A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dirceu Pereira de Santa Rosa Due Diligence em Propriedade Intelectual Ou “Como fazer due diligence, com ênfase em PI”. Setembro de 2015, Rio de Janeiro,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dirceu Pereira de Santa Rosa Due Diligence em Propriedade Intelectual Ou “Como fazer due diligence, com ênfase em PI”. Setembro de 2015, Rio de Janeiro,"— Transcrição da apresentação:

1 Dirceu Pereira de Santa Rosa Due Diligence em Propriedade Intelectual Ou “Como fazer due diligence, com ênfase em PI”. Setembro de 2015, Rio de Janeiro, Brasil

2

3 O que é uma “due diligence”.
Modalidade de auditoria jurídica, de caráter amplo ou restrito. Conceito trazido do Direito Societário ( M&A ) para a Propriedade Intelectual. Não é obrigatória, mas altamente recomendável. Extremamente comum em aquisições e rodadas de investimentos. Particularmente útil para responder a pergunta crucial :

4 A operação vale o que se pretende investir ?

5 Empresa-alvo

6 Na Propriedade Intelectual e afins….
Análise do patrimônio intelectual da empresa: Patentes e/ou matéria patenteável; Segredos de negócio; Desenhos industriais; Marcas; Software e direito autoral; Portfolio de licenças; Acordos de transferência de tecnologia; Nomes de domínio e redes sociais. NDAs e Acordos “intra company”. ATIVOS INTANGÍVEIS da “empresa-alvo”.

7 Onde começa ?

8

9

10 Perguntas habituais Qual o tamanho e a força do portfolio de propriedade intelectual da empresa-alvo ? Quais são as possíveis contingências envolvendo este portfolio que podem gerar riscos, tanto para o bom andamento do negócio como para o comprador/ investidor ? É possível identificar se a empresa-alvo tem uma política de proteção dos seus ativos intangíveis ? A empresa-alvo protege devidamente seus ativos intelectuais ?? A empresa-alvo utiliza tecnologias, marcas e/ou programas de computador licenciados de terceiros ? Em que situação legal encontram-se tais licenças ? São elas fundamentais para o desenvolvimento do negócio ? A empresa-alvo protege seus ativos intelectuais também no ambiente virtual ?

11 Conclusões

12 Boas práticas em “due diligence”
Uso de “check lists” para nortear escopo. Profissionais familiarizados com a área, “sem emoção”. Checar informações em bases de dados públicas ( INPI, etc..). Verificar propriedade dos ativos. Identificar se existem licenças de PI estratégicas para a empresa-alvo. Risco de violação de direitos de terceiros ? Analisar litigios em andamento de forma isenta. Quase todos os “furos” podem ser reparáveis ANTES.

13

14 Novas modalidades de “due diligence”
Due diligences internas e periódicas. Due diligences de tratamento de dados (confidenciais e pessoais). Cybersecurity. Due diligences regulatórias e/ou voltadas para “venture capital”.

15 Conclusão

16 Identificar contingências ou buscar soluções que minimizem riscos para os ativos intelectuais da empresa-alvo = JOINHA

17 Obrigado! dirceu.rosa@lickslegal.com


Carregar ppt "Dirceu Pereira de Santa Rosa Due Diligence em Propriedade Intelectual Ou “Como fazer due diligence, com ênfase em PI”. Setembro de 2015, Rio de Janeiro,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google