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PublicouEliana Castanho Antas Alterado mais de 8 anos atrás
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3ª Conferência FORGES. Univ. Federal de Pernambuco. 4, 5 e 6 Dezembro 2013 M ULHERES L ICENCIADAS E A P ROMOÇÃO DO D ESENVOLVIMENTO EM P AÍSES DE L ÍNGUA O FICIAL P ORTUGUESA : Q UE DIFERENÇA FAZ O E NSINO S UPERIOR ? Isabel J. Ramos ICAAM / Dep. de Paisagem, Ambiente e Ordenamento. M. Raquel Lucas CEFAGE / Dep. de Gestão. M. da Conceição Rego CEFAGE / Dep. de Economia. M. Leonor da Silva Carvalho ICAAM / Dep. de Economia. Universidade de Évora. Portugal Apoio financeiro da FCT e FEDER / COMPETE (concessão PEst-C/EGE/UI4007/2011 www.unesco.org
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objectivo analisar e discutir a importância e os impactes da obtenção de uma licenciatura na valorização social e económica das mulheres nos países de língua oficial portuguesa e, consequentemente, na promoção do desenvolvimento da sociedade; verificar quais as condições de partida (background familiar/motivação) que lhes permitem obter esta formação.
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motivação evidência clara entre ensino superior e desenvolvimento – países com maior qualidade de vida mostram níveis de literacia mais elevados – países com baixas taxas de qualificação = mais altas taxas de pobreza e exclusão social, desemprego, analfabetismo, mortalidade infantil, incidência de HIV, malária e tuberculose, entre outras
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motivação no caso particular das mulheres, maior qualificação significa: – melhorar o seu estatuto na sociedade – modificar positivamente o seu estilo de vida – transmitir à sua descendência a importância da aprendizagem e da aquisição de conhecimentos Questão particularmente pertinente em sociedades de tipo matriarcal >> mulheres desempenham um papel determinante na economia e contribuem para a construção de uma sociedade mais sustentável. No entanto, nos países em desenvolvimento >> a desigualdade de género nas esferas sociais, políticas e económicas é relevante e evidente.
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em paralelo, nos países menos desenvolvidos: – problema social da desigualdade de género – valorização do estatuto da mulher licenciada – o combate à pobreza e – globalmente, o aproveitamento do capital humano – vertentes económica, social e ambiental – para o desenvolvimento. fundamental: – conhecer os impactes do ensino superior na valorização pessoal e profissional das mulheres; – demonstrar cientificamente a importância do investimento em educação e as restrições ao seu acesso. motivação
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abordagem: – pesquisa exploratória de natureza qualitativa – entrevista, e – pesquisa descritiva, de corte transversal – análise comparativa das características de diversos países. pesquisa aplicada, dada a escassez de trabalhos realizados metodologia
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guião construído para o efeito – 4 questões: a)aspectos ligados à obtenção da licenciatura: razões para continuar a estudar aspectos positivos e condicionantes à escolha do curso e da universidade dificuldades no ingresso e na frequência do curso Apoios condições fundamentais à frequência no ES b) valorização económica e social pós-licenciatura: acesso e promoção no emprego descriminação salarial pelo género reconhecimento do estatuto social – por quem alterações no papel famliar c) o futuro da mulher licenciada; e d) aspetos a considerar em futuras pesquisas sobre o tema. entrevista a mulheres angolanas licenciadas
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resultados – comparação entre países IDH: Índice de Desenvolvimento Humano; EVN: Esperança de Vida à Nascença (anos); MAE: Média de Anos de Escolaridade (anos); AEE: Anos de Escolaridade Esperados (2011); RNBpc: Rendimento Nacional Bruto per capita (ppc em usd de 2005). Alguns indicadores de desenvolvimento humano Comparação dos níveis de desenvolvimento com o rácio bruto de matrículas no ensino superior - 2012 e 2011 Fonte: PNUD, 2013
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resultados – comparação entre países IDH – 3 grupos distintos (ranking) nível de qualidade de vida elevado: Portugal e Brasil nível de qualidade de vida intermédio: Cabo Verde, Timor Leste, S. Tomé e Príncipe e Angola grupo dos países mais pobres do mundo: Guiné e Moçambique. o Diferenças significativas rendimento per capita – Noruega 53 x superior a Moçambique o Guiné e Moçambique – nº médio de anos de escolaridade < 2 anos
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Alguns indicadores relativos ao sistema educativo Fonte: PNUD, 2013 resultados – comparação entre países TAA: Taxa de Alfabetização de Adultos (% com 15 anos ou mais) 2005-2010; PES: População com pelo menos o ensino secundário (% com 25 anos ou mais) 2010; PEPc/FPE: Professores do ensino primário com formação para o ensino (%; 2005-2011); Tx AEP: Taxa de abandono escolar no ensino primário (% do grupo do ensino primário – 2002/2011)
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resultados – entrevistas exploratórias 50 mulheres angolanas licenciadas
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resultados – entrevistas exploratórias 50 mulheres angolanas licenciadas
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resultados – entrevistas exploratórias 50 mulheres angolanas licenciadas Futuras pesquisas sobre o tema Desempenho das mulheres no ensino superior/Resultados Análise das escolhas das carreiras e razões explicativas Ou seja: Escolha vocacional e desempenho académic o
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estudo confirma a importância da educação de nível superior na melhoria da qualidade de vida e da promoção económica e social das populações em geral e das mulheres em particular resultados obtidos através da entrevista exploratória permitem inferir a importância das mulheres licenciadas na promoção do desenvolvimento em Angola – facto que cremos acontecer nos restantes países em análise. notas finais
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analisar as diferenças entre áreas rurais e áreas urbanas >> necessidade de enquadrar a problemática e proceder à caracterização nestas duas tipologias de territórios inquirir, para além das mulheres (Joy kwesiga, 2002): – os pais – leaders de opinião – responsáveis pelas instituições de ensino superior e – outros responsáveis na área leque mais alargado e diversificado de visões que permita consolidar a afirmação de que a promoção do ensino superior nas mulheres leva a um progressivo desenvolvimento mais equilibrado das populações. no futuro
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muito obrigada! Isabel Joaquina Ramos Maria Raquel Lucas Maria da Conceição Rego Maria Leonor da Silva Carvalho
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