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Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
James A. O'Brien Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet Capítulo 6: Sistemas de Informação Colaborativo 6.1 Intranets e Extranets nos Negócios. 6.2 Sistemas Colaborativos.

2 Sistemas de Informação Corporativo
ENTERPRISEWARE (DataWareHouse) GROUPWARE Correio Eletrônico Ferramentas de Calendário e Agendamento Ferramentas para Gerenciamento de Documentos Workflow Aplicativos de Automação de Processos Repositório de Objetos ou Base de Conhecimento Repositório de Documentos e Imagens Database ou Infobase Acesso Remoto (suporte para redes WAN) Protocolo de Troca de Mensagens Banco de Dados Cliente-Servidor Aplicações para trabalho individual Sistema Operacional de Rede SISTEMAS OPERACIONAIS INFRAESTRUTURA DE HARDWARE Cabos, Multiplexadores, Modems, ATM, Frame Relay, ISDN

3 Definições WWW: Sistema de hipermídia interativo construído originalmente sobre a Internet. Numa intranet, o sistema WWW é instalado numa rede privativa (LAN ou WAN). Hypermídia: texto, imagem, audio e vídeo.

4 World Wide Web Browsers gráficos de baixo custo. Recursos multimídia.
Facilidade na publicação de informações. Tecnologia evolutiva baseada em plug-in’s e objetos incorporados. Arquitetura cliente-servidor com custo de administração zero para as aplicações do cliente.

5 Tecnologias SGML: Arquitetura cliente/servidor
WWW é o resultado da combinação de várias tecnologias: TCP/IP MIME: Multipurpose Internet Mail Extensions SGML: Standard Generalized Markup Language Arquitetura cliente/servidor

6 Padrões Padrões associados ao sistema WWW: HTTP: HTML:
HyperText Transfer Protocol Protocolo de Comunicação HTML: Hypertext Markup Language Linguagem definida de acordo com SGML

7 Informação e Dados Disponibilizados
Infra-estrutura de Comunicação Servidor Web PROVEDOR PROVEDOR REDE PÚBLICA INTERNET PROVEDOR Clientes Informação e Dados Disponibilizados

8 Por que WWW? Custo: Tecnologia: Integração:
O software do cliente é muito barato ou até mesmo gratuito. O custo de implantação de novas aplicações é muito baixo. Tecnologia: A tecnologia é evolutiva: arquitetura baseada em objetos incorporados e plug-in’s. A tecnologia é “quase padronizada” e “quase não-proprietária”. Integração: A mesma informação pode ser disponibilizada no meio interno e externo. A rede pública Internet oferece uma infraestrutura de comunicação gratuita, de alcance global.

9 WWW e TCP/IP Internet Intranet Extranet
Internet, Extranet ou Intranet ? WAN Privada Extranet WWW e TCP/IP Internet Intranet Rede Pública Rede Local - LAN

10 Intranet rede interna a uma organização que utiliza tecnologias da Internet: navegadores e servidores de rede, protocolos de rede TCP/IP, editoração de documentos, bancos de dados em linguagem HTML e hipermídia, ... com o objetivo de: fornecer um ambiente de Internet dentro da empresa para compartilhamento de informações, comunicações e suporte a processos empresariais

11 Comunicação na Empresa
Uma intranet é protegida por medidas de segurança, como senhas, criptografias e firewalls, e, por isso, pode ser acessada pela Internet por usuários autorizados. A intranet de uma empresa pode também ser acessada por intranets de clientes, fornecedores e outros parceiros comerciais via conexões extranet.

12 Comunicação na Empresa ou Comunicação Corporativa
Internet Dial-up (Cliente remoto) representantes LAN (Intranet) WAN (Extranet) Servidor Engenharia Servidor Marketing Intranet na Empresa clientes Servidor R.H. Servidor de Dados Legados fornecedores funcionários, outros estabelecimentos da empresa

13 Aplicações das Intranets (1/3)
Comunicações e colaborações: Correio eletrônico (enviar e receber ), correio de voz (voic ), fax para se comunicar com outros dentro da organização e, externamente, por meio da Internet e extranets. Dispositivos de Groupware de intranet para melhorar a colaboração entre equipes e projetos. Videoconferência, grupos de discussão, salas de bate-papo (chat). Automação de Processos (Workflow).

14 Aplicações das Intranets (2/3)
Editoração de páginas na rede: Facilidade, atração e menor custo para editar e acessar informações em multimídia. Fornece acesso a uma série de produtos de informação antes baseados em papel em uma variedade de formas. Os usuários facilmente navegam e localizam informações. Desenvolver e editar documentos com hiperlinks em multimídia a partir de bancos de dados em multimídia acessíveis nos servidores da Rede Mundial de Computadores.

15 Aplicações das Intranets (3/3)
Operação e administração dos negócios: Desenvolver e distribuir aplicações cruciais ao apoio das operações e da tomada de decisão gerencial. As empresas estão desenvolvendo aplicações personalizadas que podem ser implementadas em intranets, extranets e Internet. As aplicações personalizadas são projetadas para permitir interface e acesso a sistemas existentes de bancos de dados e sistemas legados da empresa. Os softwares (applets ou crossware) são instalados em servidores de rede intranet. Funcionários e parceiros comerciais externos podem acessar e executar as aplicações personalizadas utilizando navegadores de rede a partir de qualquer ponto da rede, sempre que necessário.

16 sistema de banco de dados heterogêneos
Integração com a base existente Soluções Proprietárias: Oracle, IDC da Microsoft Soluções Abertas: CGI, Java, ActiveX P Á G I N A S W Servidor Web sistema de banco de dados heterogêneos legacy system

17 Migração de Aplicativos e Sistemas
MainFrame aplicações + dados anos 70 redução (downsizing) Cliente - Servidor aplicações e dados separados anos 80 anos 90 Browsers + Objetos Intranet interfaces homogêneas e Integração de Redes

18 Organização da Informação
Questões importantes: Qual informação deve ser armanezada e como deve ser disponibilizada ? Como a informação deve fluir através da intranet ? Intranet Informações Aplicações

19 Recursos da Tecnologia de Intranet
Políticas e Normas Software de Gerenciamento de Rede Administração Segurança Conteúdo e Dados Ferramentas de Software . Ferramentas de Criação Desenvolvimento . Utilitários de Busca . Firewalls . Senhas . Criptografias Infra-estrutura Rede Bancos de Dados Servidores Navegadores/ TCP/IP em Hipermídia Rede

20 O Valor Comercial das Intranets
Economias de Custos na Publicação: Muitas empresas estão substituindo a publicação de documentos em papel e manuais dos funcio- nários por versões eletrônicas em multimídia publicadas em servidores de rede intranet. Economias nos Custos de Treinamento e Desenvolvimento: Para uma intranet é muito fácil criar acesso a informações e aplicações de editoração do que para muitos métodos tradicionais. É rápido e fácil aprender a utilizar um “navegador de rede” para a intranet da empresa.

21 Benefícios da Intranet
Mundial, alcance na empresa como um todo. Acesso por meio de GUI fácil e intuitiva via navegadores de rede. Acesso de baixo custo. Software de baixo custo ou custo zero. Hardware de baixo custo, é executável em todas as plataformas. Protocolo de rede padronizado TCP/IP. Reduz custos com papel e impressão. Aumenta a produtividade via acesso mais rápido a informações e colaboração mais fácil.

22 Limitações da Intranet
Tecnologia nova em evolução. Falta de dispositivos de segurança. Falta de administração de desempenho. Apoio mínimo do usuário. Pode exigir alterações da rede. Difícil de manter conteúdo ao longo do tempo. Animação, vídeo e áudio são lentos. Informações não filtradas podem sobrecarregar os usuários. Nem todos os funcionários podem possuir computadores pessoais.

23 O Papel das Extranets As extranets são conexões de rede que utilizam tecnologias da Internet para interconectar a intranet de uma empresa com as intrantes de seus clientes, fornecedores ou outros parceiros comerciais. As empresas podem estabelecer conexões diretas e privadas entre si mesmas ou criar conexões seguras e de internet entre si, chamadas de redes privadas virtuais. Uma empresa também pode utilizar a Internet insegura como conexão extranet entre sua intranet e consumidores e outros, recorrendo, ainda, à criptografia de dados confidenciais e seus próprios sistemas de firewall para fornecer segurança adequada. Dessa forma, as extranets permitem aos clientes, fornecedores, clientes potenciais e outros acessarem sites de rede intranet e outros bancos de dados da empresa.

24 O Valor Comercial das Extranets
A tecnologia de navegação das extranets torna muito mais fácil a clientes e fornecedores o acesso a recursos intranet do que os métodos tradicionais. As extranets permitem a uma empresa oferecer a seus parceiros comerciais novos tipos de serviços interativos baseados em rede, fortalecendo relações estratégicas com seus clientes e fornecedores. Além disso, as extranets podem possibilitar e melhorar a colaboração de uma empresa com seus clientes e outros parceiros comerciais. As extranets facilitam um processo online e interativo de desenvolvimento de produto, marketing e um processo voltado para o cliente que pode levar mais depressa para o mercado produtos mais bem projetados.

25 O Futuro das Intranets e Extranets
Mais e mais informações e aplicações serão introduzidas na intranet da empresa. O navegador de rede e rede intranet serão a interface generalizada e universal com o usuário, para o acesso oportuno a informações empresariais. As aplicações de análise de dados e os sistemas legados terão como unidade front-end a intranet da empresa. A intranet se tornará o veículo principal para a divulgação de notíciais sobre os funcionários e a empresa e a principal fonte de informações em nossa empresa no mundo inteiro.

26 O Futuro das Intranets e Extranets
Todas as aplicações, inclusive o processamento de transações interplataformas, serão viabilizadas em rede ou serão acessadas via Internet, intranet ou extranets. Mais processos serão adicionados para converter as informações em conhecimento para aumentar o valor que a intranet entrega a cada funcionário. As extranets possibilitarão um grau significativo de laços com nossos clientes e fornecedores, por permitirmos que eles se conectem com nossa intranet.

27 Colaboração Empresarial
O fenômeno da Internet mudou a mentalidade de computação das pessoas dedicadas aos negócios. Os usuários de hoje esperam que toda experiência de computação inclua pronto acesso à Internet e ferramentas para colaboração com outras pessoas. Os sistemas colaborativos fornecem ferramentas para nos ajudar a colaborar - para comunicar idéias, compartilhar recursos e coordenar nossos esforços de trabalho cooperativos como membros dos muitos processos formais e informais e equipes e grupos de trabalho de projetos que constituem muitas organizações de hoje.

28 Meta dos Sistemas Colaborativos
A meta dos sistemas colaborativos é permitir que trabalhemos juntos com mais facilidade e eficácia ao nos ajudarem a: Comunicar: Compartilhar informações uns com os outros. Coordenar: Coordenar reciprocamente nossos esforços individuais de trabalho e uso de recursos. Colaborar: Trabalhar juntos cooperativamente em projetos e tarefas comuns.

29 Conceitos Existem muitos tipos de equipes e grupos de trabalho, cada
um com seus próprios estilos de trabalho, prioridades e necessidades de computação. Um grupo de trabalho pode ser definido como duas ou mais pessoas trabalhando juntas na mesma tarefa ou atribuição. Uma equipe pode ser definida com um grupo de trabalho colaborativo, cujos membros estão comprometidos com a colaboração, ou seja, trabalhando entre si de um modo cooperador que transcende a coordenação de atividades de trabalho individuais encontrada em um grupo de trabalho típico. Dessa forma, a colaboração é a chave para aquilo que faz de um grupo de pessoas uma equipe, e o que torna uma equipe bem-sucedida.

30 Terminologia CSCW = Computer Supported Cooperative Work Groupware
pesquisa na área de trabalho em grupo e como os computadores podem apoiá-lo Groupware Tecnologia gerada pela pesquisa CSCW Hardware e/ou Software para apoiar e ampliar a comunicação, coordenação e colaboração entre equipes e grupos de trabalho interconectados

31 Componentes de um Sistema de Colaboração Empresarial
Equipes e Grupos de Trabalho Software Servidor de Rede . Groupware . Navegadores de rede . Pacotes de aplicativos Redes . Intranets . Extranets . Internet . outras redes Bancos de Dados Colaboração na Empresa . Projeto . Empresa . Grupo de trabalho Estações de trabalho em PCs e NCs Colaboração quer dizer trabalhar juntos para gerar um produto que é muito maior do que a soma de suas partes.

32 Groupware Definição: Objetivo: Infraestrutura de suporte:
termo “guarda-chuva” para tecnologias que suportam colaboração entre pessoas que formam grupos de trabalhos. Objetivo: aumentar a produtividade e a qualidade das tarefas executadas pelos diversos grupos de trabalho que compõem o negócio da empresa. Infraestrutura de suporte: redes cliente-servidor, aplicações distribuídas, conexões remotas, multimídia, etc.

33 Esquema Centrado no Usuário
Os usuários interagem com o grupo de trabalho através de . Os usuários decidem o roteamento das mensagens. Não há nenhuma gerência pelo sistema nem integração com um banco de dados central. Grupo de Trabalho

34 Esquema Centrado em Objetos
O objeto é um documento que contém as informações de um processo executado em etapas. Os usuários seguem o fluxo comandado pelo objeto (escrevem e recebem instruções). Se objeto for perdido, a transação não é completada. Documento Grupo de Trabalho

35 Esquema Centrado em Processos
As informações do estado de andamento do trabalho são armazenadas no sistema. O sistema segue o estado do trabalho e gerencia para que este seja completado. Sistema Documento em B.D. Grupo de Trabalho

36 Produtos de Groupware Lotus Notes, Novell GroupWise, Microsoft Exchange e Netscape Communicator apóiam a colaboração por , conferência por dados e áudio, fóruns de discussão, programação e agendamento

37 Ferramentas de Groupware para Colaboração nas Empresas
Comunicações Eletrônicas Ferramentas de Conferências Eletrônicas Ferramentas de Administração do Trabalho em Colaboração . Correio eletrônico ( ) . Correio de Voz (Voice Mail) . Fax . Editoração de Página de Rede . Telefone, Page etc. via Internet . Conferência por dados . Conferência de Voz . Videoconferência . Fóruns de Discussão . Sistemas de Bate-papo . Sistemas de Reuniões Eletrônicas . Agendamento e Programação . Administração de Atividades e Projetos . Sistemas de Fluxo de Trabalho (work flow) . Compartilhamento de Documentos . Administração de Conhecimentos

38 Workflow workflow = troca de mensagens +
O processo de execução de uma atividade produtiva na empresa envolve, geralmente, várias etapas executadas em seqüência. Estas etapas podem envolver um ou mais usuários. Num sistema de groupware, as sequências de execução das etapas de um processo podem ser automatizadas e controladas através de mecanismos de workflow. workflow = troca de mensagens + autenticação de usuários + armazenamento de informações

39 Groupware e WorkFlow autenticação dos usuários controle de tempos
controle de fluxo tarefa retorno validação Grupo de Trabalho

40 Aplicações Sistemas de Controle de Distribuição de Documentos
Sistema de Controle de Qualidade Emissão de Normas, controle do ciclo de elaboração, revisão e aprovação. Sistema de Compras Interno Sistema de Gerenciamento de Projetos Muitos Outros


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