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Estudo de Caso em Acessibilidade

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Apresentação em tema: "Estudo de Caso em Acessibilidade"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de Caso em Acessibilidade
Workshop - Todos juntos por um Brasil mais acessível Estudo de Caso em Acessibilidade Sergio Yassuo Yamawaki Membro da Comissão Temática de Acessibilidade e Equipamentos do CONFEA - CTAE 16/10/2015

2 Deficientes no Mundo 1 bilhão
Segundo a ONU Deficientes no Mundo bilhão

3 Segundo a ONU - 2012 A cada 5 segundos uma pessoa fica cega no mundo.
Em cerca de 80% dos casos poderia ser evitada. 12/min; 720/h; /dia; Maracanã/4,5dias 246 milhões com perda moderada ou severa da visão

4 Todos os dias 500 brasileiros se tornam deficientes, seja por acidentes ou por doenças que deixam sequelas. (Fonte: ONU e OMS) Somente os Acidentes Trânsito Produzem 100 mil pessoas com deficiência permanente por ano.

5

6 Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida
ESTATÍSTICAS Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida Pessoas com Deficiência ,6 milhões* (Censo 2010) 23,9% da população do Brasil Idosos milhões (Censo 2010) 10% da população do Brasil. Gestantes e crianças até 3 anos ,5milhões (projeção IBGE 2013) 7,6% da população do Brasil. 40% 79,1 milhões * As pessoas incluídas em mais de um tipo de deficiência foram contadas apenas uma vez.

7 Idosos no Brasil Fonte: IBGE, Projeção da População do Brasil p/ Período de 2010 a 2050 18 57 27 18, 27, 36, 57 36

8 Como seria o mundo sem eles?
Stephan Hawking Charles Darwin Albert Einstein Galileu Galilei Graham Bell Andrea Bocelli João Paulo II Christopher Reeve

9 Diversidade

10 Homem Atual Homem Vitruviano

11 NORMAS

12 Decreto Lei 5296/04 “Art. 10.  A concepção e a implantação dos projetos arquitetônicos e urbanísticos devem atender aos princípios do Desenho Universal, tendo como referências básicas as Normas Técnicas da ABNT...”

13 NORMAS para Acessibilidade
Gratuitas NBR 9050/04 – Acessibilidade a Edificações Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos; em revisão NBR –Trem de Longo Percurso; NBR Transporte - Sistema de Trem Urbano ou Metropolitano NBR Veículos de características urbanas para o transporte coletivo de passageiro. Antiga NBR NBR –Transporte Aéreo Comercial NBR Veículos Automotores- Requisitos de Dirigibilidade; NBR Veículos Automotores- Avaliação clínica de condutor NBR Veículos Automotores- Avaliação da dirigibilidade do condutor com mobilidade reduzida em veículo automotor apropriado; NBR Caixa de Auto-Atendimento Bancário. MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL e ABNT (Target Eng. E Consult.)

14 NORMAS para Acessibilidade
Gratuitas 10. NBR Comunicação na televisão 11. NBR Transporte rodoviário; 13. NBR Elevadores de Passageiros para Transportes de PcD; substituída pela NM313 14. NM313 (NBR ) Acessibilidade em Elevadores de Passageiros. 15. NBR Sistema de transporte aquaviário. 16. NBR Plataforma elevatória vertical. 17. NBR Plataforma elevatória veicular e rampa de acesso para acessibilidade em Ônibus Urbanos. MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL e ABNT (Target Eng. E Consult.)

15 NORMAS para Acessibilidade
Não gratuita NBR12892 Elevador Unifamiliar ou de uso restrito para Pessoa com. Deficiência ou Mobilidade Reduzida.

16 Acessibilidade no Brasil

17 Adaptação de mobiliário urbano e equipamentos

18 Falta bom senso!

19 Falta bom senso!

20 NBR9050/04 Vagas Obstruídas, Rampas inadequadas, banheiro inacessíveis

21 NBR9050/04 Rampas para quem? A gestão pública precisa planejar de forma integrada.

22 NBR9050/04 Sinalização Podotátil Direcional Falta entendimento!

23 Rampas Rampas fora da Norma NBR9.050

24

25 ACESSIBILIDADE CUSTO OU Investimento?

26 CUSTOS COM ACESSIBILIDADE
De acordo com estudos de Edward Steinfeld EUA-1979, a adaptação executada dentro dos padrões adequados, os custos são insignificantes, porém se tiver que ser adaptada, pode chegar a custar 25% do custo global. ACRÉSCIMO DE CUSTOS EM CONSTRUÇÕES ADEQUADAS AO DESENHO UNIVERSAL 0,5% a 3% casas; 0,5% a 1% edifícios de habitação coletiva; 0,11% centros comerciais, restaurantes e estacionamentos; 0,13% salas de aula; 0,006% shoppings.

27 Benefícios do investimento na adaptação do local de trabalho
11,20 dólares Retorno 1 dólar Fonte: Project Midwest Association of Business Harvard Business Review, julho-agosto 1982, p. 156.

28 DuPont de Nemours & Co. Estudo sobre seus empregados com deficiência. Principais conclusões: Seguro: Não houve aumento no custo dos premios. Adaptação física: Muitas pessoas com deficiência não necessitam que o trabalho lhes seja adaptado. Segurança: 96% dos trabalhadores com deficiência obtiveram classificação acima da média tanto no trabalho como fora dele; Privilégios : O trabalhador com deficiência deseja ser tratado como um empregado comum. Desempenho profissional: 91% obtiveram classificação média ou acima da média. Assiduidade: 85% obtiveram classificação média ou acima da média. Fonte: National Resource Directory, Newton: NSCIA, 1985, págs

29 Prevenção do Crime Através do Desenho Urbano
Coronel PM-PR Roberson Luiz Bondaruk Estratégias de arquitetura contra o crime, com os dispositivos de segurança, que facilitam ou dificultam a ação criminal. Informa como aumentar a segurança urbana aplicando os conceitos de estudos estatísticos do crime nos projetos das casas, edifícios e vias públicas. “Quanto maior a Acessibilidade da edificação e do seu entorno menor a incidência de crimes.”

30 Cases de Sucesso

31 Case Hotel Villa Bella Gramado - RS Totalmente Acessível
Sistema de vibração para alertar deficientes auditivos Gramado - RS Totalmente Acessível Certificação de acessibilidade pelo Instituto Pestalozzi. Sr. Roger Bacchi, Diretor de Acessibilidade da ABIH NACIONAL

32 Case Socorro Turismo Acessível Turismo de aventura para PcDs:
Cavalgada, tirolesa, arvorismo, rapel, rafting, boia-cross, acqua ride, off-road, trekking e canoagem Dos cerca de 400 mil turistas que visitam Socorro anualmente, aproximadamente 10% são pessoas com deficiência. As adaptações na cidade de Socorro aumentaram o volume do turismo em 30% “O investimento todo já foi pago e sobrou. Os deficientes vêm com a família para fazerem atividades juntos.”

33 Turismo Acessível Case Socorro

34 Praia com esteira, Cadeira de Rodas para banho
Guaratuba - PR Capão da Canoa - RS Ilha Bela - SP Santos - SP

35 Lazer Inclusivo

36 Permite navegar na internet, trabalhar com documentos e planilhas eletrônicas, s e mensagens instantâneas em qualquer computador. Premiado no Brasil, Alemanha, Áustria, Estados Unidos e Suíça, com versões em português, inglês e espanhol, já é usado em mais de 20 países. Fernando Botelho - O F123 permite que o usuário navegue na internet, trabalhe com documentos e planilhas eletrônicas, s e mensagens instantâneas em qualquer computador. Premiado no Brasil, Alemanha, Áustria, Estados Unidos e Suíça, com versões em português, inglês e espanhol, já é usado em mais de 20 países. Finalista do Prêmio Finep de Inovação 2013 na categoria Tecnologia Assistiva da Região Sul. A cerimônia de premiação regional acontecerá no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 13 de outubro.

37 Ônibus com Sinalização Eletrônica
DPS 2000 TX Ônibus com Sinalização Eletrônica O passageiro escolhe a linha de ônibus e ativa um sinal de rádio com o pedido de embarque Avisa antecipadamente ao motorista dos ônibus urbanos quando houver um passageiro com deficiência aguardando. Sinalização eletrônica - Tecnologia assistiva que permite que as pessoas possam solicitar embarque nos veículos do transporte público remotamente, mesmo sem que haja contato visual entre o motorista e o passageiro. Em outras palavras, no caso dos ônibus urbanos, pedir embarque através da sinalização eletrônica significa "dar sinal" para subir no coletivo correto antes mesmo de o veículo chegar à parada. Limeira, BH, Araucaria, Jaú Anuncia aos deficientes visuais a chegada do ônibus, e orienta para encontrar a porta de entrada do coletivo

38 FÓRUNS SEMINÁRIOS PALESTRAS CURSOS

39

40 FÓRUM PARANAENSE DE ACESSIBILIDADE
Objetivo : Promover o diálogo entre autoridades Federais, Estaduais e Municipais com as Ongs, Sociedade Civil e Instituições que atuam em defesa das PcD. Temas: legislação, normas, calçadas, arborização, tecnologias assistivas e inclusão no ambiente de trabalho, entre outros.

41 FÓRUM PARANAENSE DE ACESSIBILIDADE
Regional Ano Cidades Datas Participantes Apucarana 2013 11/07/2013 77 Rolândia 17/10/2013 21 Arapongas 18/10/2013 54 Cascavel 08/05/2013 130 Marechal Candido Rondon 28/08/2013 60 Toledo 29/08/2013 100 2014 Foz do Iguaçu 17/03/2014 420 04/06/2014 190 26/08/2014 200 Curitiba Antonina 01/07/2013 44 Rio Negro 29/10/2013 137 Guaratuba 13/02/2014 15 Campo Largo 19/02/2014 25 12/08/2014 578

42 FÓRUM PARANAENSE DE ACESSIBILIDADE
Guarapuava 2013 18/09/2013 150 União da Vitória 03/10/2013 300 04/10/2013 2014 17/03/2014 30 24/03/2014 250 Londrina 10/07/2013 80 Santo Antonio da Platina 20/10/2013 60 Cambará 04/12/2013 40 Uraí 25/02/2014 34 Ibaiti 02/04/2014 56 Cornélio Procópio 08/05/2014 117 Maringá 12/07/2013 95 Campo Mourão 17/10/2013 Umuarama 22/11/2013 37 Paranavaí 04/04/2014 79 23/04/2014 98 Cianorte 03/06/2014 141

43 FÓRUM PARANAENSE DE ACESSIBILIDADE
Pato Branco 2013 07/05/2013 64 Francisco Beltrão 10/09/2013 200 2014 Palmas 19/03/2014 70 Dois Vizinhos 07/05/2014 180 Ponta Grossa 17/09/2013 50 Jaguariaíva 12/11/2013 30 Arapoti 40 11/03/2014 400 Telêmaco Borba 08/08/2014 80 Total de Participantes – 4.732

44 FÓRUM PARANAENSE DE ACESSIBILIDADE
Prefeitura Municipal de Curitiba Convênio para realização de ações conjuntas de acessibilidade

45 Resultados do FORUM Permanente de ACESSIBILIDADE do CREA-PR:
Em 90% dos espaços onde realiza seus eventos, os organizadores e/ou proprietários têm feito as adequações para tornar os locais acessíveis Criação de Secretarias da Pessoa Com Deficiência Legislação de Calçadas em Ponta Grossa Criação da Disciplina de Acessibilidade na UNIGUAÇU Criou uma rede de parceiros que lutam pela mesma causa oportunizando que as ações tenham caráter mais amplo e objetivo

46 FIA Fiscalização Integrada de Acessibilidade

47 Fiscalização Integrada de Acessibilidade

48

49 Realização do 1º SEMINÁRIO ESTADUAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA E ACESSIBILIDADE em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba

50 1º SEMINÁRIO DE ACESSIBILIDADE NOS ESTABELECIMENTOS
Realização do 1º SEMINÁRIO DE ACESSIBILIDADE NOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DE CURITIBA em parceria com a ACP Curitiba

51 Resultados do Programa – números:
87 SEMINÁRIOS 55 FÓRUNS 13 CURSOS 25 PALESTRAS + de participantes

52 Próteses

53 Órteses Exoesqueleto

54 “Posso aceitar que o deficiente físico seja vítima do destino, só não posso aceitar que seja vítima também da nossa indiferença” J. F. Kennedy

55 OBRIGADO!

56 Sergio Yassuo Yamawaki
Engenheiro Mecânico - UFSC Coordenador Câmara Especializada de Eng. Mecânica CREA-PR Membro Comissão Nacional de Acessibilidade do CONFEA - CTAE CEO da Sysmob Tecnologias Cel. (41)


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