A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É HANSENIASE Doença provocada pelo micróbio- Bacilo de Hansen que atinge principalmente os nervos. Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É HANSENIASE Doença provocada pelo micróbio- Bacilo de Hansen que atinge principalmente os nervos. Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência."— Transcrição da apresentação:

1

2 O QUE É HANSENIASE Doença provocada pelo micróbio- Bacilo de Hansen que atinge principalmente os nervos. Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular. Tem tratamento e cura.

3 CARACTERÍSTICA DO BACILO DE HANSEN
Micróbio visível apenas pelo microscópio. Tem preferência por áreas do corpo mais frias como a pele e os nervos.

4 COMO SE PEGA HANSENIASE
A Transmissão acontece principalmente por meio das vias respiratórias, quando se convive muito tempo com um doente sem tratamento. Há pessoas sensíveis e pessoas resistentes ao bacilo de Hansen. A maioria das pessoas são resistentes, ou seja, entra em contato com o bacilo e não adoece. O homem é considerado a única fonte de infecção da hanseníase. A Hanseníase não é hereditária.

5 COMO NÃO SE PEGA HANSENÍASE
Nas realções sexuais; Usando o mesmo banheiro Beijando e abraçando No aperto de mão Nos utensílios domésticos Por nenhum alimento Nas roupas Na picina No banco do ônibus Em contato com animais Em contato com moscas, mosquitos e formigas Em água barrenta Pelo sangue Pela placenta No momento do parto No leite Materno Não é hereditaria

6 O QUE A HANSENIASE CAUSA
SINAIS Mancha esbranquiçadas e avermelhadas na pele

7 O QUE A HANSENIASE CAUSA
SINTOMAS; Diminuição de sensibilidade ao calor, a dor e ao toque no local das manchas.

8

9 O QUE A HANSENIASE CAUSA
As manchas: Não doem Não incomodam Não coçam Não pegam pó pela falta de umidade da pele. Podem ter queda de pelo Pedem ter a sensação de formigamento e dormência Queimar-se ou cortar-se sem sentir pode ser sinal de Hanseníase. O Bacilo destrói as terminações nervosas próximas da pele.

10

11 DE CADA 10 PESSOAS, 01 PEDE PEGAR
Todas as pessoas podem ter contato com o bacilo de Hansen se conviverem com o doente da forma contagiante sem tratamento. De 10 pessoas, 09 tem resistencia natural para não adoecer. Caso o paciente não se trate, a doença poderá evoluir para as formas mais graves da hanseníase.

12

13 AS FORMAS DA HANSENÍASE
Forma I: Indeterminada Mancha Plana com alteração gradual da sensibilidade que pode ser ao calor, a dor e ao toque. A lesão é mais clara ou um pouco mais avermelhada que o tom da pele, podem aparecer em qualquer parte do corpo. As manchas não coçam, não doem o que as pessoas não procurem o serviço de saúde. Nesta forma a Hanseníase não é contagiosa e a cura é mais rápida e fácil, se não tratada pode evoluir para outras formas. Manchas brancas com sensibildade não é hanseníase e deve ser investigada.

14 OUTRAS FORMAS DA HANSENIASE
FORMA T: TUBERCULÓIDE Lesões avermelhadas ou esbranquiçadas com bordas elevadas e diminuição e ou ausência da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. Não é contagiosa, não passa de uma pessoa para outra.

15 OUTRAS FORMAS DA HANSENIASE
FORMA D: DIMORFA Lesões de cor avermelhadas, acastanhadas ou ferruginosas com limites imprecisos, podendo no centro da mancha não ter alterações. Mancha com diminuição de sensibilidade a dor, calor e ao tato. Quando não tratada é contagiosa.

16 OUTRAS FORMAS DA HANSENIASE
FORMA V: Virchowiana Lesões de cor marron avermelhada, mal delimitada, espalhadas pelo corpo, podendo ainda aparecer caroços, inchaço no rosto, orelhas, mãos, pés, juntas, quedas dos pelos das sobrancelhas e cílios. Quando não tratada é contagiosa.

17

18 EXAMES DE LABORATORIO DE APOIO DIAGNÓSTICO
BACILOSCOPIA: pesquisa de bacilo por meio da coleta de linfa, principalmente nos lóbulos da orelhas e cotovelos.

19 EXAMES DE LABORATORIO DE APOIO DIAGNÓSTICO
BIÓPSIA: É a retirada de um padacinho da pele ou da mancha onde será pesquisado a presença do bacilo e a alteração típica de cada forma.

20

21 DIAGNÓSTICO CLÍNICO É realizado pelo médico, examinando toda a pele da pessoa a procura da manchas dormentes. Realiza tambem os testes de calor, tato e frio

22 TRATAMENTO O tratamento pode ser de 06 meses, de 12 a 24 meses dependendo do tipo de Hanseníase. Uma dose deve ser tomada mensal, supervisionada no posto de saúde. As demais doses deverão ser tomadas em casa diariamente de preferência logo após a ingestão de alimentos. Não interromper o tratamento antes do tempo recomendado.

23 TRATAMENTO

24 TRATAMENTO QUEM TOMA PQT DEVE SABER: A Urina pode ficar vermelha,
A cor da pele pode ficar mais escura (usar chapéu e filtro solar), Após o termino do tratamento a pele vai voltando a cor normal, A medicação pode diminuir a ação do anticoncepcional, Pode haver efeitos colaterais como de qualquer outra medicação. Esteja atento e em caso de dúvida procure o posto de saúde.

25

26 ATENÇÃO OBSERVE SEU CORPO

27 OBSERVE SEU CORPO Manchas no corpo que não dõem, que não coçam, pode ser hanseníase. Compareça ao posto de saúde sempre que tiver problemas nos olhos, nariz, mãos, braços, pés e pernas. Dor nas articulações, mal estar, podem ser reação ao tratamento, não deixe de tomar a medicação e também procure a unidade de saúde, mesmo que não seja dia de consulta.

28 EVITE COMPLICAÇÕES

29 TODOS OS QUE MORAM JUNTOS PRECISAM SER EXAMINADOS

30 QUEM É O CONTATO? Toda e qualquer pessoa que resida com o doente nos últimos 05 anos. Controle dos contatos: Consulta anual com exames dermatoneurológico (pele e nervos). Contatos com diagnóstico confirmados encaminhar para tratamentos. Contatos sadios encaminhar para vacinação com BCG. O Controle é que vai contribuir para a quebra da cadeia de transmissão.

31 DIREITOS E DEVERES

32 DIREITOS E DEVERES DIREITOS DOS DOENTES DE HANSENÍASE E SEUS CONTATOS
- DIREITO AO CONVÍVIO FAMILIAR E SOCIAL AMPLO E IRRESTRITO. - RESPEITO NO ATENDIMENTO DESDE A RECEPÇÃO E POR TODOS OS PROFISSIONAIS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE. - DIREITO DE SER ATENDIDO NAS INTERCORRÊNCIAS INDEPENDENTE DE CONSULTA AGENDADA, MESMO APÓS ALTA. - DIREITO DE RECEBER TODOS OS MEDICAMENTOS QUE NECESSITAR. - DIREITO DE RECEBER TRATAMENTO ATUALIZADO. - DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E ACOMPANHAMENTO POR EQUIPE MULTIPROFISSIONAL CAPACITADA GARANTINDO A ATENÇÃO INTEGRAL. - GARANTIA DE ATENÇÃO NA PREVENÇÃO DE INCAPACIDADES E TRATAMENTO QUANDO ESTAS JÁ ESTIVEREM INSTALADAS (ÓRTESES E PRÓTESES). - PRIORIDADE PARA O TRATAMENTO AO IDOSO - ACESSO GARANTIDO AOS PRONTO SOCORROS E HOSPITAIS GERAIS SE A INTERNAÇÃO FOR NECESSÁRIA. - DIREITO DE SER INFORMADO SOBRE DIREITOS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIOS: – DIREITO DE PERMANECER TRABALHANDO; – DIREITO DE SE AFASTAR QUANDO NECESSÁRIO; – REQUERER AUXÍLIO DOENÇA QUANDO NECESSÁRIO OBSERVANDO-SE A ISENÇÃO DE CARÊNCIA PARA O BENEFÍCIO (ART.27 LEI 262-REPS).

33 DIREITOS E DEVERES DEVERES - COMPARECER AOS ATENDIMENTOS AGENDADOS, PELA E COM A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, SEGUINDO SUAS ORIENTAÇÕES. - TOMAR DIARIAMENTE A MEDICAÇÃO EM CASA E COMPARECER MENSALMENTE PARA DOSE SUPERVISIONADA NO POSTO DE SAÚDE. - REALIZAR OS AUTO-CUIDADOS: LUBRIFICAÇÃO, EXERCÍCIOS E OUTRAS AÇÕES PARA PREVENIR INCAPACIDADES, SEMPRE QUE RECOMENDADO. - EM CASO DE MUDANÇA DE RESIDÊNCIA, COMUNICAR O NOVO ENDEREÇO PARA SEGUIMENTO DO TRATAMENTO EM QUALQUER UNIDADE DE SAÚDE. - ORIENTAR A FAMÍLIA SOBRE A NECESSIDADE DE COMPARECER À UNIDADE DE SAÚDE PARA EXAMES CLÍNICOS E AÇÕES PREVENTIVAS (B.C.G).

34 Números de casos de Hanseníase em Chapecó SC

35

36 OBRIGADO!!


Carregar ppt "O QUE É HANSENIASE Doença provocada pelo micróbio- Bacilo de Hansen que atinge principalmente os nervos. Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google