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PublicouCláudio Sá Espírito Santo Alterado mais de 8 anos atrás
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Comércio Eletrónico & E-Business
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2 Contributo da Internet para a valorização das marcas A comunicação digital O crescimento do mundo digital A escolha dos canais de comunicação
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3 Contributo da Internet para a valorização das marcas
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4 Internet / Comunicação Digital Incontornável para qualquer marca É necessário ter tráfego qualificado Media de inovação e continuidade Não pode limitar-se a reproduzir on-line as ações off-line Surge a partir do interesse dos clientes
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5 Contributo da Internet para a valorização das marcas As marcas ANTIGAMENTEAGORA Tinham o monopólio da palavraPartilham informação com os clientes Enalteciam as vantagens e os benefícios dos produtos Criam conteúdos e serviços e estimulam os consumidores a irem ao encontro da marca A comunicação era programada em função de momentos ou eventos específicos A comunicação é contínua
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6 Formas de expressão das marcas na Internet TIPO DE SITEPÚBLICO-ALVOCARACTERÍSTICAS SITE INSTITUCIONAL Investidores, candidatos, jornalistas, estudantes, potenciais clientes Apresenta a empresa, a história, as atividades e os resultados SITE DA MARCAAtuais e potenciais clientes Apresenta os produtos e serviços, a história da marca, os valores, a comunicação, testemunhos de clientes, concursos, localização dos pontos de venda SITE DE E-COMMERCEPotenciais compradores = Site da Marca, mas com o objetivo de vendas on-line SITE COMUNITÁRIOUtilizadores e clientes Fórum de discussão, partilha de ficheiros, espaço de comentários (espaço de partilha gerido pelos utilizadores)
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7 Formas de expressão das marcas na Internet TIPO DE SITEPÚBLICO-ALVOCARACTERÍSTICAS SITE (OU PERFIL) NAS REDES SOCIAIS Clientes e interessados na marca Espaço de informação e diálogo, controlado pela marca, que apoia o lançamento de produtos, acontecimentos, concursos SITE DE ACONTECIMENTOSPotenciais clientes Duração limitada, apoia o lançamento de produtos, acontecimentos, concursos BLOGUE DE CONTEÚDOS OU SERVIÇO Pessoas com interesses comuns Visa gerar tráfego para o site da marca; os conteúdos e serviços são criados e atualizados pela empresa INTERFACES MÓVEIS Potenciais e atuais clientes, interessados na marca Adaptação do conteúdo dos sites e aplicações para telemóveis
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8 A comunicação digital
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9 A Comunicação Digital Internet Meio de comunicação massificado Suporte comunicativo entre 2 ou mais agentes
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10 A Comunicação Digital A introdução do diálogo no fenómeno comunicacional Entre marcas e alvos Revolucionou a gestão da comunicação em marketing
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11 A Comunicação Digital Abrange todas as formas de comunicação através da internet Webdisplay Site Microsite promocional Search marketing Blogues Portais Redes sociais E-mails E-newsletters Widgets Advergaming
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12 Comunicação Digital PULL INICIATIVA DOS INTERNAUTAS WEBSITE PRÓPRIOConjunto organizado de páginas web (temáticas). MICROSITE Sites de duração limitada associados a ações pontuais/promocionais. SEARCH MARKETINGPosicionamento favorável num motor de busca. eRP Advertorials (equivalentes a Publirreportagens) e Blogues (sites de atualização rápida – artigos e posts). MUNDOS VIRTUAIS Ambientes de aventura gráfica aliados a ferramentas colaborativas de comunicação. BDA/WIDGETS Pequenos aplicativos que flutuam pela área de trabalho do PC(Brand Desktop Applications) ou que estão presentes em sites, páginas pessoais ou redes sociais (widgets). PODCASTConteúdos digitais subscritos para download. REDES SOCIAIS Ferramentas on-line, que permitem a partilha e discussão de informação entre pessoas.
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13 Comunicação Digital PUSH INICIATIVA DAS MARCAS WEBDISPLAYPublicidade on-line (carácter interativo - > link para site, microsite…) OPT-IN PERMISSION MKT E-mail (correspondência eletrónica) e e-newsletter (publicações temáticas periódicas de distribuição eletrónica) ADVERGAMINGPublicidade em videojogos MOBILE ADVERTISING Comunicação de marketing através de plataformas de comunicação móvel
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14 A Comunicação Digital Acrescenta outros objetivos de comunicação, Estimular a relação com a marca Gerar potenciais clientes Gerar vendas on-line Dinamizar alvos em torno de um evento/ideia Simular Estimular a participação Estimular a recomendação
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15 A Comunicação Digital Alvos = Todos Objeto da comunicação = produto ou empresa Disponibiliza em tempo real os dados da sua utilização Permite uma permanente monitorização Permite adequação das ações Permite análise real da eficácia e rendibilidade
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16 A Comunicação Digital As marcas socorrem-se de parceiros especializados para: Apoio no planeamento de campanhas Webdesign Otimização em motores de busca Estudos de mercado Monitorização de campanhas
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18 O crescimento do mundo digital
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19 O crescimento do mundo digital INTERNET A sua credibilidade nas vendas foi mudando o comportamento dos consumidores e das empresas Popularização dos serviços Aumento de oferta de produtos
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20 O crescimento do mundo digital INTERNET De mecanismo de busca Passou a ser uma opção cómoda e atraente para o consumidor
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21 O crescimento do mundo digital BOCA A BOCA popularizou O aumento de serviços Credibilidade Conveniência de pedir, pagar e receber em casa
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22 O crescimento do mundo digital INTERNET Desconfiança Deu lugar à experimentação
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23 O crescimento do mundo digital À medida que a oferta de serviços foi aumentando Os mecanismos de segurança, filtro, buscas… foram acompanhando esse crescimento
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24 O crescimento do mundo digital Em sites, blogues e redes sociais Os clientes descobriram outros estímulos para comprar online Opiniões, recomendações, experiências, partilhas, customizações, nichos e ofertas exclusivamente online
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25 O crescimento do mundo digital O VENDEDOR Precisa adaptar-se à evolução humana Novos tempos Novas necessidades Novos consumidores
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26 O crescimento do mundo digital A tecnologia está disponível para TODOS Faz toda a diferença na hora de VENDER!
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27 O crescimento do mundo digital O VENDEDOR Deve atualizar-se para usar Os novos meios ao seu dispor Os novos mecanismos Deve estar conectado com o que acontece no mercado virtual
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28 O crescimento do mundo digital As REDES SOCIAIS Funcionam como um canal de comunicação e divulgação de alta capacidade de alcance
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29 O crescimento do mundo digital O CONSUMIDOR O mais distante está a um clique da compra O seu perfil mudou Acompanha as mudanças tecnológicas Alterou a sua tendência de compra
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30 A escolha dos canais de comunicação
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31 A escolha dos meios OBJETIVOS O grau de cobertura do alvo visado A repetição A mensagem deve chegar às pessoas com frequência para as levar a agir
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32 A escolha dos Canais de Comunicação INTERNET Forte crescimento Custos reduzidos Qualidade de criação limitada por restrições técnicas Maior nível de audiências nos sites generalistas Possibilidade de resposta/interatividade
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33 A escolha dos Canais de Comunicação ON-LINE Banners, vídeos e sites Comparadores E-mailing para bases de dados ON-LINE Sites da empresa e de marca Microsites Apps ON-LINE Blogues, fóruns, vídeos youtube Redes sociais: facebook, twitter Audiências compradas Audiências e suportes contratados pela marca Audiências geradas pelas conversações e líderes PROSPECTS CLIENTES INFLUENCIADORES PROSPECTS CLIENTES OPNINIÃO PÚBLICA FÃS DA MARCA LÍDERES DE OPINIÃO
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34 A Publicidade On-line Apoia-se em novos e mais eficazes métodos de segmentação Permitem memorizar os comportamentos dos internautas na web e nos sites de compras Permitem dirigi-los diretamente para sites de compras ou de produto
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35 A Publicidade On-line TIPOS Display Vídeos publicitários e Banners Quando clicados encaminham para o site da marca/compra Search anuncia os links comprados aos motores de busca Canaliza os internautas para os sites das marcas/compras
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36 Obrigada pela sua atenção!
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