A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO 6-OUTRAS EXPERIÊNCIAS INTERESSANTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO 6-OUTRAS EXPERIÊNCIAS INTERESSANTES"— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO 6-OUTRAS EXPERIÊNCIAS INTERESSANTES
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: BASEADA NO LIVRO FAMÍLIA ALEGRIA PLANTAS NATIVAS EM EXTINÇÃO SEQUÊNCIA A SER SOCIALIZADA: CHAPEUZINHO VERMELHO UMA AVENTURA BORBULHANTE

2 ANÁLISE DAS SEQUÊNCIAS:
A PARTIR DA LEITURA OBSERVAMOS : QUE AS TRÊS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, PARTIRAM DA INVESTIGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS E SUAS CURIOSIDADES. SÃO SEQUÊNCIAS INTERDISCIPLINARES. APRESENTAM JUSTIFICATIVA, OBJETIVOS E ROTINA.

3 GARANTEM DIREITOS DE APRENDIZAGEM, TAIS COMO:
APROPRIAÇÃO DO SEA; TRABALHAR ESTRATÉGIAS DE LEITURA E REFLETIR SOBRE A DIVERSIDADE SOCIAL; DESENVOLVER HABILIDADES IMPORTANTES DE PESQUISA; PRODUÇÃO DE TEXTO; EXPLORAR QUESTÕES RELACIONADAS AO AMBIENTE E À CIDADANIA; NOÇÃO DE IDENTIDADE E LUGAR.

4 CONSIDERAÇÕES DO GRUPO
AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS MOSTRARAM QUE, POR MEIO DE ATIVIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA, DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES FORAM ENFOCADOS. AS CRIANÇAS APRENDERAM DE FORMA ATIVA E INTERDISCIPLINAR.

5 justificativa Esta atividade teve inicio devido aos questionamentos dos alunos quanto ao livro de Chapeuzinho Vermelho Uma Aventura Borbulhante, também pelas diversas versões nos finais das histórias de Chapeuzinho Vermelho. O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.

6 Objetivos: Recuperar as histórias da primeira infância.
Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa. Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa. Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professor e alunos, facilitar uma melhor integração no ambiente escolar. Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação. Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,). Explorar a linguagem oral e escrita. Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos, contribuindo para formação do leitor crítico, através da literatura infantil.

7 Competências desenvolvidas:
• domínio de linguagens • compreensão de fenômenos da natureza • construção de argumentações • solução de problemas • elaboração de propostas

8 Habilidades desenvolvidas:
• Ler; • Interpretar; • Produzir; • Compreender; • Comparar; • Pesquisar assuntos específicos; • Socializar informações; • Compartilhar ideias; • Sistematizar conhecimentos adquiridos; • Expressar-se oralmente com clareza; • Realizar leitura crítica de imagens;

9 Áreas trabalhadas: Língua Portuguesa, Ciências. Matemática
História e geografia Artes

10 Tipologia textual: Narrativa GÊNERO TEXTUAL: Conto Poema Lista

11 Primeiro momento CONTAR A HISTÓRIA: Antes de contar:
Procedimentos de questionamento: Exploração da capa (com o título encoberto): Qual será o possível nome do livro? O que é possível ver? Onde a história se passa? O que será que acontece? Exploração do título: Qual será a história? Por que o autor escolheu esse título? Qual a sua intenção? Do que o livro trata? Para quem o livro é escrito?

12 Depois da contação: Colher impressões sobre a história contada
O que gostou o que não gostou. Características das personagens Recapitulação oral da história contada: Comparação com a história “tradicional” da Chapeuzinho Vermelho e com as diversas versões: O que mudou? Ficou muito diferente do tradicional? Se gostaram, sim ou não? Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação. Assistir o filme - Deu a Louca na Chapeuzinho fazer a comparação com a história;

13 Atividades orais e escrita
Escrita de palavras com alfabeto móvel Caça-personagens Cruzadinha Receita Sequencia com tarjas (história) Reescrita coletiva do texto Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez? Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já tenha desobedecido. Escreva um bilhete para a mãe de Chapeuzinho avisando que a vovó não estava muito bem de saúde. (DIRIGIDA)

14 Segundo momento: Realizar no caderno de sala uma atividade de interpretação da história. Após irão fazer a leitura do poema “Chapeuzinho e o Lobo”; realizar uma interpretação oral abordando que no poema destacam-se os cuidados que devemos ter com os dentes, com a alimentação correta, evitando o excesso de doces.... Realizar uma lista sobre os hábitos de higiene com os dentes.

15 Atividades desenvolvidas:
1) Diga sim ou não nas características do lobo: (Oralmente) feroz, mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso, herbívoro, corpo coberto de pelos, selvagem, bípede. 2) O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e tem o corpo coberto de pelos. Escreva o nome de mais cinco animais que têm as mesmas características. 3) Qual é o tipo de alimentação dos lobos? (Oralmente) 4) De onde vem a água que os animais bebem? (Oralmente) 5) Escreva nomes de plantas que servem de alimentação para o homem. 6) Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho. O milho é matéria-prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele pode ser transformado em vários produtos industrializados. Diga o nome de alguns. (Oralmente) 7) Diga o nome de alguns produtos industrializados para cada matéria-prima. (Oralmente) Leite, carne, tomate, couro, cana-de-açúcar. 8) Quais os cuidados que devemos ter com os animais? (Oralmente) 9) Você tem cachorro em casa? Quais os cuidados que você deve ter com ele? (Oralmente) 10) Como deve ser o local onde os animais vivem? (Oralmente) 11) Em que zona do município acontece a história do Chapeuzinho Vermelho? (Oralmente) 12) Em qual zona você mora? (Oralmente)

16 Atividades; 13) Qual zona do município é melhor morar? (Oralmente)
14) Quais os alimentos que utilizamos que vem do campo? (Oralmente) 15) Chapeuzinho Vermelho usou algum meio de transporte para visitar sua avó? (Oralmente) 16) Quando você vai visitar sua avó, qual o meio de transporte que você usa? (Oralmente) 17) Você obedece a sua avó? Como você trata seus avós? (Oralmente) 18) Desenhe os meios de transporte que você conhece: Terrestre Aquático Aéreo 19) Em qual estação do ano você acha que aconteceu a história? Por quê? (Oralmente) 20) Você sabe quais são as estações do ano? (Desenhe-as).  21) Vamos recordar onde moramos: (Oralmente) Planeta, Continente, país, região, estado, capital, município, MATEMÁTICA (DIRIGIDA) 1) A mãe de Chapeuzinho fez um bolo de milho para vovó. Ela usou 5 espigas de milho e outros ingredientes. Se ela fizesse dois bolos, quanta espiga usaria? (Desenhar as espigas de milho). 2) Chapeuzinho levou também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa de uma lata de leite condensado. O preço da lata é R$ 2,00. Se ela fizesse o dobro de brigadeiro, quanto gastaria? (Representar o dinheiro através de cédulas ou moedas). 3) Se eu trouxesse 25 brigadeiros para distribuir entre os alunos, quantos brigadeiros cada aluno iria receber? (Desenhar o número de alunos e os doces. Depois ligar um ao outro).

17 Terceiro momento: Fazer a reescrita do conto do Chapeuzinho Vermelho.
Se necessário fazer intervenções individuais. TEMAS TRANSVERSAIS Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas. Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.


Carregar ppt "GRUPO 6-OUTRAS EXPERIÊNCIAS INTERESSANTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google