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Pré-iniciação Científica

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Apresentação em tema: "Pré-iniciação Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Pré-iniciação Científica
Equipe: CN – Marceline e Rimacéia CH – Ana Silvia Linguagens – Cecília e Daniel Fonte:

2 Introdução Objetivos Articular os diversos programas/projetos da pasta que envolvem projetos de pesquisa (Ensino Integral, Feira de Ciências, TCEM); Subsidiar os professores orientadores e professores coordenadores quanto aos aspectos metodológicos envolvidos neste trabalho; Oferecer apoio às equipes das unidades escolares.

3 Link do hangout com orientações: https://youtu.be/7EhEV1--SIc
Introdução Pauta I – A Pré Iniciação Científica: orientações gerais Tipos, métodos e procedimentos de pesquisa O Plano e o relatório de pesquisa O papel do Professor Orientador II – Feiras e Mostras A FeCEESP III – O Projeto TCEM IV – Referências Link do hangout com orientações:

4 I – A Pré Iniciação Científica
Origem Década de 60 - Estados Unidos(Biological Science Curriculum Studies – BSCS) e mais tarde esses projetos foram introduzidos no Brasil. Objetivo: melhorar o ensino das ciências e pesquisa científica no ensino de Biologia para Ensino Médio, depois em Física e Química. Revitalizar o Ensino Médio (letramento científico e/ou alfabetização científica). Aluno: criativo, crítico, argumentativo, inovador, protagonista, ...

5 I – A Pré Iniciação Científica
Visa apoiar projetos de pesquisa nas áreas de exatas, biológicas e humanas, que possibilitem despertar e incentivar o interesse de alunos (sobretudo do Ensino Médio) mediante o desenvolvimento de atividades e convivência com os procedimentos e as metodologias adotadas em pesquisa científica, oferecendo assim, oportunidades de complemento da formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e preparo para a vida profissional e/ou continuidade de estudos em nível superior aos alunos participantes.

6 I – A Pré Iniciação Científica
Vivências que visam: Desenvolver procedimentos que possam elevar o nível de protagonismo dos estudantes, para consolidar uma mudança significativa de postura investigativa; Incentivo a Feiras regionais, estaduais, nacionais e internacionais; Desenvolver amplamente habilidades e competências típicas da área cientifica; Desenvolver responsabilidade, sustentabilidade, resolução de problemas complexos, argumentação cientifica e por fim a preocupação na qualidade de vida.

7 Envolvem atitudes e valores
I – A Pré Iniciação Científica Envolvem atitudes e valores Um cientista deve ser : curioso, observador e ter uma postura honesta, crítica e objetiva sobre o que irá pesquisar; agir com imparcialidade e credibilidade, desenvolvendo pesquisas precisas e comprováveis, de maneira a produzir conhecimento confiável, ampliando e contribuindo para o saber científico; atitude autocorretiva, perseverança e paciência; estar contemporâneo aos trabalhos recentes.

8 I – A Pré Iniciação Científica
Tipos de Pesquisa* a) QUANTO AOS OBJETIVOS b) QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS  Pesquisa Exploratória  Pesquisa Bibliográfica  Pesquisa Descritiva  Pesquisa Documental  Pesquisa Explicativa  Pesquisa Experimental  Levantamento de dados  Estudo de Campo  Estudo de Caso  Pesquisa-Ação * De acordo com GIL, 2008.

9 I – A Pré Iniciação Científica
a) Quanto aos objetivos: Pesquisa exploratória: proporcionar maior familiaridade com o problema (explicitá-lo). Pode envolver levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado. Geralmente, assume a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Pesquisa descritiva: descrever as características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas peculiaridades está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática. Ex.: pesquisa referente à idade, sexo, procedência, eleição, etc. Pesquisa explicativa: identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o tipo que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. Por isso, é o tipo mais complexo e delicado.

10 I – A Pré Iniciação Científica
b) Quanto aos procedimentos técnicos: Pesquisa Bibliográfica: é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Não recomenda-se trabalhos oriundos da internet. Pesquisa Documental: é muito parecida com a Bibliográfica. A diferença está na natureza das fontes, pois esta forma vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser relaborados de acordo com os objetos de pesquisa. Além de analisar os documentos de “primeira mão” (documentos de arquivos, igrejas, sindicatos, instituições etc.), há também aqueles que já foram processados mas podem receber outras interpretações, como relatórios de empresas, tabelas etc.

11 I – A Pré Iniciação Científica
Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, seleciona-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, define-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. Levantamento de dados: é a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados. Quanto o levantamento recolhe informações de todos os integrantes do universo pesquisado, tem-se um censo. Estudo de Campo: procura o aprofundamento de uma realidade específica. É basicamente realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações do ocorrem naquela realidade.

12 I – A Pré Iniciação Científica
Estudo de Caso: consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento. Pesquisa - Ação: um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 1986, p.14). Observação: geralmente, os apontamentos sobre o tipo da pesquisa são feitos na parte introdutória do relatório final.

13 I – A Pré Iniciação Científica
Método de Pesquisa* O método científico – parte-se de uma questão e levanta-se hipóteses para respondê-las. Assim, a pesquisa é feita para verificar se a(s) hipótese(s) é(são) verdadeira(s). Observação: Embora existam outros métodos, o mais utilizado para este tipo de projeto/atividades (Pré Iniciação Científica) é o método científico.

14 I – A Pré Iniciação Científica
O Plano de Pesquisa O Plano funciona como uma “carta de intenções”, como um esboço inicial do que será feito e, portanto, deve ser preparado antes que a pesquisa seja iniciada. Deverá conter: a) o método que será utilizado para realizar o projeto; b) questão problema; c) hipóteses levantadas ou objetivos a serem alcançados; d) objetivo bem definido; e) lista dos passos a serem executados durante a pesquisa, alinhados a um cronograma de desenvolvimento; f) as referências bibliográficas pertinentes ao tema que lhe darão suporte teórico.

15 I – A Pré Iniciação Científica
Estrutura do Plano de Pesquisa: Pré-textuais: Capa e Sumário Textuais: Título Introdução/Problema Justificativa Hipóteses ou objetivos (gerais e específicos) Materiais e métodos Pós-textuais: Cronograma e Referências.

16 I – A Pré Iniciação Científica
Título do trabalho Ele deve ser claro, informativo e estar vinculado ao tema da pesquisa, ou seja introdução ao problema. Usar e abusar da criatividade!

17 A Introdução e o problema
I – A Pré Iniciação Científica A Introdução e o problema Uma descrição clara da questão (problema), contextualizada e delimitada a ser investigada pelo pesquisador. Neste item, devemos responder algumas questões, tais como: Qual é o problema? Quais são as limitações? (tempo, custo, ambiental, etc.) Como/Por que o fenômeno/problema levantado ocorre?

18 Justificativa da pesquisa
I – A Pré Iniciação Científica Justificativa da pesquisa Apresentação da motivação da pesquisa, o que será acrescentado à comunidade científica (relevância), ou seja, quais são as contribuições para o enriquecimento do assunto, e apresentamos os resultados esperados.

19 I – A Pré Iniciação Científica
Hipóteses São as respostas preliminares às questões, a simplificação de algum modelo proposto para a pesquisa, as respostas que esclarecem a pergunta de pesquisa.

20 I – A Pré Iniciação Científica
Materiais e métodos Escrever a ação que será desenvolvida na pesquisa, ou seja, onde e como ela será conduzida, quais variáveis estudada e como as coletar, quais os métodos a serem adotados para análise dessas variáveis e os procedimentos a serem seguidos.

21 I – A Pré Iniciação Científica
Cronograma: É o planejamento das atividades ao longo da pesquisa. Estabelecer prazos para cada uma das atividades que forem realizadas.

22 I – A Pré Iniciação Científica
Referências: Elaborar uma lista ordenada das citação dos livros, publicações científicas ou revistas consultados.

23 I – A Pré Iniciação Científica
O Relatório de Pesquisa É o documento final da pesquisa, em que apresenta os dados coletados durante o estudo e as conclusões. Objetivo: É comunicar os resultados, apresentando fatos, dados, procedimentos utilizados, os resultados obtidos, análise e conclusões. Descreve, além dos objetivos, hipóteses e metodologia, os resultados e suas conclusões sobre a pesquisa, entre outras coisas. Por isso, é feito depois de realizada a pesquisa.

24 Devem ser apresentados no relatório
I – A Pré Iniciação Científica  Devem ser apresentados no relatório Elementos pré-textuais: Capa; Folha de rosto; Agradecimentos (opcional); Resumo; Sumário. Elementos textuais: Introdução; Materiais e métodos; Fundamentação teórica; Resultado e análise dos dados; Discussão; Conclusões. Elementos pós-textuais: Referências bibliográficas; Anexos; Apêndices; Parecer do comitê de ética

25 Referências Bibliográficas
I – A Pré Iniciação Científica Referências Bibliográficas As referências são uma lista com todas as obras citadas no texto, tanto de forma direta quanto de forma indireta. Caso exponha-se no trabalho a ideia de um outro autor, deve referenciá-lo para que o trabalho não seja considerado um plágio. Deve-se apresentar as referências de maneira padronizada, seguindo as diretrizes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Cuidado com o excesso de referências retiradas da internet; inclusive, manter um olhar crítico para a confiabilidade das fontes de informação.

26 I – A Pré Iniciação Científica
Bibliografia Na bibliografia é considerado todas as fontes consultadas, lidas e fichadas que foram usadas durante a pesquisa. Contudo, estas ideias não foram citadas de maneira direta ou indireta no texto. (MACEDO, 1994) A bibliografia dá suporte teórico, permitindo que nos familiarizemos com as pesquisas que têm sido realizadas naquela área. Esse item uma seleção de informações bibliográficas sobre o tema da sua pesquisa, já publicadas em livros, revistas científicas, trabalhos de congresso, monografias, dissertações e teses.

27 I – A Pré Iniciação Científica
Em suma: Diferença entre bibliografia e referência bibliográfica  Referência Bibliográfica: parte de uma obra na qual se listam as obras (perdoem o pleonasmo vicioso) utilizadas pelo autor para elaboração do texto.Isto é, “Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual". (ABNT, 2000, p. 2). Assim, nas referências, deverão ser registrados todos os autores citados no corpo do  trabalho. Bibliografia: parte de uma obra na qual se listam as referências bibliográficas de obras recomendadas para leitura complementar. Assim, na bibliografia, constarão todos os que foram lidos, embora não tenham sido citados no corpo do trabalho, sendo assim a bibliografia é mais utilizada em teses de doutorado ou em livros. Também podem ser consideradas as obras “inspiradoras” do trabalho. Fonte:

28 I – A Pré Iniciação Científica
O Papel do Professor Orientador Estimular, apoiar, acompanhar, auxiliar e orientar os alunos para a realização das atividades de Pré-iniciação Científica; Observar principalmente a organização do tempo, respeitando a rotina e os horários da escola, com sessões pré-agendadas para atendimento e/ou por meio online; Atentar-se para os critérios/normas de cada evento (feira/mostra): número de alunos por equipe, Estrutura do projeto de pesquisa (elementos que devem estar presentes) e especificidades metodológicas (diário de bordo), critérios de avaliação do trabalho (número de pontos de cada item), estrutura da comunicação do trabalho (oral/pôster);

29 Eventos científicos diversos
II – Feiras e Mostras Eventos científicos diversos Feiras de Ciências: os alunos participantes comunicam projetos que foram idealizados e desenvolvidos por eles durante o ano letivo, atividades de estudo e investigação, levantamento de informações, interpretações de dados, buscando soluções para problemas que se empenharam em resolver. Feiras de divulgação científica: se baseia em divulgar os conhecimentos científicos e de curiosidades pesquisadas pelos estudantes.

30 II – Feiras e Mostras Feiras investigativas: Os elaboram uma questão-problema para qual ainda não há uma resposta estabelecida pela comunidade científica. Utilizam de evidencias científicas que implicam os resultados obtidos(uma das dimensões do Pisa na área de ciências). Mostras Científicas: permitem que o publico frequentador conheça a aplicabilidade de conceitos científicos. Ex: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a Experimentoteca, ambas em São Paulo.

31 II – Feiras e Mostras Simpósios: É feito em um espaço onde os estudantes expõem seu projeto de pesquisa a uma banca de avaliadores, recebendo notas,criticas e sugestões. Sendo uma importante qualificação para uma Feira de Ciências. Clubes de Ciências: São caracterizados como uma associação de estudantes, sob a orientação de seus professores, que se dedica à realização de atividades de investigação e divulgação científicas (prática comum nas EEI).

32 A Feira de Ciências das Escolas Estaduais – FeCEESP
II – Feiras e Mostras A Feira de Ciências das Escolas Estaduais – FeCEESP  2013 Somente para as EEI (participação obrigatória) Grande evento em Serra Negra Sem limites para inscrição Obs. em nossa DE não havia EEIs  2014 Ampliação para toda a rede – EEI e ensino regular - (“convite”) Inclusão do EF (inclusive do Ensino Regular – 9º ano) Em contrapartida, redução do número de trabalhos

33 II – Feiras e Mostras Mudanças em 2015 Regulamento 24/08
Inscrição – 24/08 a 27/09 (DERBP) Seleção 28/09 a 17/10 (DERBP) Entrega 23/10 Inscrição 26/10 a 09/11 – SEE Avaliação final 14/03 a 18/03/16 Publico Alvo 1ª e 2ª série EM – Regulares e Integral equipe = 1professor + 2 alunos 4 vagas = 3 Ensino Integral e 1 Regular Caso de dúvidas :

34 II – Feiras e Mostras FORMULÁRIO
: ANEXO I III Feira de Ciências das Escolas Estaduais Formulário de inscrição Folha de identificação 1/2 Identificação: Diretoria de Ensino: PCNP, o Diretor de Núcleo ou o Supervisor de Ensino: Unidade Escolar: Nome de 1 Professor: do Professor: Nome do Estudante 1: Nome do Estudante 2: Tema do Projeto: da Escola: Telefone de Contato da Escola: 2. Informar se já participou de eventos (Feiras, mostras,parcerias com universidades, outros). [ ] Sim [ ] Não FORMULÁRIO III Feira de Ciências das Escolas Estaduais Formulário de inscrição Folha do Projeto 2/2 Tema: Questão Problema: Descrição da Metodologia: Expectativa de Resultados: Referências Obs. Circular nº 37, de

35 Outro evento importante
II – Feiras e Mostras Outro evento importante

36 E.E. Ilza Irma Moeller Coppio – São José dos Campos – SP
II – Feiras e Mostras Trabalho vencedor – 2013 E.E. Ilza Irma Moeller Coppio – São José dos Campos – SP

37 Outro trabalho de destaque
II – Feiras e Mostras Outro trabalho de destaque E.E. – SP

38 Trabalhos que merecem serem vistos...
II – Feiras e Mostras Trabalhos que merecem serem vistos... FEBRACE – vídeo 1 MOP- vídeo II MOP- vídeo III MOP- vídeo IV MOP- vídeo V

39 III – O Projeto TCEM

40 IV – Referências Caderno do Professor- Ensino Médio – Pré-iniciação Científica- Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa- Escola de Ensino Integral- Governo do Estado de São Paulo. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, Disponível em: . Acesso em: 23 Set THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa – ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986. FEBRACE, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Critérios de Avaliação. Disponível em: Acesso em: 14 agosto.2015 Revista – Pesquisa FAPESP- Integridade na ciência. FAPESP na internet ( n.233 – julho de 2015 Curso APICE (agosto- 2014)– curso de Metodologia da Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica. FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) . Após a coleta de informações bibliográficas é necessário fazer a transcrição deste material para um arquivo (fichas) que será utilizado durante a pesquisa. (MACEDO, 1994; GIL, 2007)

41 Atual – Notícia - Leitura - Exemplo
IV – Referências Atual – Notícia - Leitura - Exemplo Toda sexta, das 13h às 14h, encontro com a ciência na Rádio USP FM(93,7 mHZ) – Traz notícias e entrevistas sobre ciência, tecnologia, meio ambiente e humanidades. São temas selecionados entre reportagens da revista Pesquisa FAPESP. Ou entrar na página de Pesquisa FAPESP na internet ( n.233 – julho de 2015

42 Estrutura do Relatório de Pesquisa
IV – Referências Estrutura do Relatório de Pesquisa Modelo adotado pela Secretaria da Educação em 2014, retirado da fonte : < br/edicao-atual/desenvolva-seu- projeto/relatorio> Orientações específica para a elaboração de Projeto de Pré-iniciação , encontram- se nas pagina 41até 47.

43   Videoconferência – 04/09/15 – link:


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