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Como desenvolver e estratégias e mecanismos de apoio à inserção dos e das jovens no mercado de trabalho Trabalho Decente e Juventude 1.Desafios, estratégias.

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1 Como desenvolver e estratégias e mecanismos de apoio à inserção dos e das jovens no mercado de trabalho Trabalho Decente e Juventude 1.Desafios, estratégias e mecanismos possíveis de inserção dos e das jovens no mercado de trabalho. 2.Necessidade de oferecer diferentes formas de apoio à inserção no mercado de trabalho, para contemplar as diferentes situações juvenis. 3.Programas de estágio e aprendizagem: até que ponto são formas de inserção que possibilitem uma trajetória decente no mundo do trabalho?

2 ProJovem Trabalhador Aprendizagem – Universalizante –Faixa etária –Escolaridade –Cursos Técnicos Estágio – nível superior e técnico Pessoas com Deficiência com mais escolaridade: aprendizagem Pessoas com Deficiência com defasagem escolar: –ProJovem Urbano ou Saberes da Terra – Cota de Aprendizagem – Cotas com Deficiência Jovens com baixa escolaridade contratados pelos órgãos públicos –ProJovem Urbano De acordo com o perfil, interesses e demandas ProJovem + estágios + aprendizagem + empreendedorismo

3 A aprendizagem está estabelecida no artigo 429 da CLT, alterada pela Lei /2000 e recentemente regulamentada pelo Decreto 5.598/2005; Todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratar adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos; A característica principal desta modalidade de formação profissional é reunir conteúdos teóricos e vivências práticas nas empresas: o empregador deve matriculá-lo em curso de aprendizagem em entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica - Entidades do Sistema S, Centros Federais de Educação Tecnológica - CEFETs ou instituições sem fins lucrativos; Garantia dos Direitos trabalhistas e Proteção previdenciária: FGTS, Férias, 13º salário Breve Resumo

4 A aprendizagem e o estágio podem ser reconfiguradas como formas de inserção que permitem viver outras dimensões como o lazer, cultura Contribuir para o reconhecimento e a valorização dos direitos humanos e da cidadania, e do desenvolvimento do jovem beneficiário como: –Pessoa, mediante a aquisição de níveis crescentes de autonomia, de definição dos próprios rumos, de exercício de seus direitos e de sua liberdade; –Cidadão, consciente da importância do papel protagônico da juventude e da necessidade da sua efetiva participação no aprimoramento da democracia, na defesa dos direitos civis, políticos e sociais e no exercício da solidariedade para a mudança social; –trabalhador, qualificado social e profissionalmente para a inserção ativa, cidadã, no mundo social e do trabalho A inserção via estágio e aprendizagem pode estar atrelada ao Plano Nacional de Juventude e ao projeto de uma sociedade que mude sua visão da juventude APRENDIZAGEM e Estágio

5 Políticas de Juventude a pessoas com deficiência


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