A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Globalização e Meio Ambiente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Globalização e Meio Ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 Globalização e Meio Ambiente
Percurso 7

2 Os debates internacionais sobre meio ambiente
Depois da II Guerra Mundial os problemas ambientais se tornam mais visíveis: Aumento da população mundial; Difusão dos padrões de consumo; Rápida industrialização e urbanização das sociedades; Consequência: crescente uso dos recursos naturais.

3 1972: Conferência sobre Meio Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia)
Organizado pelas Nações Unidas Participação de 2 conjuntos de países: 1. Países desenvolvidos Defendiam a necessidade de controlar o crescimento econômico de base industrial. Eram considerados poluidores e consumidores de recursos não renováveis. 2. Demais países Interpretavam a proposta como uma tentativa de impedir sua industrialização e a preocupação com o meio ambiente não poderia impedir seu crescimento econômico.

4 1992: Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento
Rio de Janeiro, Brasil. Rio-92 ou ECO-92. Participação de 178 países e 114 chefes de Estado. Base: desenvolvimento sustentável. Primeiras tentativas de conciliar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

5 2002: Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável
Johanesburgo, África do Sul. Estabelecimento de metas quanto ao uso de energia renováveis.

6 Rio +20

7 Principais problemas ambientais do século XXI
Degradação dos solos Queimadas A ameaça de escassez dos recursos hídricos A biodiversidade em perigo

8 Degradação do Solo Pode acontecer por meio: da erosão;
da acidificação; da acumulação de metais pesados; desmatamento – facilita a erosão superficial. Voçorocas. despejo de resíduos industriais; Agrotóxicos; Uso de máquinas pesadas; Sobrepastagem – compactação.

9

10

11

12

13

14 As queimadas Destroem as camadas superficiais do solo e aceleram o processo de desgaste e esgotamento. Contribui para o efeito estufa. Compromete o habitat de inúmeras espécies.

15 A ameaça da escassez dos recursos hídricos
Fatores: Crescimento demográfico Desenvolvimento industrial Expansão da agricultura irrigada (70%)

16

17 A biodiversidade em perigo
Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) – Rio-92: Orienta ações em vários países para a conservação da biodiversidade, na utilização sustentável de seus componentes e a repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos. Ações antrópicas que levam à extinção de espécies: Desmatamentos, a exploração madeireira, a construção de barragens, a exploração mineral e o desenvolvimento urbano.

18

19 Crises e desigualdades no mundo global
Percurso 8

20 Efeito estufa: de fenômeno natural a desafio da humanidade
Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) Organização Meteorológica Mundial (OMM) Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) 2007: relatório com projeções de aumento da temperatura global entre 1,8 a 4 graus Celsius.

21

22

23 Efeitos do Aquecimento Global
Degelo nos polos Alteração no regime das chuvas Inundações

24

25 Energia e meio ambiente

26 Padrões de consumo baseado nos combustíveis fósseis tornam inviável o desenvolvimento sustentável.
Busca por fontes de energia renovável Agroenergia (milho, cana-de-açúcar e palma) Hidrelétrica Eólica Geotérmica Solar Energia dos oceanos Agência Internacional de Energia (AIE)

27 A produção e o consumo desiguais dos recursos naturais
A Globalização é assimétrica, ou seja, não atinge todos os países e populações ao mesmo tempo. Países ricos (concentram riqueza, rendimentos, recursos e altos níveis de consumo) x Países menos desenvolvidos (pobreza, fome, doenças e busca pela participação no comércio internacional)

28 Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico
Órgão intergovernamental que, a partir de 1961, passou a reunir os países mais industrializados do mundo. Hoje é composto por 30 países (UE, EUA, JAP e CAN) Concentram 21% da população mundial; Ocupam 24% das terras do planeta; Consomem 75% da energia global; Consomem 90% da produção mineral mundial dos metais mais usados (ferro, alumínio e cobre); Respondem por cerca de 73% do comércio mundial; Possuem 78% dos veículos em circulação; Consomem 76% da madeira comercializada.

29 Modelo econômico versus meio ambiente
Os países desenvolvidos se apropriam de grande parte das riquezas mundiais e figuram entre os principais poluidores do mundo e os que mais consomem recursos naturais. Consequência: pressão sobre o meio ambiente. Pegada ecológica (WWF)

30 A sociedade de consumo e os valores sociais
O “ter” se tornou mais importante que o “ser”. Poder e prestígio ou status social. Consumo foi transformado no grande sentido da vida. Publicidade e propaganda contribuíram para esse novo modo de vida. Ilusão de que novas necessidades conduzem à plena felicidade.


Carregar ppt "Globalização e Meio Ambiente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google