A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo I – Conceito de Arquivos e Pastas Prof.: Rogério Morais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo I – Conceito de Arquivos e Pastas Prof.: Rogério Morais."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo I – Conceito de Arquivos e Pastas Prof.: Rogério Morais

2  Um arquivo (português brasileiro) ou ficheiro (português europeu) de computador é um recurso para armazenamento de informação, que está disponível a um programa de computador e é normalmente baseado em algum tipo de armazenamento durável.

3  Um arquivo é durável no sentido que permanece disponível aos programas para utilização após o programa em execução ter sido finalizado. Arquivos de computador podem ser considerados como o equivalente moderno dos documentos em papel que tradicionalmente são armazenados em arquivos de escritórios e bibliotecas, sendo esta a origem do termo.

4  Um diretório é uma subdivisão lógica de um sistema de arquivos, que permite o agrupamento de arquivos que se relacionam de alguma forma. Diretórios são frequentemente chamados de pastas em função de uma analogia presente nos sistemas Windows que mais recentemente foi adotada por diversos outros sistemas.

5  As pastas também podem ser armazenadas em outras pastas. A pasta dentro de uma pasta é chamada subpasta. Você pode criar quantas subpastas quiser, e cada uma pode armazenar qualquer quantidade de arquivos e subpastas adicionais.

6  Uma extensão de nome de arquivo é um conjunto de caracteres que ajuda Windows a entender qual tipo de informação está em um arquivo e qual programa deve abri-lo. Ela é chamada de extensão porque aparece no final do nome do arquivo, após um ponto. No nome de arquivo meuarquivo.txt, a extensão é txt. Ela diz ao Windows que esse é um arquivo de texto que pode ser aberto por programas associados a essa extensão, como WordPad ou Bloco de Notas.

7 .exe - arquivo executável. Qualquer programa que queiramos instalar em nosso computador terá essa extensão. Fazendo clique duplo sobre um arquivo com esta extensão iniciamos um processo de instalação ou um programa. .txt - arquivo de texto que se abre com qualquer editor de texto. .wav - arquivo de áudio sem compressão. Os sons produzidos pelo Windows costumam estar gravados neste formato. .mp3 - formato de áudio que aceita compressão em vários níveis. O reprodutor mais famoso para estes arquivos é o Winamp, ainda que também se possa utilizar o Windows Media Player.

8 .avi - arquivo de vídeo. É o formato dos arquivos DivX. Windows Media Player, Real Player One e The Playa são os mais usados para vêlos. .bmp - arquivo de imagem, pode ser aberto em qualquer visualizador ou editor de imagens. Sua desvantagem é o grande tamanho dos arquivos em relação a outros formatos otimizados. Provém do ambiente Windows. .bak - cópia de segurança. Alguns programas, quando realizam modificações em arquivos do sistema, costumam guardar uma cópia do original com essa extensão. .bat - é uma das extensões que junto a.com e.exe indica que esse é um arquivo executável em Windows. Costuma executar comandos de DOS.

9 O Windows oculta as extensões de nome de arquivo, mas você pode optar por deixá-las visíveis. Para mostrar ou ocultar as extensões de nome de arquivo  Para abrir Opções de Pasta, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Aparência e Personalização e em Opções de Pasta.  Clique na guia Exibir e, em Configurações avançadas, siga um destes procedimentos: ◦ Para mostrar as extensões de nome de arquivo, desmarque a caixa de seleção Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos e clique em OK. ◦ Para ocultar as extensões de nome de arquivo, marque a caixa de seleção Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos e clique em OK.

10  Propriedades são partes descritivas de informações que o ajudam a encontrar e organizar arquivos. As propriedades não estão incluídas no conteúdo real de um arquivo. Na verdade, elas fornecem informações sobre os arquivos. Além de marcas, propriedades personalizadas que podem conter qualquer texto que você escolher, seus arquivos incluem várias outras propriedades, incluindo Data de Modificação, Autor e Classificação.

11  https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquivo_de_co mputador https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquivo_de_co mputador  http://algol.dcc.ufla.br/~bruno/aulas/arquiv os-e-diretorios.html http://algol.dcc.ufla.br/~bruno/aulas/arquiv os-e-diretorios.html  http://windows.microsoft.com/pt- br/windows/working-with-files- folders#1TC=windows-7 http://windows.microsoft.com/pt- br/windows/working-with-files- folders#1TC=windows-7  http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI 500589-EI15607,00- Conheca+as+extensoes+de+arquivos+mais +comuns.html http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI 500589-EI15607,00- Conheca+as+extensoes+de+arquivos+mais +comuns.html


Carregar ppt "Módulo I – Conceito de Arquivos e Pastas Prof.: Rogério Morais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google