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Antonio Heronaldo de Sousa Universidade do Estado de Santa Catrina.

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1 Antonio Heronaldo de Sousa Universidade do Estado de Santa Catrina

2 Representação da Câmara; Histórico dos trabalhos; e As Políticas de Educação e o Papel da EaD nas IES da ABRUEM. Agenda Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

3 Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

4 Composta por representantes das filiadas da ABRUEM indicados por seus reitores Atualmente são 09 IES com representação na câmara de EAD: UDESC, UEPG, UEMA, UNICENTRO, UEZO, UEG, UNITINS, UPE, UENF. Presidente da Câmara de EAD: Antonio Heronaldo de Sousa (UDESC) Secretária: Carmen Maria Cipriani Pandini (UDESC) Membros: Ana Beatriz Garcia - UENF Eliane de Fátima Rauski - UEPG Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra - UEMA Maria Aparecida Crissi Knuppel - UNICENTRO Renato Medeiros de Morais - UEPE Rosana Ferreira Paz - UEZO Valter Campos - UEG Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

5 Histórico da Câmara de EAD da ABRUEM Reuniões realizadas em 2015: 18 de março 16 de abril 14 de maio 20 de julho 11 de agosto 24 de setembro Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

6 Análises dos cenários da EaD e diálogo com a Presidência da ABRUEM. Participação na discussão dos “marcos regulatórios e Diretrizes da EaD” (Reuniões com o CNE e Conselheiros). Documento ao Ministro com dados das IES Estaduais no Sistema UAB. Síntese dos trabalhos da Câmara: Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

7 Acompanhamento de membros da Câmara na construção do documento CNE sobre as “Diretrizes de Formação”. Reuniões na Capes: em pauta as IES da ABRUEM no Sistema e na Política Nacional, fomento e modelos de financiamento. Sala de Trabalho online: inclui os gestores da EaD das IES da ABRUEM. Sala online compartilhada com a DED/CAPES (ATUEB). Livro “Práticas de EaD”: 51 artigos – 26 IES participantes. Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Síntese dos trabalhos da Câmara:

8 Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Resultado alcançado: criação de um canal com o CNE: (Luiz Curi e Luiz Dourado)

9 Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Meta concluída com sucesso:

10 Criação de rede de cooperação em EaD na ABRUEM Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Meta em andamento:

11 O papel das IES da ABRUEM e as políticas de EaD Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

12 Número de IES da ABRUEM participantes do Sistema UAB Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

13 IES participantes do Sistema UAB Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

14 Acadêmicos ativos no SISUaB Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

15 Acadêmicos formados Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

16 Participação das IES na Formação de Professores Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

17 Potencializar discussões no sentido de favorecer políticas e estruturas integradas para a Eduçação na IES (Presencial e EaD). Analisar e socializar práticas de EaD desenvolvidas nas IES para servir de parâmetros e balizamento para o novo financiamento. Buscar soluções compartilhadas para a implementação da EaD nas IES de modo a fortalecer processos e fluxos eficientes em todos os âmbitos: tecnologia, pedagogia, recursos humanos e infraestrutura. Lutar por recursos específicos. Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Reflexões e ações:

18 Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Reflexões e ações: A educação tornou-se um processo onipresente de conservação e geração de valores, no sentido mais amplo. A EaD é uma grande oportunidade de inovação na educação.

19 A EaD e as metas do PNE (2014 – 2024) Lei 13.005/2014 Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

20 Evolução dos alunos matriculados no Ensino Superior a Distância (mil) Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Fonte: MEC/INEP 2011

21 PNE 2014-2024 define papel da EaD Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público.

22 PNE 2014-2024 define papel da EaD Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM ESTRATÉGIA 12. 2: Ampliar a oferta de vagas, por meio da expansão e interiorização da rede federal de educação superior, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e do sistema Universidade Aberta do Brasil considerando a densidade populacional, a oferta de vagas públicas em relação à população na idade de referência e observadas as características regionais das micro e mesorregiões definidas pela Fundação IBGE, uniformizando a expansão no território nacional.

23 PNE 2014-2024 define papel da EaD Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM ESTRATÉGIA 12.3: Elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais nas universidades públicas para 90% (noventa por cento), ofertar, no mínimo, um terço das vagas em cursos noturnos e elevar a relação de estudantes por professor (a) para 18 (dezoito), mediante estratégias de aproveitamento de créditos e inovações acadêmicas que valorizem a aquisição de competências de nível superior.

24 PNE 2014-2024 define papel da EaD Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM ESTRATÉGIA 12.4 : Fomentar a oferta de educação superior pública e gratuita prioritariamente para a formação de professores e professoras para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, bem como para atender ao défice de profissionais em áreas específicas.

25 PNE 2014-2024 define papel da EaD Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM ESTRATÉGIA 12.7: Assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.

26 PNE 2014-2024 define papel da EaD Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM ESTRATÉGIA 12.18: Estimular a expansão e reestruturação das instituições de educação superior estaduais e municipais cujo ensino seja gratuito, por meio de apoio técnico e financeiro do Governo Federal, mediante termo de adesão a programa de reestruturação, na forma de regulamento, que considere a sua contribuição para a ampliação de vagas, a capacidade fiscal e as necessidades dos sistemas de ensino dos entes mantenedores na oferta e qualidade da educação básica.

27 Revisão dos modelos de oferta e de financiamento. Institucionalização – inclusão dos 20% EaD em Cursos presenciais. Revisão das políticas de pessoal: Docência e tutoria: com toda a IES. Criação de Rede de Cooperação na ABRUEM em diferentes frentes e para distintos projetos (Cursos, Material, Formação...). Redes e parcerias externas para captação de recursos e compartilhamento de Know-how. Participação na discussão nas Políticas de EaD Nacional - inclusão das Universidades em planos estratégicos da Educação. Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Fatores decisivos e desafios:

28 Equilíbrio fiscal: relação equilibrada entre receita e despesa; O desenvolvimento das potencialidades: Investir em qualificação na gestão pública. Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM O que temos a considerar: ???

29 Obrigado!


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