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Paradigmas.

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Apresentação em tema: "Paradigmas."— Transcrição da apresentação:

1 Paradigmas

2 PARADIGMA Etimologia – do latim tardio paradigma, derivado do grego, paradéigma. Significa modelo, padrão (século XVIII).

3 Paradigma pode ser entendido como um conjunto de concepções que, em determinado momento histórico, é eficiente, gerando um princípio organizador que governa a própria percepção de uma vasta área da realidade.

4 Ao longo da História da Arquitetura, é possível identificar 4 (quatro) situações paradigmáticas, quais sejam: SITUAÇÃO DE NÃO-PARADIGMA – momentos que não configuraram um paradigma, devido ao isolamento e fragmentação geográfica. SITUAÇÃO DE PARADIGMA MÚLTIPLO – momentos que denotam a coexistência de várias concepções, sem que haja qualquer predominância. SITUAÇÃO DE PARADIGMA DUAL – momentos de transição, em que há coexistência entre um paradigma em declínio e um paradigma em formação. SITUAÇÃO DE PARADIGMA DOMINANTE – é o momento de predominância de um paradigma.

5 PERÍODO SITUAÇÃO PARADIGMÁTICA PARADIGMA ATÉ SÉCULO XI P. DOMINANTE CLÁSSICO ROMANO SÉC.XI MULTIPARADIGMA VÁRIAS ESCOLAS (lombarda, normanda, etc.) SÉC. XII-XIV GÓTICO SÉC. XV P. DUAL GÓTICO/RENASCENÇA SÉC. XV-XIX RENASCENÇA (fisicista) – sistema daqueles que explicam o universo pela relação das forças físicas SÉC. XIX FISICISTA E RACIONALISTA (funcionalista) SÉC. XX (1ª metade) FUNCIONALISTA SÉC. XX (2ª metade) PÓS-FUNCIONALISTA – (romantismo, historicismo, tardomodernismo, contemporaneidade) SÉC. XXI ?

6 PONTOS IMPORTANTES MODERNISMO P. DOMINANTE (ANOS 30 A 50) PÓS-MODERNO PARADIGMA DUAL / MULTIPARADIGMA (50–80) DECONSTRUÇÃO ANOS 80-90 MEIO-AMBIENTAL ARQUITETURA E MEIOAMBIENTE ORIGEM DA FORMA FUNÇÃO HISTÓRIA, CONTEXTO, MEMÓRIA DEFORMAÇÃO CONJUGAÇÃO MÁQUINA / HOMEM / INFORMAÇÃO CONTEÚDO MÁQUINA – FÉ NO PROGRESSO DÚVIDA NA “RAZÃO” – HOMEM (CULTURA) REVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DAS INFORMAÇÕES CAPACIDADE DE INTEGRAÇÃO HOMEM/NATUREZA LINGUAGEM ABSTRACIONISMO ANALÍTICA/RECUSA DO ORNAMENTO FIGURATIVO/VOLTA DO ORNAMENTO ABSTRACIONISMO DISTORCIDO REGIONALISMO ORGANIZAÇÃO ESPACIAL CONTRASTE / LIBERDADE /ASSIMETRIA COMPOSITIVA SIMETRIA E TIPOLOGIA ASSIMETRIA LIBERDADE COMPOSITIVA RELAÇÃO COM A CIDADE CONTRASTE OU ELIMINAÇÃO DO PRÉ-EXISTENTE BUSCA DE RELAÇÃO/ASSIMILAÇÃO/CONTRASTE/SENTIDO DE LUGAR ORGANIZAÇÃO URBANA COMO BASE DA DISTORÇÃO RECUPERAÇÃO AMBIENTAL LEMA/MOTE RUPTURA TRADIÇÃO LEITURA CRÍTICA DA MODERNIDADE CONHECIMENTO

7 Conjunto habitacional Pruitt-Igoe (1955) St. Louis, EUA
Arq. Minoru Yamasaki (autor do projeto do World Trade Center, destruído em 2001)                                                                                                          33 prédios idênticos, com 11 pavimentos: moradia para 2.764 famílias

8 Pruitt-Igoe Implosão em 1972

9 Michael Graves – Edifícios ministeriais
Haia, Holanda

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11 Robert Venturi e Denise Scott
                                                                             

12 Contexto do pós-modernismo
1965: ano que é entendido, nas análises, como divisor de águas Acontecimentos: - Desaparecimento, entre 1965 e 1969, de alguns mestres do Movimento Moderno, Le Corbusier, Mies van der Rohe, Walter Gropius. Descontentamento dos habitantes das áreas sujeitas aos planos modernistas. Questionamento relativo ao progresso e ao desenvolvimento, proteção do meio ambiente e enfoque científico da ecologia. Movimentos estudantis: busca de ideologias alternativas (1968) Governantes pressionados a admitir a participação popular na elaboração de planos

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14 1- Arquitetura Pop (Guild House, Robert Venturi, 1961)
2- Neopurismo (High Museum of Art of Atlanta, Richard Meyer, 1980) 3- Arquitetura Racional (Conjunto Gallaratese, Aldo Rossi, 1969) 4- Historicismo Abstrato (Assembléia Nacional de Dacca, Louis Kahn,

15 5- Revivalismo (Palácio de Abraxas, Ricardo Bofill, 1979-83)
6- Regionalismo Crítico (Catedral de Evry, Mario Botta, 1994) 7- Fantasias (Supermercados BEST, Grupo SITE, 1984) & Fiat Lux, já sabemos o que é pós-moderno (A criação de Adão, Michelangelo).

16 Plaza d’Italia, New Orleans, Charles Moore, 1978-79

17 Maggie’s Center, Centro de Apoio às pessoas com câncer,
Charles Jencks

18 Garden of Cosmic Speculation, Charles Jencks

19 Portland Building Commentary, Portland,Oregon, Michael Graves

20 WCMA’s atrium, Charles Moore

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22 Antígone, Ricardo Bofill, 1979-1983
Tipologia: complexo residencial Localização: França / Languedoc-Roussillon / Montpellier

23 A utopia vanguardista dos anos 60 – Grupo Archigram:
Warren Chalk, Peter Cook, Dennis Crompton, Davis Greene, Ron Herron e Webb Proposta para as cidade usando megaestruturas inspiradas na cibernética

24 Louis Kahn Assembléia Nacional de Dacca – Capital de Bangladesh,

25 Inserção no entorno – Centro Georges Pompidou

26 Renzo Piano – Richard Rogers

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28 Richard Rogers – Florença (1933)

29 Palácio da Justiça, Bordeaux, França, 1993-1998
Simboliza a transparência do sistema judiciário

30 Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, Strasbourg, França, 1995

31 Representação simbólica e mecânica do tema:
Complexo articulado de cabeça e corpo onde a cabeça é a parte pública onde funcionam as salas de trabalho das comissões e o corpo contém as divisões administrativas

32 As duas partes são ligadas por um núcleo de comunicação vertical

33 Ponte em Glascow – Escócia: Neptune’s Way

34 Torre de 225m em Londres Edifício de escritórios

35 Cúpula do Milênio, Londres – Área de renovação urbana
Complexo para celebrar o novo milênio foi executado em uma ilha artificial.

36 COOPHIMMELBLAU: Wolf D. Prix Helmut Swiczinsky Wolfdieter Dreibholz

37 Museu das Confluências – Lyon, França, 2001-2008
The cristal cloud of knowledge

38 Cobertura Detalhe

39 A sociedade do futuro será a sociedade do conhecimento:
Tecnologia, biologia e a ética são os temas centrais do museu Mutações da forma, penetrações, deformação, simultaneidade, quebras e variedades têm influência na arquitetura A arquitetura resultante é caracterizada pela interação, fusão e mutação de diferentes entidades constituindo uma nova forma

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41 Toyo Ito

42 Projeto mídiateca em Sendai, Japão,
1995 – “The skin-and-bones” Caixa de vidro favorece não apenas a absoluta transparência, mas também uma exposição da clareza estrutural Torre dos Ventos – Yokohama, Japão, 1986

43 Nagaoka Lyric Hall: “...na arquitetura moderna nos choca ter que converter nossos tetos tradicionais em tetos planos.”


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