A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Primeira Fase do Modernismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Primeira Fase do Modernismo"— Transcrição da apresentação:

1 Primeira Fase do Modernismo

2 Primeira fase do Modernismo (1922 – 1930)
 Período de agitação, com a primeira geração modernista preocupada em difundir novas ideias, não recuando diante das polêmicas e exibindo em muitas obras um tom agressivo e irônico com relação à literatura tradicionalista.

3 A primeira semana do novo Brasil
A Semana de Arte Moderna durou três dias e reuniu poetas, escultores, pintores, músicos e intelectuais ligados à "Nova Arte". Iniciou-se calma, com a palestra "A estética na arte moderna", exposta por Graça Aranha, um dos padrinhos do evento.

4 A confusão durou dois dias depois, na palestra de Menotti Del Picchia ("Queremos luz, ar, ventiladores, aeroplanos, reivindicações obreiras, idealismos, motores, chaminés de fábricas, sangue, velocidade e sonho na nossa arte", disse ele). A conferência abriu claramente a caça ao "passadismo", a plateia se conteve e não vaiou. Minutos depois houve uma vaia estrondosa.

5 O Manifesto Antropofágico
Um fato importante pela polêmica que provocou foi a exposição de pintura moderna feita por Anita Malfatti nos meses de dezembro de 1917 e janeiro de 1918, em São Paulo. A pintura teve importância fundamental não apenas no advento da Semana de Arte Moderna como também na eclosão de todo o movimento modernista que veio a seguir. 

6 Voltando de uma viagem à Europa e aos Estados Unidos, onde entrara em contato com a arte moderna, Anita Malfatti, incentivada por alguns amigos, resolveu expor suas últimas obras. No acanhado meio artístico paulistano, a exposição provocou comentários variados, tanto a favor como contra. Entretanto o que realmente desencadeou a polêmica em torno não só da pintora mas principalmente da questão da validade da nova arte, foi um artigo escrito por Monteiro Lobato, que ficou conhecido por "Paranoia ou mistificação?"

7 Essa crítica precipitada de Monteiro Lobato provocou ressentimentos em Anita Malfatti e, ao mesmo tempo, despertou uma atitude de simpatia de um grupo de artistas jovens com relação a ela, resultando manifestações de repúdio às concepções tradicionalistas de arte.

8 Abaporu, o antropófago, obra de Tarsila do Amaral - amiga de Anita Malfatti e apoiava o movimento modernista.

9 O Homem amarelo, de Anita Malfatti, obra considerada feia e de mal gosto pelos tradicionalistas.

10 Principais autores e obras:
Mário de Andrade Oswald de Andrade Manuel Bandeira Antônio de Alcântara Machado

11 Mário de Andrade Foi um pesquisador que se interessou pelas mais variadas manifestações artísticas. Professor de piano, estudou e escreveu sobre folclore, música, pintura e literatura, sendo um dos mais dinâmicos batalhadores pela renovação da arte brasileira. De toda sua obra destacam-se:  

12 Poesia: - Há uma gota de sangue em cada poema, Paulicéia desvairada, Losango cáqui, Clã do jabuti, Remate de males; Prosa: - Primeiro andar; Amar, verbo intransitivo; Macunaíma; Belazarte; Contos Novos; A escrava que não é Isaura; Aspectos da literatura brasileira; O empalhador de passarinho.

13 Oswald de Andrade A poesia de Oswald de Andrade é um exemplo de renovação na linguagem literária. Fugindo aos modelos literários da época, ele construiu uma poesia original, com muito humor e ironia, numa linguagem coloquial que surpreende pela maestria com que o autor soube utilizar as potencialidades da língua portuguesa. A poesia de Oswald de Andrade repudia o purismo, a linguagem quotidiana está incorporada às suas poesias, não gostava de obedecer e copiar os padrões tradicionalistas.

14  Poesia: Pau-Brasil; Primeiro caderno do aluno de poesia de Oswald de Andrade; Poesias reunidas.
 Prosa: Memórias sentimentais de João Miramar; Serafim do exílio; Estrela de absinto; Marco Zero I - A revolução melancólica; Marco zero II – Chão. Teatro: O homem e o cavalo; A morta; O rei da vela.

15 Trechos do poema Pau-Brasil de Oswaldo de Andrade:

16 Aprendi com meu filho de dez anos  Que a poesia é a descoberta  Das coisas que eu nunca vi.
- O verso livre, o tom de prosa, a simplicidade da linguagem e a síntese, são os principais elementos de modernidade deste poema metalinguístico, poesia sobre a poesia .

17  Mas o bom negro e bom branco  Da Nação Brasileira  Dizem todos os dias  Deixa disso camarada  Me dá um cigarro.

18  Relicário  No baile da Corte  Foi o Conde d'Eu quem disse  Pra Dona Benvinda  Que farinha de Suruí  Pinga de Parati  Fumo de Baependi  É comê bebê pitá e caí  - Este trecho do poema é representativo da proposta Pau-Brasil de poesia de exportação. Reconta momentos significativos da história do Brasil de maneira irônica.

19 Manuel Bandeira  Sua linguagem coloquial e irônica atinge maior grau em Libertinagem. A ânsia de libertação e ausência dolorosa de figuras familiares estão presentes em "Vou-me embora pra Pasárgada", "Poema de Finados", "Evocação de Recife", "Profundamente". Nas outra obras, apareceram o desenvolvimento das linhas temáticas como saudade da infância, a presença da morte, a fugacidade da vida e do amor.

20 Poesia: A cinza das horas; Carnaval; Ritmo dissoluto; Libertinagem; Estrela da manhã; Lira dos cinquent'anos; Mafuá do malungo etc. Prosa: Crônicas da província do Brasil; Itinerário de Pasárgada; Andorinha, andorinha; Os reis vagabundos e mais 50 crônicas.

21 Poema: Pneumotórax        Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos.  A vida inteira que podia ter sido e não foi.  Tosse, tosse, tosse.  Mandou chamar o médico:  - Diga trinta e três -  - Trinta e três...trinta e três...trinta e três...  - Respire...    O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.  - Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?  - Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.

22  Este é um poema que tematiza a tuberculose, que assombrou toda a vida de Manuel Bandeira, criando a expectativa da morte. Os versos em prosa intercalam causa e consequência: Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos, os sintomas concretos da doença.

23 Antônio de Alcântara Machado
Não participou da Semana de 22, mas foi um dos mais ativos escritores do movimento modernista tendo colaborado nas revistas Terra Roxa, Outras Terras, Revista de Antropofagia e Revista Nova.  Antônio de Alcântara Machado, ao se interessar por essa vida quotidiana tão ausente de nossa literatura, realizava uma das aspirações do Modernismo, que era o desejo de representar a nova realidade social e urbana do começo do século XX.

24 Manifestos Modernistas
Realizada a Semana de Arte Moderna, vários grupos foram formados e diversas revistas e manifestos foram publicados. Os mais expressivos foram quatro movimentos. Eles representaram duas tendências ideológicas: de um lado o movimento Pau-Brasil e Antropofagia, cujo símbolo era o tamanduá, liderados por Oswald de Andrade; e, de outro lado, o Verde-Amarelismo e a Escola da Anta, cujo símbolo era a anta, liderados por Plínio Salgado.

25 Movimento Pau-Brasil Em 1924, Oswald de Andrade lança de Paris o Manifesto Pau-Brasil. Mostrava revolta e irreverência contra a dominação cultural europeia em nosso país. O movimento defendia a criação de uma poesia primitiva, construída com base na revisão crítica do nosso passado cultural e histórico e na valorização das nossas riquezas e costumes. O manifesto propõe a criação de uma língua brasileira, a síntese, o equilíbrio e a surpresa.

26 Movimento Pau-Brasil Fonte:

27 Movimento Verde-Amarelo e Anta
Esse movimento surgiu, em 1926, como resposta ao “nacionalismo afrancesado” do Pau-Brasil. Formado por Plínio Salgado, Menotti del Picchia, Guilherme de Almeida e Cassiano Ricardo. O principal objetivo era o de propor um nacionalismo ufanista, primitivo, sem qualquer tipo de influência.

28 Movimento Antropofágico
Lançado por Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Raul Bopp, surgiu como nova etapa do nacionalismo “Pau-Brasil” e resposta ao “Verde-Amarelismo”. Sua origem se dá a partir de uma tela feita por Tarsila do Amaral, em janeiro de 1928, batizada de Abaporu ( aba= homem e poru = que come). Propunham a devoração da cultura estrangeira. Eles não negam a cultura estrangeira, mas também não a copiam , aproveitavam dela suas inovações artísticas, porém sem perder nossa própria identidade cultural.

29 Esquema organizacional dos movimentos
Pau-Brasil Criação de uma poesia primitiva. Movimentos Verde-Amarelo e Anta Propor um nacionalismo ufanista. Antropofágico Não negam a cultura estrangeira.

30 Primeira fase do Modernismo
O Modernismo no Brasil teve duas fases: a primeira entre 1922 e 1930, a segunda entre 1930 a A primeira caracterizou-se pelas tentativas de solidificar o movimento e pela divulgação de obras e ideias modernistas. É o mais radical do movimento modernista, pois tem a necessidade de romper com as estruturas do passado. Vejamos a seguir algumas características da primeira fase do Modernismo.

31 Características da 1ª fase do Modernismo
Busca do moderno, original e polêmico. Nacionalismo em suas múltiplas facetas. Volta às origens e valorização do índio verdadeiramente brasileiro. “Língua brasileira” falada pelo povo nas ruas. Gosto pelas paródias . Liberdade formal.

32 Características da 1ª fase do Modernismo
A postura nacionalista apresenta-se em duas vertentes: nacionalismo crítico, consciente, de denúncia da realidade, identificado politicamente com as esquerdas. nacionalismo ufanista, utópico, exagerado, identificado com as correntes de extrema direita.

33 Características da 1ª fase do Modernismo
METAMORFOSE Cassiano Ricardo Meu avô foi buscar prata mas a prata virou índio. Meu avô foi buscar índio mas o índio virou ouro. Meu avô foi buscar ouro mas o ouro virou terra. Meu avô foi buscar terra e a terra virou fronteira. Meu avô, ainda intrigado, foi modelar a fronteira: E o Brasil tomou a forma de harpa. Em: Martim Cererê, Cassino Ricardo, José Olympio:1974, Rio de Janeiro, 13ª edição Nesse poema Cassiano Ricardo mostra sua preocupação em valorizar nossas tradições e cultura.

34 Características da 1ª fase do Modernismo
senhor feudal Se Pedro Segundo Vier aqui Com história Eu boto ele na cadeia Nesse poemeto Oswald de Andrade zomba de maneira bem-humorada com uma figura importante do nosso passado histórico.

35 Características da 1ª fase do Modernismo
“A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros Vinha da boca do povo na língua errada do povo Língua certa do povo Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil Ao passo que nós O que fazemos É macaquear A sintaxe lusíada…” Nestes versos Manuel Bandeira refere-se a busca de uma língua brasileira.

36 Características da 1ª fase do Modernismo
“Então me levantei Bebi o café que eu mesmo preparei, Depois me deitei novamente, acendi um cigarro e fiquei pensando… – Humildemente pensando na vida e nas mulheres que amei”. Nesse poema percebemos as ações do cotidiano. Os modernistas acreditavam que a arte podia ser extraída de coisas simples da vida e não apenas dos grandes temas.


Carregar ppt "Primeira Fase do Modernismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google