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Parte VI Gerenciamento de Recursos Humanos.

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Apresentação em tema: "Parte VI Gerenciamento de Recursos Humanos."— Transcrição da apresentação:

1 Parte VI Gerenciamento de Recursos Humanos

2 Gerenciamento de RH Introdução
Inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto, que é composta de pessoas com funções e responsabilidades atribuídas para a realização do projeto; Os processos de gerenciamento de recursos humanos do projeto incluem: Planejamento dos Recursos humanos, Contratar ou mobilizar a equipe do projeto, Desenvolver a equipe do projeto e Gerenciar a equipe do projeto; Esses processos interagem entre si e também com processos nas outras áreas de conhecimento.

3 Planejamento de RH

4 Gerenciamento de RH Planejamento de RH
O planejamento de recursos humanos determina funções, responsabilidades e relações hierárquicas do projeto e cria o plano de gerenciamento de pessoal; O plano de gerenciamento de pessoal pode incluir informações de como e quando os membros da equipe do projeto serão contratados ou mobilizados, os critérios para sua liberação do projeto, a identificação das necessidades de treinamento; Para projetos maiores, é interessante que se tenha definido um organograma, com a estrutura hierárquica do mesmo. Essa estrutura hierárquica não precisa, necessariamente, seguir a da empresa;

5 Gerenciamento de RH Planejamento de RH
Uma ferramenta muito utilizada para a delegação de funções em um projeto é a Matriz de Responsabilidades; Essa matriz também é usada para ilustrar as conexões entre um trabalho que precisa ser realizado e membros da equipe do projeto; Segue um exemplo da ferramenta no próximo slide.

6 Gerenciamento de RH Matriz de Responsabilidade

7 Contratar ou mobilizar
a equipe de projeto

8 Gerenciamento de RH Contratar ou mobilizar a equipe de projeto
É o processo de obtenção dos recursos humanos necessários para terminar o projeto; Quando a organização executora não possui o pessoal interno necessário para terminar o projeto, os serviços exigidos podem ser adquiridos de fontes externas. No caso de EJ’s, os chamados membros-colaboradores; Isso pode envolver a contratação de consultores individuais ou a subcontratação de trabalho de outra organização; As principais saídas desse processo são a designação do pessoal para o projeto e a disponibilização inicial de recursos.

9 Desenvolver a equipe de projeto

10 Gerenciamento de RH Desenvolver a equipe de projeto
O processo Desenvolver a equipe do projeto melhora as competências e a interação dos membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto; Possui como objetivo aprimorar habilidades de membros da equipe para aumentar sua capacidade de terminar atividades do projeto; Além de Aprimorar sentimentos de confiança e coesão entre os membros da equipe para aumentar a produtividade através de um trabalho em equipe de melhor qualidade.

11 Gerenciamento de RH Desenvolver a equipe de projeto
Caso seja necessário, podem ser utilizado treinamentos como ferramentas de desenvolvimento dos membros. O treinamento inclui todas as atividades criadas para aprimorar as competências dos membros da equipe do projeto; Outro importante aspecto a se relatar é o de valorização dos membros da equipe. Parte do processo de desenvolvimento da equipe envolve o reconhecimento e a premiação de comportamentos desejáveis; O reconhecimento e as premiações devem considerar as diferenças culturais. Por exemplo, premiar adequadamente equipes em uma cultura que incentiva o individualismo pode ser difícil.

12 Gerenciar a equipe de projeto

13 Gerenciamento de RH Gerenciar a equipe de projeto
Gerenciar a equipe do projeto envolve o acompanhamento do desempenho de membros da equipe,juntamente com o fornecimento de feedback; Além disso, engloba a parte de resolução de problemas e de coordenação de mudanças para melhorar o desempenho do projeto O gerente deve se atentar no modo de trabalho da equipe que gerencia e sua produtividade. Isso trará grandes ônus ao projeto caso seja mal administrado.

14 Gerenciamento de RH Gerenciar a equipe de projeto
Nesse processo que envolve recursos humanos, é muito interessante que sejam realizadas avaliações de desempenho, sejam elas formais ou informais; Os membros da equipe do projeto recebem feedback das pessoas que supervisionam seu trabalho do projeto. As informações de avaliação também podem ser coletadas de pessoas que interagem com os membros da equipe do projeto usando os princípios de feedback de 360º; O termo “360º” significa que o feedback relativo ao desempenho é fornecido para a pessoa que está sendo avaliada a partir de várias fontes, inclusive superiores, pares e subordinados.

15 Gerenciamento de RH Gerenciar a equipe de projeto
Outra importante atividade de responsabilidade do gerente é o gerenciamento de conflito. Caso este seja bem-sucedido, resulta em maior produtividade e também relações de trabalho positivas. Fontes de conflito incluem recursos escassos prioridades na elaboração de cronogramas e estilos pessoais de trabalho; Todo o conhecimento aprendido durante o projeto deve ser documentado de modo que se torne parte do banco de dados histórico da organização.

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