são as funções e habilidades especificas? Garantir segurança para a prática do esporte; organizar espaços e equipamentos; auxiliar durante execução das atividades; avaliar resultados e possíveis melhorias na execução e no planejamento Em que espaços você poderá atuar? A Dimensão Temporal do Trabalho Preparação Execução Avaliação Outros profissionais que atuam no mesmo espaço Atletas e Praticantes de Esportes Técnico, preparador físico, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, assessor de imprensa, assessor de marketing

13 PREPARAR ESPAÇOS QUADRAS, GINÁSIOS, PISCINAS MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E ESPAÇOS IDENTIFICAR E PREPARAR EQUIPAMENTOS DE CADA ESPORTE VELA FUTEBOL PARA CEGOS NATACAO TENIS TIPOS DE EVENTOS TREINOS COMPETIÇÕES

14 NUTRIÇÃO ESPORTIVA AUXILIAR NA HIDRATAÇAO E ALIMENTAÇÃO DO ATLETA EM TREINOS E COMPETIÇÕES INCLUIR QTDE DE AGUA NA ETAPA DE PLANEJAMENTO DO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS SCALT CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA REGISTRAR E ANALISAR AÇÕES ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA PLANILHAS DE ANOTAÇÕES; FILMAGEM;ANOTAR FREQUENCIA CARDÍACA DO ATLETA

15 CONHECER FUNCIONAMENTO DOS ORGAOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA AFETOS AOS ESPORTES ATENDER O PÚBLICO, SÓCIOS, PRATICANTES DE ESPORTES EM CLUBES, ACADEMIAS INFORMAR SOBRE FUNCIONAMENTO, AULAAS, HORÁRIOS ATENDER PROFESSORES APRESENTAR O CLUBE, ACADEMIA A VISITANTES APOIAR O SETOR DE SUPRIMENTO DE MATERIAL ESPORTIVO FAZER OU RECEBER INSCRIÇÕES DE ATLETAS DIVULGAR CALENDÁRIO ESPORTIVO ENVIAR CERTIFICADOS, CARTEIRAS ORGANZAR ARQUIVOS E FICHARIOS

16 LEGISLAÇÃO ESPORTIVA BRASILEIRA JUSTIÇA DESPORTIVA LEIS TRABALHISTAS, EMPRESARIAS, OBRIGAÇÕES FISCAIS PESSOA FÍSICA E PESSOA JURÍDICA SISTEMA BRASILEIRO DO DESPORTO MINISTERIO DO ESPORTE CONSELHO NACIONAL DO ESPORTE ESTATUDO DE DEFESA DO TORCEDOR COMITE OLÍMPICO INTERNACIONAL COMIITE OLIMPICO BRASILEIRO – COB

17 EVENTOS EM GERAL E EVENTOS ESPORTIVOS PORTE DO EVENTO, DIMENSÃO DO PÚBLIICO; PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS DIVULGAÇÃO INGRESSOS PREMIAÇÕES ORÇAMENTO CARACTERISTICAS DAS COMPETIÇOES ESPORTIVAS LEI DE INCENTIVOS AO ESPORTE OU LEI DO PATROCÍNIO DIREITOS DE SOM E IMAGEM DOS ATLETAS CONSUMO MATERIAL ESPORTIVO

18  Livro 1: Aprendendo a trabalhar e praticando esporte;  Livro 2: A organização do trabalho no esporte: regras, táticas, técnicas e métodos;  Livro 3: A organização da produção no trabalho do esporte.

19 JADE – Rede Clubes esportivos e sociais e clubes de futebol Entidades representativas da prática e da administração esportiva Empresas de outros setores produtivos Entidades Formadoras Ministério do Esporte Ministério do Trabalho e Emprego

20 PARCERIA MTE e ME Estabelecimento da Rede Executora do JADE: Identificar nos diferentes parceiros as vocações especificas que contribuem para a formação da Rede Jade; Definir os requisitos necessários para o credenciamento das instituições formadoras que virão a integrar a Rede Jade; Promover a divulgação do instituto da Aprendizagem no âmbito de atuação Ministério do Esporte Rede CEDES.

21 CONGRESSO BRASILEIRO DE CLUBES Assinatura da primeira Carteira de Trabalho de um Jovem Aprendiz do Desporto (JADE), Yago com o Esporte Clube Pinheiros em SP

22 CAPACITACAO DE ENTIDADES – UFRJ Rio de Janeiro 24 e 25 de novembro Sao Paulo 1 e 2 de dezembro Brasília 16 e 17/12

23 aprendizagem.sppe@mte.gov.br 61- 2031-6556/ 6543 / 6553 Contatos


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